Blog da Loja Integrada

Case de Sucesso: Uso de sistemas de recomendação – ShopB e SmartHint

Processos, entrega, marketing, vendas, expansão. Quando você trabalha no comando de um negócio seus esforços são voltados aos resultados e sempre há muita coisa para fazer. Pensando nisso, muitas empresas estão desenvolvendo soluções ou aplicativos que resolvem coisas que levavam tempo e muitas vezes são um problema, com o objetivo de trazer simplicidade.

Um dos problemas para os empreendedores que tem loja física ou virtual sempre são as vitrines. Afinal, as vitrines são nada mais do que a parte mais estratégica do ponto de venda, é ali que o consumidor bate o olho e decide se vai entrar na loja e conferir mais dos seus produtos. Por isso em muitas lojas tem uma pessoa específica para cuidar disso.

Agora imagine que um cliente está procurando uma bolsa de couro preta, provavelmente você não vá se interessar por uma vitrine que tenha um enxoval de bebê, porque naquele momento não é um produto do seu interesse. O desejo dos clientes é o que vai incentivar o consumo mas vai ser como a sua loja se mostra que vai fazer com que ele entre ou não na sua jornada de compra.

A tecnologia faz com que o mundo virtual e físico sejam cada vez menores, a realidade virtual em contrapartida é cada vez menor. Esse diminuição da barreira também faz com que as pessoas se sintam cada mais confiantes para comprar online. A ABCOMM (Associação do Comércio Eletrônico) acredita que pode haver um aumento de  16% nas vendas nesse segmento.

Trazendo isso para o mundo virtual

Uma das tecnologias oferecidas são sistemas de recomendação que entendem o perfil do consumidor baseado no histórico de navegação e que oferecem aos consumidores os melhores produtos de acordo com cada pessoa. Como se fosse um visual merchandising, um vendedor, mas online e de forma automática.

Uma das referências em e-commerce a ShopB, grupo de lojas virtuais focada em Games com mais de 10 anos de mercado e 3 lojas virtuais e prontos para lançar mais 1, já de sucesso começaram a procurar uma solução que resolvesse a questão das vitrines.

Segundo o CEO do grupo, Gabriel Bollico, um desses problemas parecia algo que não se encaixasse mais no seu dia a dia, então estava em busca de algo inovador e que poupasse o tempo na hora de deixar o site mais atrativo, ao invés de ficar se preocupando em fazer coisas manualmente, conta como encontrou uma ferramenta melhorou o engajamento da loja com o público.

Ele já conhecia o Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint que tem muitos anos de mercado também e sabia que dali vinha uma uma coisa boa, aceitou a proposta de fazer um teste pois tinha todo um know-how de mercado por trás da solução.

 “A automação de variações dos produto na home, a ferramenta cuida disso pra mim e foco minhas energias em outras coisas. Todo e qualquer trabalho manual/mecânico que um empreendedor faz tem que ser revisto, ele precisa demandar tempo para o que interessa de verdade! Se existe uma ferramenta que faz pra você o que você vem fazendo de forma manual, você está perdendo tempo e dinheiro.”

Essa automação de vitrines é a mesma que grandes marcas como a Amazon, Facebook, Netflix utilizam para melhorar a experiência do cliente e consequentemente suas vendas.  Se você quer fazer como a ShopB e entregar o melhor produto para o seu cliente, clique aqui e saiba mais.

Leia mais

Artigo anterior

Como verificar o número de carrinhos abandonados em sua loja

Leia mais

Próximo artigo

7 Dicas para escolher um Domínio Vencedor para o seu e-commerce

Deixe seu comentário