Case de sucesso: Cetro Loja

Hoje em dia temos uma ampla gama de produtos e serviços de todos os tipos sendo oferecidos graças à internet, que facilitou o acesso a tudo com um simples clique. É sempre bom achar aquilo que desejamos, principalmente quando não é preciso nem sair de casa para encontrá-lo. Porém, quando procuramos por algo mais específico, é preciso um especialista no assunto para nos transmitir as informações corretas e garantir uma melhor experiência de compra. E foi a partir dessa necessidade de mercado que a Cetro Loja ganhou destaque: explorando seu nicho a fundo.

A loja vende soluções em embalagens. Entre seus principais produtos estão seladoras, datadoras, esteiras, flow packs, fechadoras de caixa, embaladoras a vácuo, enfardadoras, dosadoras, fitilhadeiras, túneis de encolhimento, embaladoras e arqueadoras.

As máquinas – domésticas ou industriais – são vendidas em 44 países, contam com assistência técnica e passam por rigoroso controle de qualidade para adequar-se às normas exigidas pelos órgãos CE e Korea Safety, que certificam que o produto está dentro das normas da Europa e da Coreia, respectivamente. Empresas dos mais diversos ramos – do setor alimentício até o de cosméticos, passando pelo de produtos químicos e lubrificantes – procuram mais informações sobre a marca e seus produtos nas duas lojas físicas e no e-commerce.

Oportunidades nos nichos específicos

blog_topicos_case_oportunidades

Para muitos, atuar num mercado de nicho é um obstáculo. Para a Cetro Loja, no entanto, é uma oportunidade para destacar-se frente à concorrência. Não à toa, o e-commerce se tornou um case de sucesso e ficou no top 10 de faturamento no mês de outubro entre as lojas virtuais que utilizam a plataforma da Loja Integrada.

Enquanto grandes varejistas do mercado vendem de tudo, o e-commerce ganha o holofote justamente por ter um foco e ser especialista no produto que vende. Os consumidores estão muito interessados em conhecer lojas de nicho que têm opções dentro daquele segmento e proporcionam um atendimento especializado.

Segundo dados do E-commerce News, o número de e-commerces que vendem menos de 100 produtos diferentes – ou seja, lojas bem mais enxutas e específicas – aumentou em 15%. Este fato representa o interesse que este segmento desperta.

As vantagens de um mercado de nicho no e-commerce

blog_topicos_case_vantagens

O fato da Cetro Loja atuar num mercado de nicho, ser um case de sucesso e ter tamanha representatividade de faturamento nos levou a listar 3 vantagens que o mercado de nicho proporciona e que podem (e devem) ser aproveitadas por aqueles que já estiverem atuando no ramo ou por aqueles que pretendem atuar. São eles:

  • Economia no investimento com plataforma – grandes players precisam de lojas robustas para receber grandes quantidades de visitantes e exibir grandes quantidades de produtos. A loja virtual de nicho pode trabalhar com planos mais enxutos e que ofereçam pacotes para uma quantidade menor de visitantes e de ofertas.
  • Economia na verba de marketing – A matemática é simples: quanto mais pessoas for necessário comunicar-se, mais dinheiro precisará ser investido. Se o e-commerce que atua em mercado de nicho precisa falar com uma quantidade menor de pessoas, logo, precisarão investir menos em publicidade. Além disso, ter um público mais focado é a chave para ações personalizadas e integradas com outros canais.
  • Economia com estoque – Se o foco é em apenas alguns produtos, não há necessidade de manter uma grande variedade em estoque. Dessa forma, os custos ficam reduzidos.

Como tornar seu e-commerce um case de sucesso: qual é o diferencial?

blog_topicos_case_sucesso

Além disso, há 7 boas práticas que podem garantir maior destaque no mercado em que se atua. Confira:

1. Adotar um posicionamento preciso

Um posicionamento bem traçado tem como base o conhecimento sobre o público-alvo, suas necessidades e como elas são atendidas pela concorrência. A definição de personas e o estabelecimento de metas claras são essenciais. Este tipo de estratégia garante que o trabalho de comunicação construa uma marca de referência para o segmento, oferecendo ao cliente uma proposta de valor inovadora.

2. Melhor percepção do público-alvo

É indiscutível a importância de trabalhar com a criação de personas para conhecer melhor o seu público e realizar ações de marketing mais efetivas. No entanto, enquanto e-commerces de mercados genéricos sofrem para criar várias versões de personas sem conseguir conhecer nenhuma em grande profundidade, os e-commerces de nicho têm um trabalho facilitado. Como a comunicação é feita para um perfil tão específico quanto o mercado em que se atua, o e-commerce tem um conhecimento mais profundo sobre o seu público e pode ser mais assertivo na abordagem e nas ações que realiza.

3. Clientes mais fiéis

Conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. A frase é de Philip Kotler, um dos gurus do marketing, e reflete a realidade em que vivemos. É muito melhor fidelizar os clientes que já compram de uma determinada loja. Os e-commerces de nicho possuem um conhecimento bem mais profundo sobre os seus clientes. Por isso, devem levar esta vantagem em consideração e usá-la para criar mais engajamento, um relacionamento mais próximo e a consequente fidelização.

4. Criação de uma boa reputação

A concorrência já é grande e só aumentará. Lojas de nicho têm que competir entre si, com grandes players e com o mercado internacional. A batalha não é fácil e é ilusão achar que somente o preço será colocado na balança pelo cliente na hora de tomar uma decisão. Credibilidade, confiança, segurança e comodidade são os itens que serão levados em conta.

5. Esteja perto do seu cliente

Utilize o fato do público ser específico a seu favor. Busque fóruns e comunidades onde eles falam sobre o tema em que a sua loja está inserida. Se não existirem, crie um. Isso aumentará a sua credibilidade e levará o relacionamento com o cliente a outro nível.

6. Seja referência

Sane dúvidas, apresente soluções, forneça conteúdo e seja a referência não só de produtos, mas também de conhecimento sobre aquele mercado.

7. Proporcione experiências

Surpreenda o seu cliente com experiências da marca e não só com produtos incríveis. Para isso, aproveite o conhecimento profundo que o mercado de nicho oferece sobre o cliente e pense o que mais poderia ser feito, além da venda, para fazê-lo dizer “UAU!”. Por exemplo, o cliente tem um problema? Resolver é o básico. Surpreendê-lo é criar diferencial e proporcionar experiência. Lembre-se: os clientes se relacionam com pessoas de perfis parecidos com os seus e contam aos seus semelhantes quando vivem uma boa experiência de compra. Use esse fato a seu favor.

A atuação em mercados de nicho é a escolha de muitos empreendedores que viram, assim como a Cetro Loja, as oportunidades que este mercado proporciona. Menos concorrência, somada a um conhecimento profundo sobre os clientes e ao foco em determinados produtos são as características mais marcantes desse mercado que tem tudo para crescer ainda mais entre lojas de e-commerce.

O seu negócio pode ser o próximo case de sucesso! Que tal saber mais sobre o mundo do e-commerce? Então continue acompanhando o blog da Loja Integrada!

Leia mais
Post_Vendas2 empreendedor

Artigo anterior

Quando a oportunidade bate a porta: conheça a história de sucesso de um empreendedor da Loja Integrada

Leia mais

Próximo artigo

Case de sucesso: Dois e-commerces inspiradores (e gratuitos) da Loja Integrada

Deixe seu comentário