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Como criar uma buyer persona eficiente para e-commerce

Ações de e-mail marketing, compra de campanhas do Google AdWords, divulgações em redes sociais. Como sabemos, a base e o foco de todas as ações de marketing é o consumidor. Mas como entender quem é o consumidor e conhecê-lo profundamente? Com a finalidade de responder a essas questões, criar uma buyer persona eficiente para seu e-commerce tornou-se fundamental.

Mas afinal, o que é buyer persona?

buyer persona eficiente para e-commerce

Trata-se de um personagem que é criado pela empresa a fim de representar o seu cliente para conhecê-lo melhor. Isso significa saber quais são as suas características, suas preferências, sua idade, seu estilo de vida e quais seu problemas e dores – fatores que a marca pode ajudar a resolver.

Muitas pessoas confundem público-alvo com buyer personas, porém estes dois termos não são sinônimos. O primeiro é mais genérico e amplo. Não trata de comportamentos e características de uma pessoa específica. Esse detalhe é o que diferencia os dois termos e o que faz com que a buyer persona aproxime-se mais de um personagem propriamente dito.

Por que é importante ter uma buyer persona eficiente para seu e-commerce?

No mundo em que vivemos atualmente, é cada vez mais importante oferecer uma experiência de compra personalizada para o cliente, e é aí que reside o poder da buyer persona!

Esse personagem traz conhecimento profundo do seu consumidor e a consequência disso é:

  • direcionar melhor a comunicação que é feita para ele;
  • saber que tipo de oferta propor;
  • saber que tipo de produtos relacionados sugerir;
  • saber que tipo de abordagem usar;
  • saber qual conteúdo precisa ser produzido;
  • saber quais canais de comunicação escolher;
  • saber quais horários escolher para as divulgações;
  • decidir como e o que personalizar em sua loja virtual.

Como criar uma buyer persona eficiente para seu e-commerce?

Se você já compreendeu a importância de construir este personagem que representará o seu consumidor, deve estar se perguntando como criar uma buyer persona eficiente para seu e-commerce. Por isso, separamos um passo a passo. Confira:

1. Pesquise

Muitas pessoas imaginam como é o seu cliente e tomam isso como verdade. A criação de uma buyer persona depende de estudos e pesquisas sobre o cliente real. Afinal, é ele que a persona irá representar.

A melhor forma de descobrir essas características é entrevistando os clientes atuais. Isso pode acontecer em formato de entrevista ou formulário de pesquisa. Para incentivar a resposta aos questionários, você pode oferecer descontos ou brindes para os entrevistados.

  • Escolha cerca de dez clientes que representem bem a sua base.
  • Lembre-se de não fazer perguntas desnecessárias e focar aquelas que farão a diferença para você. Por exemplo, dados demográficos, o que fez o cliente buscar a sua marca, por que optou pela sua loja, quais foram os critérios de decisão, quais pontos fortes e fracos identificou e qualquer outra pergunta que seja importante para você e sua loja.

2. Analise

Após coletar todas as informações, analise-as a fim de encontrar características em comum entre elas. Como a finalidade são as ações de marketing, busque pessoas com demandas parecidas de comunicação e produtos. Nesse sentido, é possível que você encontre dois ou mais padrões de características. Sem problemas. Isso significa que você precisará montar mais de uma persona. No entanto, não crie um número muito grande, pois isso fará com que você perca o foco das ações: duas ou três personas é uma quantidade recomendável.

3. Crie

Características analisadas e coletadas, é hora de criar. Em cima das características que você já conhece, crie o seu personagem. Busque uma foto para representá-lo e uma história para reunir as suas características como nome, hobby, profissão, faixa etária etc. Esse compilado será o resumo das suas pesquisas e dos seus aprendizados sobre o cliente. Compartilhe este conhecimento com a sua equipe, se houver, para que todos saibam com quem devem se preparar para lidar. Este conhecimento contribuirá para o trabalho de todos.

Com as dicas e o passo a passo que demos, você criará uma buyer persona eficiente para seu e-commerce que serão responsáveis por dar aquele gás nas suas ações de marketing. Mãos à obra!

E para complementar suas ações direcionadas ao cliente, que tal saber mais sobre como oferecer uma central de atendimento ao cliente na sua loja virtual?

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