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Tudo o que você precisa saber sobre Certificado Digital

O Certificado Digital nada mais é do que uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas. Com a autenticação digital é possível fazer transações fiscais com mais facilidade e praticidade, possibilitando assinar documentos de qualquer lugar.  A tecnologia utiliza chaves criptográficas, através de um arquivo digital ou token, para gerar essa identidade exclusiva. 

A assinatura digital ajuda a economizar recursos e é sustentável, isso porque não é necessário reconhecer firma em cartório, deslocar-se para enviar documentos ou mesmo imprimir papéis, além de economizar o tempo dos funcionários;

Durante o período de isolamento social, o Certificado Digital foi muito útil para evitar deslocamentos e cada vez mais é uma opção para quem precisa assinar documentações virtualmente com validade jurídica e fiscal. A assinatura feita através de um Certificado Digital tem validade jurídica, e é bastante utilizada no e-commerce, visando desburocratizar alguns processos e agilizar a documentação do negócio. 

Tipos de Certificado Digital

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O Certificado Digital só pode ser emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).É o órgão que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão e das empresas.

É essa estrutura que vai nos dizer quem são as Autoridades Certificadoras que podem fazer a emissão do certificado digital. Isso garante a autenticidade do seu Certificado Digital. 

Os principais tipos de Certificados Digitais são: 

e-CPF: Utilizado por pessoas físicas, para entregar declarações de renda, fazer contratos de câmbio e comprovar contratos bancários. 

e-CNPJ: ideal para empresas e instituições, porque é a versão online do CNPJ. Possibilita fazer assinaturas digitais, transmitir dados de operações de uma pessoa jurídica e entregar declarações. 

NF-e: adequado para as pessoas que possuem funcionários, para que eles possam fazer a emissão de notas sem a preocupação de utilizarem o Certificado Digital para tarefas ilegais ou sem autorização.

Os certificados A1 e A3 são dois modelos do Certificado Digital. As duas variações atendem as funcionalidades da certificação, o que muda é o local de armazenamento dos dados. A função dos modelos é a mesma, cabe aos usuários decidirem qual melhor atende às suas necessidades a partir das características de cada modelo.

Certificado A1

Armazenado diretamente no computador e funciona por meio de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), já a privada fica no computador protegida por um login. Ele possui validade de um ano. 

Certificado A3

Conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, que pode ser um cartão ou um token. Com ele é possível utilizar o certificado em qualquer computador e em diversas tarefas tributárias que exigem a assinatura da empresa. 

Esse modelo possui validade de um a cinco anos, dependendo do local de armazenamento.

Como começar a utilizar o Certificado Digital?

Para começar é preciso escolher uma uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil). Depois é necessário comparecer em uma das agências da Autoridade Certificadora com toda a documentação necessária para emissão do documento eletrônico. 

Devido a pandemia passaram a ser necessárias mais atividades à distância e para o bom funcionamento dos negócios e manter as rotinas dos empresários em ordem, foi publicada em 24 de abril, a Resolução nº170 que visa a permissão da emissão do Certificado Digital ICP-Brasil com uso de videoconferência. Porém, só vale para o primeiro Certificado Digital, de Pessoa Física e Jurídica, restrito a validade de 12 meses, podendo ele ser um A1, no computador, ou A3, no cartão, token ou na nuvem.

Para realizar a videoconferência e obter o seu Certificado Digital é simples:

  1. Efetue a compra da sua certificação e aguarde a confirmação do pagamento;
  2. Realiza o agendamento do atendimento escolhendo o dia e horário que deseja;
  3. Envia previamente os documentos exigidos;
  4. Acessa o link para o atendimento no dia e horário escolhido anteriormente.

Mesmo no momento atual, empresas precisam ter o Certificado Digital em mãos para manter o andamento do seus serviços. A partir dessa necessidade, a solução da foi disponibilizada tornando possível a compra e renovação do Certificado à distância.

Integração 

É importante ter um sistema de gestão que facilite a operação do seu negócio, e o Bling! oferece o Certificado Digital em parceria com a Certisign, para simplificar e agilizar as tarefas da sua empresa. Com ele, é possível emitir os principais modelos de notas fiscais eletrônicas com todos os impostos calculados e transmissão XML, usando tanto o certificado digital A1 quanto o modelo A3 no seu negócio.