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Como alavancar as vendas do e-commerce com o Instagram

Muitos lojistas ainda não conhecem o Instagram e/ou se perguntam se é possível alavancar as vendas do e-commerce com essa mídia tão popular. Trata-se de uma rede social lançada em 2010 e comprada pelo Facebook em abril de 2012 com o foco em fotografias e, mais recentemente, em vídeos curtos de até um minuto.

Além dos famosos filtros que podem ser aplicados nas fotos e vídeos, no ano passado, foi lançada a funcionalidade stories. Bem parecido com o Snapchat – outra rede social –, o novo recurso permite que os usuários fotografem ou gravem vídeos de até 20 segundos sobre o seu cotidiano, que ficam no ar por um dia. Tudo isso com a possibilidade de inserir emojis, escrever ou desenhar sobre a imagem. Além disso, a cada data comemorativa, novos desenhos são lançados para serem aplicados nas imagens.

10 dicas para alavancar as vendas do e-commerce com o Instagram

Com mais de 400 milhões de usuários ao redor do globo e mais de 40 bilhões de fotos compartilhadas, muitos lojistas viram a oportunidade de promover a sua marca no Instagram. Confira algumas dicas que separamos para você aproveitar esta oportunidade e alavancar as vendas do seu e-commerce com o Instagram.

1 – Sim, as imagens!

As imagens são extremamente importantes para qualquer loja virtual. Por isso, capriche na produção das fotos e use os filtros para torná-las ainda mais bonitas, chamando a atenção de seus clientes e usufruindo do alcance que o Instagram proporciona.

2 – Aproveite os memes

Há muitos memes na Internet: imagens, vídeos, hashtags, palavras ou frases que representam de forma bem humorada conceitos de comportamentos ou situações que viralizam, ou seja, espalham-se rapidamente no mundo virtual. No Instagram, há perfis especializados nisso. Quando notar que um meme está sendo muito comentado, entre na onda e faça uma versão dele para o seu negócio.

3 – O que postar?

Você não precisa ficar limitado a imagens de produtos e memes. Poste assuntos relacionados à indústria em que você atua, dicas, repost de fotos dos seus seguidores usando o seu produto (mediante autorização dos mesmos) etc. É interessante ter conteúdo exclusivo, e não fazer da rede social uma réplica do que é encontrado em outros canais, como o Facebook.

4 – #hashtag

As hashtags funcionam como etiquetas para identificar o assunto de um post. Quando uma pessoa quer saber mais sobre determinado assunto em uma rede social, procura pela hashtag e tem acesso a todas as postagens relacionadas ao tema. Sobre hashtags, aqui vão algumas sugestões:

  • Use hashtags gerais sobre a imagem postada (por exemplo, #verão #cachorro #mamãe);
  • Use a criatividade e poste hashtags engraçadas e que estão em alta;
  • Cuidado para não exagerar na quantidade de hashtags. O excesso delas não atrai os usuários;
  • Crie uma hashtag exclusiva para a sua loja e incentive o seu uso por meio de promoções. Por exemplo, quando enviar o produto, peça para o cliente postar uma foto utilizando-o ou lance uma campanha em que os seguidores que postarem uma foto com o produto, usando a hashtag escolhida, ganham um desconto ou concorrem a um prêmio.

5 – Faça concursos de fotos

Seja com prêmios, por votação ou outro formato, o concurso de fotos é uma estratégia interessante de engajar clientes e promover-se para clientes novos.

6 – E as stories?

alavancar as vendas do e-commerce com o Instagram

Uma boa ideia é usar as stories para contar o dia a dia da loja. Por exemplo, mostrar os bastidores, a equipe, os produtos sendo embalados, a produção etc.

7 – Links para alavancar vendas do e-commerce com Instagram

Após captar a atenção dos internautas com as imagens, a legenda e as hashtags, é hora de levá-lo para o e-commerce. Inclua links diretos para os produtos nas postagens que falam sobre eles. Na descrição do seu perfil, coloque a URL do e-commerce para que os interessados possam entrar na sua loja virtual.

8 – Publicidade paga. Vale a pena?

alavancar as vendas do e-commerce com o Instagram

Como outras redes sociais, o Instagram também oferece a possibilidade de publicidade paga. A alta capacidade de segmentação da rede torna a sua plataforma bastante atraente. Avalie seu investimento, faça alguns testes e não se esqueça de integrar a publicidade no Instagram a outros esforços de comunicação, a fim de criar uma estratégia focada em conversão e construção de relacionamento.

9 – Interaja

Mencione as celebridades da sua indústria, os seus clientes, curta suas fotos, comente, acompanhe os comentários das suas imagens e as mensagens privadas e faça perguntas nas legendas para interagir com o seu público.

10 – Monitore e meça

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Como qualquer outra ação de marketing, é importante monitorar e medir o seu Instagram. Os pontos para observar são:

  • Hashtags – Por meio delas, você saberá quem e quando estão falando sobre a sua marca. Aproveite para interagir com essas pessoas;
  • Analytics – há ferramentas no mercado especializadas no Instagram;
  • Quantidade de seguidores, de curtidas e de comentários.

 

É possível alavancar as vendas do e-commerce com o Instagram. Mas saiba que, além dele, outras redes sociais também podem trabalhar para gerar engajamento e divulgação para a sua marca. Confira outras mídias no texto Divulgando as novidades da sua loja virtual nas redes sociais.

 

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