Case de Sucesso: Lubi

A Marca que escolhe ser contracorrente e continuar espalhando amor 

Há 5 anos, surgia a Lubi, uma papelaria 100% brasileira, artesanal, e o principal diferencial, desenvolvida com amor. Desde seu surgimento, a empresa, inicialmente familiar, carrega um sonho compartilhado entre uma filha talentosa e um pai zeloso, que confiou e embarcou no sonho com ela. E não é que deu certo? O negócio ia bem, a marca estava crescendo, o público se consolidando e as parcerias cada vez melhores. Mas, infelizmente, a papelaria se deparou com uma pandemia mundial. Justamente, no período com a maior concentração de vendas, o primeiro semestre do ano, o avanço do vírus da Covid-19 se intensificou e o Governo decretou o fechamento de lojas e a paralisação de eventos por tempo indeterminado, as maiores formas de escoar mercadoria utilizadas pela marca até o momento. Superação e inovação sempre fizeram parte da Lubi, entretanto, foi preciso mais do que isso para pai e filha conseguirem manter esse sonho de pé. 

O início de um sonho 

A história da Lubi começa em 2015, época em que as papelarias sofreram um duro impacto com a migração de produtos de papel para a tela de computadores, celulares e tablets. Nesse momento, Luiza Bione, designer gráfica e que já trabalhava no ramo da papelaria, se viu em uma situação delicada e ficou desempregada. Entretanto, apesar da notável queda nas vendas do mercado, Luiza sabia que as suas ilustrações agradavam o público e, investir nesse talento, poderia ser uma boa saída. Nesse momento, um novo sonho surgiu.

O sonho começou a tomar forma, montaram uma pequena produção, familiar mesmo, com auxílio do pai, esposo, amigos e todos que tinham amor para compartilhar com a marca. As vendas começaram em feiras pelo Rio de Janeiro e, com o tempo, o público foi crescendo e a empresária viu a necessidade de migrar para o mercado online. Foi quando contratou uma agência para auxiliá-la nesse processo. Entretanto, “prometeram mundos e fundos e não entregaram nada, perda de tempo e dinheiro”, Luiza relatou. 

Desiludida não somente com o mercado online, mas, principalmente, com agências, a empresa continuou sua trajetória. O foco, que já não era ecommerce, passou a ser em eventos e atacado. Um ponto forte da marca começou a ser uma comunicação dinâmica, estabelecida com o público através do Whatsapp. A proximidade criada dessa interação garantia clientes fiéis e fãs de carteirinha para a empresa. Atrelado a isso, a negociação de vendas em grandes

quantidades para revendedores, passou a garantir, cada vez mais, que a Lubi conseguisse entregar seus produtos para mais pessoas e espalhar ainda mais amor. 

Coragem para crescer 

O ano de 2020 se iniciou, e com ele, boas notícias para a jovem empresa. Ela cresceu, e agora, precisa – e tem – investidores. Com a entrada de mais capital e, também, mais pessoas, se tornou necessário um investimento maior. A Lubi, que sempre foi uma empresa familiar e pequena, o que garantia o amor em cada detalhe e produtos 100% artesanais, precisava crescer e tinha um desafio: não perder as suas principais caraterísticas. Nesse momento, a marca decidiu que precisava se reestruturar e, mais do que isso, precisava ter coragem para voltar a investir em um mercado que já havia dado prejuízo anteriormente, o mercado online. 

A escolha de uma empresa que pudesse desenvolver o site foi um momento decisivo para a marca. Devido a experiências anteriores, a papelaria ainda se encontrava reativa em relação ao mercado. Entretanto, a necessidade de crescimento atrelado à coragem e vontade

de crescer, deram o impulso necessário para conseguirem estabelecer novas conexões. E foi assim, a partir de pesquisas, conversas e portfólios, que a Lubi chegou até a Simples., uma modeladora de negócios, capaz de não somente desenvolver o site da empresa, mas, principalmente, o parceiro ideal para a marca, uma empresa com escopo de trabalho amplo, capaz de garantir que a identidade da marca fosse mantida

A papelaria possui uma característica muito única, pois é 100% desenvolvida pela Luiza Bione, designer gráfica e proprietária da marca. O estilo da ilustradora faz parte da essência, não só dos produtos, mas, principalmente, da empresa. Desenvolver um site que se parecesse com ela, mesmo sem ter sido feito por ela, foi o principal desafio. Nesse momento, a equipe, em conjunto com a Luiza, decidiram optar por um trabalho integrado. A designer, que não possuía conhecimento aprofundado em Web Design, mais uma vez topou o desafio e aceitou produzir os banners para o seu próprio site. A partir desse momento, o projeto começou a ser produzido em conjunto, a equipe auxiliando Luiza em relação ao melhor para a experiência do usuário e ela, por sua vez, ensinando a equipe a colocar mais amor em cada detalhe do site, desde as cores escolhidas, até os ícones de cada categoria. 

Após muita dedicação, amor e empenho, no dia 9 de Outubro de 2020, a loja foi ar. Resultado de uma parceria de sucesso, a Lubi, juntamente com a Simples., desenvolveram, executaram e lançaram um site com o layout completamente personalizado e exclusivo para a marca, garantindo não só a identidade da empresa mas, também, que, em cada detalhe tivesse o carinho transmitido. Somente com o parceiro ideal é possível traçar estratégias adequadas para o seu negócio e alcançar seus objetivos. O próximo desafio da Lubi será a entrada em um marketplace, alguém tem dúvida de que será um sucesso? 

Agora você pode ter todo o carinho da Lubi na sua casa! www.lubi.com.br Aproveite!

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