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Chatbots na Black Friday: 5 formas de otimizar seu negócio

Os chatbots são robôs que ajudam a realizar o trabalho de atendimento nos chats. Essa tecnologia envolve inteligência artificial e pode resolver um grande problema dos lojistas: atender um volume maior de clientes durante períodos sazonais, como a Black Friday. Quer conhecer mais sobre essa ferramenta? Saiba tudo sobre como usar os chatbots na Black Friday, uma das maiores datas para o comércio eletrônico brasileiro!

Por que usar chatbots na Black Friday?

A verdade é que os chatbots são de grande ajuda em qualquer período do ano. No entanto, na Black Friday, a expectativa é um aumento no volume de vendas e, consequentemente, no número de atendimentos.

O uso dos chatbots neste cenário é interessante, pois permite que a loja interaja com uma quantidade maior de clientes, 24 horas por dia e sem precisar contratar mais funcionários.

5 formas de usar chatbots na Black Friday

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Confira abaixo dicas e ideias de como aplicar os chatbots no seu negócio durante a Black Friday.

1. Humanize o robô

Parece contraditório? Pode até ser, mas faz sentido. Dê um nome para o robô, coloque uma imagem de avatar para representá-lo e configure-o para ter um tipo de linguagem que combina com o público e com a marca. Dessa forma, por mais que os consumidores saibam que se trata de um robô, criarão maior afinidade e simpatia por ele, o que pode fazer toda a diferença no atendimento.

2. Converse com o consumidor

Ao configurar as respostas do robô, imagine um modelo de conversa entre humanos. Ou seja, em vez de respostas secas, insira:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • GIFs;
  • Emojis;
  • Expressões e gírias que o seu público utiliza.

Tudo isso vai ajudar a sua loja a construir um diálogo de conversa mais natural com o consumidor.

3. Seja proativo

Não espere, necessariamente, o cliente entrar em contato com a loja. Ao observar que o cliente está na página de um determinado produto ou de uma categoria, já aproveite para:

  • Perguntar se ele está buscando um modelo específico;
  • Enfatizar o preço com desconto de um produto ou;
  • Indicar que aquele produto está disponível também em outras cores ou tamanhos.

4. Usabilidade para uma conversa fluida

O maior desafio do chatbot é interagir com um humano de forma fluida. Esse é o maior cuidado que a empresa deve tomar ao fazer as configurações do robô. Os chatbots fazem parte da experiência do usuário. Se a conversa trava e o robô não traz as respostas de que o consumidor precisa, o chatbot pode atrapalhar, mais do que ajudar. 

Por isso, garanta que seu chatbot esteja bem configurado, munido de informações corretas e que possa aprender e ser atualizado continuamente conforme é usado. Além disso, não deixe de oferecer também, é claro, o atendimento ao cliente com humanos!

5. Robôs para trazer conteúdo

O maior uso dos chatbots é para sanar dúvidas dos clientes, mas você pode ir um pouco mais além e usá-los também para trazer informações sobre o uso do produto. Por exemplo, se o cliente está buscando um tênis de corrida, o robô pode fazer perguntas como:

  • com que frequência o consumidor corre;
  • se é na rua, na montanha ou na esteira;
  • o número que calça;
  • até quanto quer gastar;
  • se há alguma cor de preferência.

E, então, sugerir os produtos que mais se adequam a esta demanda. Observe que o resultado poderia até ser o mesmo que uma busca do cliente usando os filtros da loja, mas o fato de o robô ter ajudado a buscar estas informações traz uma sensação de acolhimento. Ou seja, o consumidor não precisou usar os filtros. Ele disse o que precisava e “alguém” foi atrás dos modelos para ele — como se fosse uma compra em loja física sendo atendido por um vendedor.

Conheça o Cogibot

Gostou de saber mais sobre chatbots? Que tal instalar essa ferramenta no seu site, fazer alguns testes e usá-la durante a Black Friday? Na hora de escolher o seu fornecedor para chabot, nossa sugestão é que você conheça o Cogibot da Cogitant. Com planos a partir de R$ 29, a plataforma é parceira da Loja Integrada, o que permite que a instalação seja rápida e fácil. Além disso, não há custo de setup e, mesmo que você não tenha conhecimentos técnicos, poderá fazer a instalação tranquilamente. Conheça agora mesmo o Cogibot!