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Como alavancar sua loja de Perfumaria e Cosméticos

A forma como os consumidores tem se comportado mudou bastante. Em 2019, as vendas de comércio eletrônico representaram 14% de todas as vendas no varejo em todo o mundo, crescendo 16% no Brasil em relação ao ano anterior. Esse crescimento está cada vez mais evidente.

Analisando melhor este crescimento no país, o segmento de perfumaria e cosméticos é um dos mais promissores, chegando a um crescimento de 30% de faturamento, de 2018 para 2019, segundo o Ebit.

Na Loja Integrada, este segmento ficou em primeiro lugar no ranking de lojas criadas em maio de 2020.

Existem alguns hacks que podem te ajudar a ter uma loja virtual mais atrativa e com uma conversão de vendas ainda maior. Separamos algumas dessas dicas para você que quer criar uma loja de sucesso nesse segmento. Confira:

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Aqui você vai ver:

Capriche nas fotos, vídeos e descrição dos produtos

Numa loja virtual de cosméticos e perfumaria, o cliente não poderá experimentar sensações como se estivesse em uma loja física, como por exemplo cheirar os produtos, sentir a textura, testar e ver sua cor na pele. Então, é muito importante que o produto tenha riqueza de detalhes em sua descrição e que as fotos tenham alta qualidade.

Para ter um destaque a mais, você pode demonstrar a aplicação dos produtos e fazer tutoriais para suprir a falta que o contato presencial faz.

Ofereça proposta de valor

Por ser um ramo promissor, há muita concorrência. Por isso, é importante caprichar na proposta de valor da sua loja para diferenciá-la e destacá-la dos concorrentes. 

Aqui vai uma lista com algumas dicas para ajudar na construção de uma proposta de valor da sua loja e seus produtos:

  • Tenha um bom atendimento em sua loja. Dessa forma, os clientes terão uma ótima  percepção desde o primeiro contato com a loja. Uma forma de facilitar esse contato, é colocando um chat na loja.
  • Crie uma percepção única na entrega dos seus produtos, desde uma embalagem diferente, envio de brindes, cartinha feita a mão, entre outros. Crie oportunidades em que seu próprio cliente possa divulgar a marca espontaneamente, pois ele estará feliz com a experiência. 
  • Se destaque por algum atributo único. Existe no marketing um termo chamado branding, onde você reforça o posicionamento da sua marca e é reconhecido por ele.

Fique atento às novidades

Uma característica bem particular da indústria de cosméticos é a rapidez com que os produtos mudam e as novidades que vão surgindo sempre. As tendências da maquiagem se renovam a todo tempo e é preciso ter um olho atento a isso.

Procure participar de encontros e eventos do ramo para se manter atualizado, siga influencers que falem sobre o assunto e acompanhe as marcas mais famosas.

Esteja presente nas redes sociais e use influenciadores

Assim como para qualquer tipo de negócio, as redes sociais são canais essenciais para a visibilidade da marca. Portanto, use e abuse da interação e das ferramentas que as mídias oferecem para engajar o seu público.

Por exemplo:

  • Faça stories para mostrar os produtos chegando em estoque, mostrar promoções, promover interações com enquetes ou caixa de perguntas
  • Tenha um feed do instagram bonito e organizado com as fotos dos produtos. Isso chama mais a atenção dos usuários.
  • E aproveite para colocar o Instagram Shopping! Ele é um recurso que permite vender pelo próprio aplicativo. Para isso, é usada uma nova aba no feed da página, com o ícone que imita uma “bolsinha”. Nesse espaço, é possível colocar os produtos que estão para compra já informando o preço deles.
  • Faça anúncios pagos segmentados nas redes sociais.
  • Invista em parceria com influenciadores digitais. Escolha os perfis que mais tem a ver com sua marca e público alvo para surtir o efeito desejado.

Tema

Pensando em fatores que levam ao sucesso de um e-commerce, é fato que uma boa vitrine faz toda a diferença. Assim como em uma loja física, a vitrine chama a atenção do cliente para entrar na loja e comprar, o layout de um e-commerce traduz a essência da marca e dos produtos que você vende. Além de ser a representação visual da sua empresa, um tema bonito e com boa navegabilidade pode exercer um impacto significativo no desempenho da sua loja, como credibilidade, aumento da taxa de conversão, entre outros.

Na Loja Integrada temos uma Loja de Temas, onde você poderá encontrar temas para diversos segmentos. O segmento de Perfumaria, Cosméticos e Cuidados Pessoais é um dos segmentos fortes em nossa loja, por termos diversas opções de temas para que você possa escolher e aplicar em sua loja virtual. 

Sabendo disso, você deve estar se perguntando: como escolher o melhor tema para minha loja de perfumaria e cosméticos?

Leve em consideração as seguintes questões antes de escolher:

  • De que forma eu quero apresentar os meus produtos?
  • Qual mensagem quero passar para os meus clientes?
  • Qual experiência eu quero que meu cliente tenha ao navegar na minha loja?
  • Que coisas legais os meus concorrentes estão fazendo e como posso fazer o mesmo?

Separamos alguns temas nesse segmento para te inspirar e ajudar a escolher:

O tema Beleza Shop V4 é o mais novo tema da Globe Commerce, agência número 1 em temas, para o segmento. Este tema foi desenvolvido com base nas informações da última pesquisa de qualidade do E-Commerce Brasileiro – EQI 2019, focado exclusivamente nas últimas exigências de compra do consumidor online. 

Outro tema do segmento que pode deixar sua loja ainda mais bonita e pronta para vender é o Alpha Make Clean – Maquiagens, desenvolvido pela agência parceira Alpha Theme. São ao todo 18 incríveis funcionalidades, como banners editáveis e plugins, que vão deixar sua loja pronta para vender.  

E por fim, o tema Pixel Cosméticos, da agência Pixel Set, conta com recursos básicos de uma loja, e usabilidade repensada para conversão em vendas. 

Esses são só alguns dos mais de 1000 temas que temos disponíveis para você instalar na sua loja. 

Conclusão

Portanto, ao criar a sua loja virtual de Perfumaria, Cosméticos e Cuidados Pessoais e relacionados, é importante levar em conta esses insights acima. Dessa forma você passará confiança e profissionalismo aos seus visitantes e futuro clientes.

Caso você queira se tornar um parceiro da maior vitrine de temas do Brasil e começar a vender seus temas, cadastre-se já.