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Cobrança de boletos na Black Friday: fique de olho!

A lógica é bastante simples: a Black Friday é uma das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro, já que há um grande aumento no volume de vendas. No entanto, o que parece um sonho para qualquer lojista deve ser visto com cautela. Isto porque vender mais traz algumas consequências para a loja. Uma delas é um aumento no número de boletos gerados, e é preciso gerenciar a cobrança de boletos com assertividade para evitar frustrações e prejuízos. Confira tudo sobre o tema no texto de hoje da Série Black Friday!

Por que oferecer o boleto como forma de pagamento?

Alguns motivos pelos quais é interessante oferecer o boleto como meio de pagamento são:

1. Compras à vista

Com o boleto, as compras geralmente não podem ser parceladas. Isso significa receber o dinheiro dessas vendas de forma integral e rápida.

2. Melhor fluxo de caixa

Com o dinheiro na conta mais rapidamente, o fluxo de caixa é mais fluido e é possível usar os valores para pagar despesas imediatas ou fazer investimentos.

3. Menores taxas

As taxas cobradas pela emissão de boletos costumam ser menores que as taxas de cartão de crédito.

4. Mais opções para o cliente

O cliente escolhe qual é a melhor forma de pagar o boleto. Pode ser em dinheiro, no cartão de crédito ou no débito em conta.

5. Acolhe os desbancarizados

Esta é uma parcela da população que consome, mas não tem conta em uma instituição bancária nem cartão de crédito para efetuar as suas compras. Como o boleto pode ser pago em dinheiro, é uma ótima opção para vendar para estas pessoas.

6. Atende os desconfiados

Há alguns consumidores que ainda são bastante resistentes com o pagamento online. Apesar dos avanços que tivemos nos últimos anos na parte de segurança de pagamento, eles seguem sendo desconfiados e inseguros com o fato de colocar seus dados bancários no ambiente virtual. O boleto pode ser uma opção interessante para atingir estas pessoas, pois o consumidor não precisa fornecer seus dados financeiros para efetuar a compra.

Quais os principais cuidados a serem tomados?

Os cuidados abaixo devem tomados pelos lojistas ao oferecer esta modalidade de pagamento sempre, mas, devido ao movimento da Black Friday, eles devem ser reforçados na data:

1. Tempo de processamento

Este tipo de pagamento leva cerca de 3 dias úteis para ser reconhecido e processado pela instituição bancária. A consequência deste fato é um tempo maior de entrega, pois a loja só pode liberar o produto quando identificar o pagamento.

A solução é ficar de olho e acompanhar a cobrança com atenção. Além disso, é importante comunicar e deixar claro para o cliente sobre este tempo “extra” que poderá afetar o prazo de entrega.

2. Clientes que geram boletos e não os pagam

Infelizmente, isso acontece com uma certa frequência. Segundo dados da MundiPagg publicados no E-commerce Brasil, em 2017, mais de 50% dos boletos emitidos na Black Friday não haviam sido pagos depois de 10 dias da data. Alguns clientes fazem uma compra por impulso e desistem de concluí-la após pensarem melhor, outros escolhem o boleto para ter mais tempo para se decidir e outros simplesmente esquecem de pagar.

O problema é que a loja reserva o produto para o cliente. Se, ao final do processo, ele de fato não efetuar o pagamento, como o produto estava reservado em estoque para o cliente, a loja perde a oportunidade de vender para outra pessoa.

A solução é acompanhar de perto e realizar a cobrança de boletos de forma eficiente.

Conheça a Enviou

Fazer a cobrança de boletos da sua loja, especialmente num momento de maior volume de vendas, pode ser bastante trabalhoso. Por isso, nossa sugestão é contar com a parceria da Enviou. Um dos módulos da plataforma é justamente o de cobrança de boletos.

Por meio dele, a plataforma envia automaticamente e-mails e SMS para lembrar o seu cliente de que ele tem um boleto ainda pendente. Além disso, relatórios são gerados em tempo real para você monitorar quantos boletos estão sendo pagos.

Tudo isso, com uma integração fácil e rápida com o seu site, já que a Enviou é parceira da Loja IntegradaGostou? Conheça a Enviou.

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