Muitos lojistas ainda não conhecem o Instagram e/ou se perguntam se é possível alavancar as vendas do e-commerce com essa mídia tão popular. Trata-se de uma rede social lançada em 2010 e comprada pelo Facebook em abril de 2012 com o foco em fotografias e, mais recentemente, em vídeos curtos de até um minuto.

Além dos famosos filtros que podem ser aplicados nas fotos e vídeos, no ano passado, foi lançada a funcionalidade stories. Bem parecido com o Snapchat – outra rede social –, o novo recurso permite que os usuários fotografem ou gravem vídeos de até 20 segundos sobre o seu cotidiano, que ficam no ar por um dia. Tudo isso com a possibilidade de inserir emojis, escrever ou desenhar sobre a imagem. Além disso, a cada data comemorativa, novos desenhos são lançados para serem aplicados nas imagens.

10 dicas para alavancar as vendas do e-commerce com o Instagram

Com mais de 400 milhões de usuários ao redor do globo e mais de 40 bilhões de fotos compartilhadas, muitos lojistas viram a oportunidade de promover a sua marca no Instagram. Confira algumas dicas que separamos para você aproveitar esta oportunidade e alavancar as vendas do seu e-commerce com o Instagram.

1 – Sim, as imagens!

As imagens são extremamente importantes para qualquer loja virtual. Por isso, capriche na produção das fotos e use os filtros para torná-las ainda mais bonitas, chamando a atenção de seus clientes e usufruindo do alcance que o Instagram proporciona.

2 – Aproveite os memes

Há muitos memes na Internet: imagens, vídeos, hashtags, palavras ou frases que representam de forma bem humorada conceitos de comportamentos ou situações que viralizam, ou seja, espalham-se rapidamente no mundo virtual. No Instagram, há perfis especializados nisso. Quando notar que um meme está sendo muito comentado, entre na onda e faça uma versão dele para o seu negócio.

3 – O que postar?

Você não precisa ficar limitado a imagens de produtos e memes. Poste assuntos relacionados à indústria em que você atua, dicas, repost de fotos dos seus seguidores usando o seu produto (mediante autorização dos mesmos) etc. É interessante ter conteúdo exclusivo, e não fazer da rede social uma réplica do que é encontrado em outros canais, como o Facebook.

4 – #hashtag

As hashtags funcionam como etiquetas para identificar o assunto de um post. Quando uma pessoa quer saber mais sobre determinado assunto em uma rede social, procura pela hashtag e tem acesso a todas as postagens relacionadas ao tema. Sobre hashtags, aqui vão algumas sugestões:

  • Use hashtags gerais sobre a imagem postada (por exemplo, #verão #cachorro #mamãe);
  • Use a criatividade e poste hashtags engraçadas e que estão em alta;
  • Cuidado para não exagerar na quantidade de hashtags. O excesso delas não atrai os usuários;
  • Crie uma hashtag exclusiva para a sua loja e incentive o seu uso por meio de promoções. Por exemplo, quando enviar o produto, peça para o cliente postar uma foto utilizando-o ou lance uma campanha em que os seguidores que postarem uma foto com o produto, usando a hashtag escolhida, ganham um desconto ou concorrem a um prêmio.

5 – Faça concursos de fotos

Seja com prêmios, por votação ou outro formato, o concurso de fotos é uma estratégia interessante de engajar clientes e promover-se para clientes novos.

6 – E as stories?

alavancar as vendas do e-commerce com o Instagram

Uma boa ideia é usar as stories para contar o dia a dia da loja. Por exemplo, mostrar os bastidores, a equipe, os produtos sendo embalados, a produção etc.

7 – Links para alavancar vendas do e-commerce com Instagram

Após captar a atenção dos internautas com as imagens, a legenda e as hashtags, é hora de levá-lo para o e-commerce. Inclua links diretos para os produtos nas postagens que falam sobre eles. Na descrição do seu perfil, coloque a URL do e-commerce para que os interessados possam entrar na sua loja virtual.

8 – Publicidade paga. Vale a pena?

alavancar as vendas do e-commerce com o Instagram

Como outras redes sociais, o Instagram também oferece a possibilidade de publicidade paga. A alta capacidade de segmentação da rede torna a sua plataforma bastante atraente. Avalie seu investimento, faça alguns testes e não se esqueça de integrar a publicidade no Instagram a outros esforços de comunicação, a fim de criar uma estratégia focada em conversão e construção de relacionamento.

9 – Interaja

Mencione as celebridades da sua indústria, os seus clientes, curta suas fotos, comente, acompanhe os comentários das suas imagens e as mensagens privadas e faça perguntas nas legendas para interagir com o seu público.

10 – Monitore e meça

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Como qualquer outra ação de marketing, é importante monitorar e medir o seu Instagram. Os pontos para observar são:

  • Hashtags – Por meio delas, você saberá quem e quando estão falando sobre a sua marca. Aproveite para interagir com essas pessoas;
  • Analytics – há ferramentas no mercado especializadas no Instagram;
  • Quantidade de seguidores, de curtidas e de comentários.

 

É possível alavancar as vendas do e-commerce com o Instagram. Mas saiba que, além dele, outras redes sociais também podem trabalhar para gerar engajamento e divulgação para a sua marca. Confira outras mídias no texto Divulgando as novidades da sua loja virtual nas redes sociais.

 


Apaixonado por desafios, comecei minha trajetória na operação de uma loja física. Depois de 4 anos, cheguei ao ecommerce para atuar como Customer Care e, aos poucos, caminhei para a Comunicação. Hoje, são muitos anos de experiência e conhecimento de produto e marketing.

2 Comments

  • Jonata Klabunde, 24 de janeiro de 2017 @ 3:45 pm Reply

    Esse artigo esta muito bom, parabéns

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