Case de Sucesso: Dona Mocinha

Mudança repentina de cenário

A Dona Mocinha faz parte do segmento de calçados, um dos mais afetados com o avanço do COVID-19 no fim de março. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas e Artefatos de Calçados (Ablac), foi registrada uma perda de R$13,2 bilhões de vendas no setor só no começo desse ano, com as vendas caindo até 70% de 10 a 17 de março, sendo as monomarcas as mais afetadas. Diante desse cenário, com a quarentena se instaurando em diversas cidades do país, e todas as lojas se fechando, o online deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para todos os varejistas.

A marca nasceu como uma homenagem a Sebastiana Henrique, conhecida como “Dona Mocinha”, uma mulher empreendedora, pioneira na região Nordeste, que, por quatro décadas, se dedicou ao comércio varejista de calçados e foi uma desbravadora sem limites. Era a inspiração de Ana Clara, dona da loja, para superar os desafios atuais. A primeira coleção chegou ao mercado em setembro de 2018 e, em pouco menos de um ano, a Dona Mocinha ganhou o Brasil e começou a sua expansão nacional.

Para Ana Clara, a criação de uma loja virtual era o próximo passo natural a seguir com a marca, tanto que já estava em contato com a Simples. Inovação para o desenvolvimento de sua loja virtual há, pelo menos, 6 meses, estudando todas as possibilidades; mas, com o fechamento de suas 8 lojas físicas e as previsões para o setor, sentiu a urgência de agilizar esse processo.

Corrida contra o tempo

Diante desse cenário que afetou o varejo físico em diversos segmentos nos primeiros momentos da quarentena, para atender esse desafio tão grande, a Simples. Inovação lançou um produto exclusivo, que desafiava igualmente a sua equipe, para ajudar empresas a se manterem vivas: desenvolver e-commerces em 10 dias corridos em parceria com a Loja Integrada. Ana Clara viu nesse produto a solução para os seus problemas mais urgentes e contratou o serviço em março deste ano. 

Além do tempo apertado, a equipe da modeladora precisava atender algumas outras necessidades da loja para fortalecer a presença digital da marca: trazer um visual agradável que chamasse a atenção do seu público alvo principal, as classes A e B, e definir a melhor forma de manter as vendas remotas para as diferentes lojas físicas, levando a experiência de uma compra ao vivo para o online. A Loja  Integrada foi escolhida como a plataforma ideal para esse desafio pelas diversas possibilidades que proporciona para as lojas, pelos mecanismos simples para o desenvolvimento de um site e por ser de fácil utilização para o cliente também.

Para atender essas demandas, a modeladora desenvolveu um site clean, com detalhes em preto, branco e cinza, trazendo mais destaque aos sapatos e bolsas, e deixando as cores por conta das peças. Quanto a necessidade do atendimento às lojas físicas, o site foi pensado como um catálogo, a fim de auxiliar as vendedoras no contato com as clientes já existentes da loja, mostrando as peças à venda de forma fácil. Foi colocado, também, um botão de whatsapp para que, quem entrasse no site, conseguisse contactar as vendedoras, podendo finalizar a compra com elas ou pelo site. 

A parceria entre a Dona Mocinha e a Simples. deu tão certo que, além da Loja Integrada, fecharam um contrato com a modeladora para o desenvolvimento de uma loja mais robusta, com a plataforma VTEX, para atender a necessidade de expansão para o mercado internacional, que é um projeto a longo prazo da marca.

Você pode conferir as peças que trazem as tendências da moda internacional por um preço acessível aqui na loja donamocinhaoficial.com.br.

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