Certificado digital para e-commerce: o que é, para que serve e como instalar em sua loja virtual

Share on Facebook1Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn5
Tempo de Leitura: 2 minutos

Criado pela Netscape – empresa americana de serviços de computadores –, o certificado digital SSL é um protocolo de segurança com padrão internacional que cria um ambiente seguro para que o usuário e o servidor do site que está sendo utilizado troquem informações sigilosas.

Isso é feito por meio de mensagens criptografadas, ou seja, transformadas em código, de modo que apenas destinatário e remetente da mensagem possam decifrá-la.

Como funciona o certificado digital para e-commerce

blog_topicos_certificado-digital1

Quando um internauta acessa um site que possui o protocolo SSL – cuja URL começa com https://, sendo o “s” de secure –, o navegador que ele está utilizando solicita ao servidor daquele site um certificado digital da Autoridade Certificadora. Se o certificado não for encontrado, o navegador notificará o usuário e ele poderá abandonar a sessão ou continuar assumindo o risco por conta própria.

Se o certificado for encontrado, uma chave será enviada para que as mensagens trocadas sejam criptografadas. Funciona assim: o internauta enviará uma mensagem para o servidor do e-commerce. No momento do envio, essa mensagem será criptografada. Ela viajará pelo espaço virtual em forma de código. Quando o servidor receber a mensagem, ela será decifrada e autenticada.

Qual a importância do certificado digital?

O certificado digital SSL tem especial importância para o e-commerce pois, neste tipo de site, ocorre muita troca de informações sigilosas. Por exemplo, dados bancários, endereço e número de documentos do cliente.

Nesse sentido, é fundamental que a loja virtual possua o protocolo para garantir aos seus visitantes que o seu site é um ambiente seguro para a inserção de seus dados e efetivação da compra. Além disso, o SSL autentifica para o e-commerce as informações que estão chegando. Dessa forma, o site fica protegido de informações falsas ou fraudulentas.

Como ter um certificado em sua Loja Integrada?

blog_topicos_certificado-digital2

Quem utiliza a plataforma da Loja Integrada já possui domínio próprio não precisa fazer ou pagar nada para ter o certificado digital SSL instalado em seu e-commerce. Todas as lojas, independente do plano, já possuem o certificado gratuito Let’s Encrypt. Essa novidade foi anunciada em fevereiro.

Segurança para sua loja virtual e para seu cliente

Ter um certificado digital SSL no e-commerce é imprescindível para oferecer segurança para o seu cliente e a confiança necessário, fazendo com que ele se sinta protegido para comprar, indicar a loja para conhecidos e retornar para adquirir novos produtos.

O e-commerce que utiliza a plataforma da Loja Integrada pode adquirir o seu certificado digital de forma muito mais prática e sem se preocupar com as questões técnicas envolvidas. Saiba mais sobre os planos da Loja Integrada!

Share on Facebook1Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn5
  • Isso é feito por meio de mensagens criptografadas, ou seja, transformadas em código, de modo que apenas destinatário e remetente da mensagem possam decifrá-la.