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como criar um e-commerce automotivo

Como criar um e-commerce automotivo [Série e-commerce prático]

Como vocês sabem, a Série e-Commerce Prático aborda dicas para quem quer abrir uma loja virtual em um ramo de mercado específico. O artigo de hoje é sobre como criar um e-commerce automotivo. Confira as particularidades do setor e nossas dicas para oferecer uma excelente experiência de compra online!

Qual é o panorama do mercado online automotivo?

Antes de investir em qualquer setor, é importante compreender seu comportamento, seu desenvolvimento e suas expectativas, para entender se é um ramo promissor. De fato, comprar um veículo ou peças automotivas pela Internet pode parecer ainda estranho para alguns, embora grande parte dos consumidores comprem diversos produtos online. Afinal, como garantir que as peças estão em boas condições, que as fotos são recentes e que o automóvel é real? Quanto maiores os valores, maiores as dúvidas.

No entanto, marcas e plataformas como Webmotors, OLX, Mercado Livre, sites de montadoras (por exemplo, Citroën e Renault) e lojas online locais de carros usados ajudaram a consolidar este mercado. Além disso, a comodidade de analisar opções de veículos sem precisar sair de casa atraiu a atenção dos consumidores.

Todos estes fatores contribuíram para alguns dados expressivos sobre a venda de peças e veículos pela Internet. Os números abaixo são da E-consulting, divulgados pela Istoé Dinheiro no começo de 2019:

• Soma de vendas de veículos e peças automotivas em 2017: R$ 13,3 bilhões.

• Expectativa em 2018: R$ 15,2 bilhões.

• Expectativa de crescimento de 14,3% em relação a 2017.

Possibilidades de produtos e serviços

Quando pensamos em um e-commerce automotivo, é comum imaginar, em primeiro lugar, lojas que vendem carros usados. No entanto, há outras possibilidades de produtos e serviços neste setor, como a venda de peças automotivas. Neste caso, bateria, película, lanterna, óleo, aditivo para radiador, retrovisor, chave de roda e muito mais podem fazer parte do estoque da loja virtual.

Além disso, este é um setor com vários nichos a serem explorados. Alguns exemplos que podemos citar são:

1. Nicho por público

Você pode ter um e-commerce automotivo que se dedica à venda de produtos que atendem um público bem específico. Por exemplo, produtos para motociclistas, para amantes de carros esportivos, para quem adora carros de luxo, para colecionadores ou para caminhoneiros.

Outra opção é trabalhar com o atacado, ou seja, vender não só para o consumidor final, mas também — ou somente — para lojas e profissionais autônomos.

2. Nicho por produto

Outra opção é um e-commerce automotivo focado em um determinado tipo de produto. Por exemplo, a loja vai se especializar apenas na venda de bateria, volante, retrovisor, produtos para a limpeza do veículo etc. Assim, sua empresa pode ser reconhecida como referência especializada em um determinado produto.

Por fim, é importante citar a possibilidade de agregar o serviço local de mecânicos e profissionais do ramo — aplicação de película insulfilm, por exemplo — para se diferenciar.

Cuidados e especificidades do e-commerce automotivo

Como todo mercado, o de e-commerce automotivo possui alguns cuidados e especificidades a serem levados em conta. São eles:

1. Competição com gigantes do mercado

Por vezes, o e-commerce automotivo vai competir com gigantes do mercado como Webmotors, OLX e montadoras. Se você ainda está em fase de crescimento, precisa tomar cuidado para não ser engolido.

O segredo está em criar um diferencial para a sua loja. Ou seja, criar uma proposição de valor que faça todo o sentido para o seu público e o incentive a comprar com você.

2. Confiança e reputação

Um detalhe importantíssimo do setor de e-commerce automotivo é a confiança. Como estamos lidando com produtos de valor mais elevado — maior do que em diversos outros ramos de mercado —, o cliente precisa sentir confiança em comprar na loja.

Então, a marca precisa investir pesado em certificado digital SSL e outros selos de confiabilidade, depoimentos de clientes e outras estratégias semelhantes para construir a sua reputação. Recomendamos a leitura do post Loja nova: como conquistar a confiança dos cliente, especialmente se você é novo no segmento. 

3 exemplos de e-commerce automotivo para se inspirar

A seguir separamos alguns exemplos de e-commerce automotivo que usam a Loja Integrada para você se inspirar e abrir o seu próprio negócio.

1. Reis Baterias

Como o próprio nome sugere, a Reis Baterias dedica-se exclusivamente à venda de baterias de veículos de todos os tipos, inclusive náuticos. Além de escolher um nicho de produto, a loja também optou por vender para o varejo e para o atacado.

Observe que a loja possui vários selos que comprovam a sua confiabilidade: certificado SSL, Ebit, Safe Browsing do Google e opiniões auditadas pela TrustVox.

2. Top da Boleia

Já o e-commerce Top da Boleia tem um nicho por público: caminhoneiros. São diversos tipos de produtos: rodas, calhas de chuva, lanternas, fogareiros, faixas refletivas, geladeiras, defletores e muito mais, mas todos direcionados para quem dirige caminhões.

É interessante observar que a loja possui um tom de voz próprio, que fala diretamente com o seu público-alvo, chamando o visitante de “irmão caminhoneiro”, por exemplo. Além disso, a Top da Boleia exibe três selos de confiança: SecureTrust, certificado SSL e Safe Browsing do Google.

3. LDR Automotive

Já a LDR Automotive está direcionada para o mercado do estado de São Paulo. Entre seus produtos estão peças, acessórios e aparelhos de som para diversos tipos de veículos. A gama de produtos é bem ampla — desde câmera de ré até DVD player automotivo, passando por insulfilm.

Observe que, como o segmento deste e-commerce é por região, a loja oferece a opção de pagamento na retirada, o que evita a taxa de frete. Além disso, o certificado SSL protege o site.

Gostou do texto de hoje? Qual outro ramo de mercado você quer ver no próximo texto da série e-Commerce Prático? Compartilhe conosco nos comentários para que possamos preparar um post para você!

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