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Como atrair clientes novos vendendo em marketplaces

Como atrair clientes novos vendendo em marketplaces

Para quem vende na internet, a busca atrair clientes novos costuma ser constante. Afinal, o ecommerce é um universo cheio de possibilidades, mas também apresenta muitos desafios.

Você já pensou que os marketplaces são aliados importantes nessa tarefa? Montar uma estratégia estruturada nesses ambientes pode ser uma excelente maneira de aumentar a visibilidade do seu negócio e potencializar vendas.

Vamos explicar aqui como os marketplaces podem ser utilizados na atração de clientes em potencial. Também preparamos algumas dicas que vão ajudar você a desenvolver ações práticas para ganhar mais destaque nas páginas de vendas. 

O objetivo dessas ações é aproveitar os melhores recursos oferecidos pelos marketplaces para aumentar a sua base de clientes. Muito bom, né? Então, vem conferir!

Vender em marketplaces é uma tendência

Não há mais dúvidas, vender em marketplaces é um caminho sem volta para quem deseja atrair clientes novos e expandir as vendas na internet. 

Em 2020, quase 80% do faturamento do ecommerce brasileiro veio de lojas em marketplaces. O dado está na 42ª edição do relatório Webshoppers, feito pela empresa Ebit|Nielsen.

Nos chamados shoppings online, o vendedor conta com a comodidade de ter uma plataforma pronta e um ponto de vendas consolidado. Mas, não adianta só estar presente no marketplace pra vender. 

Assim como acontece em qualquer outro ambiente, online e offline, o sucesso nas vendas depende de uma boa estratégia. 

É preciso saber aproveitar ao máximo o potencial do marketplace. Assim você poderá realmente conquistar novos clientes por este canal. Por isso estamos aqui, pra te ajudar a entender melhor esse canal. 😉

Você precisa aproveitar ao máximo o potencial do marketplace

Não importa se você tem uma loja virtual ou física, se já vende em marketplaces ou não. Conhecer as particularidades das plataformas de vendas é parte essencial da estratégia de como atrair clientes novos.

Conhecendo a plataforma escolhida, será possível otimizar a sua operação e chamar a atenção do consumidor. E tudo isso não precisa ser um processo complexo e demorado. Pode ser fácil, fácil!

Ao colocar a atenção em alguns pontos essenciais já é possível explorar os recursos do marketplace pra melhorar a experiência de compra e conseguir mais clientes. 

Então, vamos descomplicar tudo isso e começar a colocar a mão na massa?  

Dicas práticas de como atrair novos clientes vendendo em marketplaces

Uma das grandes vantagens do marketplace é que o cliente entra na página disposto a comprar. Porém, ao buscar o produto ele verá inúmeros vendedores com os quais você estará concorrendo. Ou seja, concorrência não falta por lá.

Mas, então, quem ganha a preferência do cliente? Aquele que consegue aproveitar o potencial de vendas do marketplace para se destacar, além de ter uma operação organizada e eficiente

Por isso, separamos algumas dicas práticas para você melhorar a sua operação em marketplaces e ter uma boa estratégia para atrair mais clientes. Confira!

Escolha o marketplace mais adequado pro seu negócio

Quando falamos de um tema que está tão em alta, como as vendas em marketplaces, é natural seguir a tendência. 

Mas, na hora de escolher em qual marketplace vender, é importante pensar na opção mais estratégica para o negócio. Antes de mais nada você precisa entender as necessidades dos seus clientes. 

Atualmente, já é possível encontrar diversas plataformas de venda por nicho, por exemplo. Se a sua empresa tem um público bem definido pode ser interessante avaliar essa possibilidade.

Esteja de acordo com as regras da plataforma

Não deixe as letras miúdas pra lá!👀

Pra vender em um marketplace você precisa ter atenção às exigências da plataforma. Essas regras estão relacionadas ao funcionamento do negócio, mas também podem servir como um guia para se destacar no canal de venda.

Além das regras legais, como restrição de venda de alguns tipos de produtos, costuma haver orientações pra a publicação dos produtos. 

Essas orientações indicam o que a plataforma valoriza em um anúncio, como fotos de qualidade e uma descrição adequada. Por isso, vale a pena investir um pouco mais de tempo nessas recomendações e segui-las da melhor maneira possível.

Use a categorização de produtos 

Uma ferramenta simples, mas essencial dentro dos marketplaces é a categorização de produtos. É através da categoria que novos clientes poderão encontrar o que procuram no meio de milhares de ofertas.

Na internet, quem procura, quer achar. 😅

Quando alguém busca algo dentro da plataforma, os resultados são mostrados por categoria. Sendo assim, é fundamental classificar da forma certa todos os produtos que você publicar.

Faça anúncios de qualidade

Para atrair clientes novos dentro do marketplace você precisa montar de maneira adequada o anúncio do seu produto. Não economize tempo nem energia nessa etapa.

Aqui você deve investir em qualidade e caprichar em todos os detalhes. Use fotos atrativas que mostrem o produto nos melhores ângulos, considerando também a sua funcionalidade.

Faça uma descrição efetiva, com conteúdo relevante sobre todos os aspectos que podem interessar ao consumidor. 

Na montagem do anúncio pode valer a pena fazer uma busca no marketplace e avaliar os seus concorrentes. O que eles estão falando? Como estão vendendo a marca e o produto? 

Faça uma lista dos seus diferenciais competitivos e explore esses pontos ao máximo, tanto nas imagens como no texto. Não esqueça que o anúncio é o seu principal elemento de venda dentro da plataforma.

Foque em ações pra melhorar a sua reputação

A reputação é, possivelmente, um dos fatores mais relevantes pra destacar o vendedor dentro do marketplace. 

O índice é baseado na experiência de compra dos usuários e pode ser um fator decisivo para atrair clientes novos.

Sabemos que a reputação é medida com base na opinião dos compradores, mas o que forma uma boa reputação? São vários fatores e isso é o que faz esse ponto ser tão importante.

Cada marketplace tem as suas próprias regras para definir a reputação de um vendedor. De maneira geral você precisa ter boas avaliações, baixo índice de reclamações, preços competitivos e envio rápido dos produtos.

Explore a oportunidade de entrar na buy box

Ao estudar o marketplace no qual você escolher vender, busque outras ferramentas que podem ajudar a impulsionar a sua marca

Lembre-se que o mais importante pra atrair clientes novos nesse canal é chamar a sua atenção.

Um dos recursos interessantes nesse caso é a buy box. Essa ferramenta é oferecida por alguns marketplaces como um espaço de oferta destaque para determinado produto.

Em geral, para destacar o anúncio a plataforma leva em consideração fatores como preço, disponibilidade de estoque, frete e reputação da vendedora ou vendedor. 

Invista nesses itens se quiser incluir o espaço de destaque na sua estratégia par atrair clientes novos.  

Não aposte todas as fichas em um único canal de vendas

Um ponto em comum entre as diferentes estratégias para atrair clientes vendendo em marketplaces é a diversificação de canais. 

É preciso considerar que a venda nesse formato é feita pela plataforma de outra empresa. Por esta razão, pode ser arriscado ter um alto percentual do faturamento vinculado a um único canal. 

Para ganhar mais visibilidade e vender mais usando marketplaces, o ideal é anunciar em diferentes plataformas. 

Neste caso, se lembre que é imprescindível garantir uma operação sincronizada e isso pode ser um desafio extra.

Uma boa solução é centralizar a operação em um hub integrador. Essa centralização irá proporcionar segurança e estabilidade pra que tudo funcione de forma correta.

No mercado é possível encontrar ferramentas de integração completas como o ANYMARKET. O hub possui uma arquitetura robusta para lidar com grandes volumes de vendas e acompanhar o crescimento do cliente.

Então, clique aqui e conheça mais sobre a plataforma que centraliza a sua operação de forma estável e segura. Ter tudo funcionando é essencial para atrair clientes novos e potencializar as suas vendas em marketplace.

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