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dicas para abrir um ecommerce de casa e decoração

Como criar uma loja virtual de casa e decoração [e-commerce prático]

O texto de hoje é mais um da série e-Commerce Prático, na qual apresentamos dicas úteis para quem quer abrir um negócio online, com observações pontuais e relevantes para um segmento específico.

Neste post, vamos falar sobre como criar uma loja virtual de casa e decoração. Confira!

Quais são as estatísticas do setor de Casa e Decoração?

Ao decidir atuar numa determinada área, é interessante observar seu comportamento para compreender qual é a demanda dos consumidores, quais são os desafios e quais são as expectativas do setor. Por isso, vamos analisar o cenário em que uma loja virtual de casa e decoração está inserido no Brasil.

A versão mais atualizada da pesquisa WebShoppers, que traz uma avaliação 360º do e-commerce brasileiro divulgada pelo Ebit em parceria com Elo e Nielsen, mostra que a categoria de Casa e Decoração esteve em 3º lugar em número de pedidos no primeiro semestre de 2018, representando 10,9% do total de pedidos realizados neste período. Além disso, ficou em 5º lugar em volume financeiro, o que corresponde a 9,5% do total do valor de compras realizadas.

Outro destaque é a comparação do desempenho Casa e Decoração no primeiro semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018. Neste período, a categoria apresentou um aumento de 11% nos pedidos e de 29% no faturamento.

Quais são os tipos de produtos/serviços que podem ser vendidos?

O mercado de loja virtual de casa e decoração é bastante amplo. Confira alguns exemplos de produtos ou serviços que podem ser vendidos e, inclusive, alguns nichos nos quais se pode trabalhar.

Quadros e obras de artes: Há um público-alvo que procura quadros e obras de arte para decorar suas casas. Esses consumidores podem ser artistas, apreciadores, curadores, alunos, professores, colecionadores e muito mais. #dicaextra: pesquisa por aí e tente vender quadros diferentes do que a maioria das lojas virtuais vendem. Isso te ajudará a se destacar!

• Papéis de parede e adesivos: Há, também, quem procure papéis de parede e adesivos que podem transformar a decoração da casa de forma fácil, rápida e personalizada. Mostre sempre ambientes com adesivos que você vende, dessa forma o visitando conseguirá imaginar sua casa com o mesmo papel de parede e/ou adesivo.

• Móveis e/ou objetos de decoração: Sofás, mesas, cadeiras, camas e poltronas podem ser vendidos online. E se você fizer e/ou vender móveis inspirados na decoração escandinava ou minimalistas – que estão em alta atualmente – você terá um produto diferenciado nas mãos. E acessórios como Luminárias, tapetes, vasos e quadrinhos, são ótimas opções para fazer compras casadas ou criar kits de produtos ou ações como “Compre Junte”.

Móveis usados: Um nicho interessante de se considerar é o de pessoas interessadas em comprar objetos antigos ou usados. É possível vender os itens como estão ou restaurados. Alguns clientes gostam, inclusive, de participar deste processo de revitalização escolhendo, por exemplo, a nova cor do objeto.

Temática Geek: Móveis e ou objetos de decoração com a temática geek fazem muito sucesso. São aventais, capachos, almofadas e poltronas, por exemplo, personalizados com personagens e/ou frases emblemáticas de séries, filmes, livros e HQs.

Cama, mesa e banho: Hoje em dia, esse nicho dá pra ser super explorado pois roupa de cama e mesa, principalmente, são tão importantes quanto o quadro ou o sofá. As pessoas querem ornar a casa toda e não só os artigos de decoração. Aqui também vale explorar a questão minimalista ou escandinava que está em alta, além de almofadas para cama.

Jardinagem: Cada vez mais pessoas estão interessadas em montar sua própria horta ou o seu próprio jardim em casa. Ter diferentes flores e plantas em casa hoje está super em alta, aproveite para postar nas redes da sua marca a hashtag #urbanjungle.

Quais facilidades podem ser oferecidas?

Há certas facilidades que podem ser oferecidas por uma loja virtual de casa e decoração para gerar um diferencial e ficar à frente da concorrência. Fique de olho em algumas delas para escolher as que são viáveis de realizar e se destacar.

1. Instalação e/ou montagem

Uma das maiores dificuldades dos clientes que compram artigos de casa e decoração é a montagem do móvel ou do objeto que chegou. Nem todos têm aptidões técnicas, tempo ou paciência para fazer essa montagem. Por isso, é interessante oferecer este serviço no seu e-commerce. Para uma loja virtual, a saída pode ser firmar acordos com profissionais locais.

Caso você não consiga fazer parceria com profissionais de todas as cidades em que você atua ou opte por atender clientes que preferem montar sozinhos, a dica é desenvolver um manual de montagem detalhada, com ilustrações e até vídeos para ajudar ao máximo o cliente.

2. Troca e devolução

Pode ser que o produto adquirido não combine com a decoração do cliente ou que ele se arrependa da compra — o que é um direito dele. Portanto, é importante facilitar a troca ou a devolução do produto nestes casos.

Neste caso, dedique uma página do seu e-commerce para explicar como funciona esse processo. Deixe explicito o prazo de troca, a possibilidade de substituir uma parte do objeto em vez dele todo, quando possível, e instrua forma correta de embalar o produto — especialmente se for frágil — para que ele não sofra nenhum dano na troca.

Outro ponto importante, é você criar um processo de logística inversa para que seu cliente consiga devolver ou trocar o produto de forma fácil e que você não tenha dor de cabeça neste momento também.

3. Simulação de montagem

Para que o cliente possa imaginar como o produto ficará em sua casa e evitar problemas como os que citamos acima, uma opção interessante de ser oferecida é um serviço em que o cliente carregue uma foto do seu ambiente e consiga visualizar o produto no seu espaço.

4 dicas específicas para loja virtual de casa e decoração

Confira as dicas que separamos especialmente para este nicho!

1. Capriche nas imagens. Mesmo!

As imagens são particularmente importantes para toda e qualquer loja virtual, pois são o recurso disponível para substituir outros sentidos do corpo humano usados em compras presenciais (textura, cheiro, som etc.). Para uma loja virtual de casa e decoração as dicas são:

  • Caprichar na resolução das imagens para permitir zoom e representar com qualidade a cor e textura dos objetos.
  • Fotografar os objetos ao lado de pessoas, para que o cliente tenha noção da dimensão do produto.
  • Fotografar os objetos em ambientes montados, para que o cliente tenha uma ideia de como o produto pode ser combinado com outros.

Além disso, não deixe de descrever as dimensões do produto na página de detalhes para que o cliente possa medir o espaço que tem disponível e verificar se o produto caberá onde deseja.

2. Dê atenção especial ao estoque e ao frete

O armazenamento de certos produtos de casa e decoração precisam de atenção especial. Alguns têm dimensões maiores e precisarão de mais espaço e outros necessitam de temperatura controlada.

Além disso, de nada adianta armazenar impecavelmente se o frete não tomar o devido cuidado no transporte e danificá-los. Para o e-commerce de Casa e Decoração, talvez o mais indicado seja contratar uma transportadora de confiança e com experiência neste ramo, que terá cuidado ao transportar objetos frágeis e/ou grandes.

3. Influencers

É interessante firmar parceria com influenciadores digitais. Há alguns que estão mais direcionados para uma localidade específica, outros falam sobre a reforma que estão fazendo em suas casas, outros dão dicas de “faça você mesmo” e assim por diante. Eles já falam com um público específico, o que pode ser interessante para você.

4. Pinterest

O Pinterest é uma ferramenta que muitos dos seus consumidores vão usar para buscar inspirações para montar os seus ambientes. Por isso, nada melhor que a sua loja sirva de referência para eles. Logo, crie uma conta no Pinterest e alimente-a com painéis que vão cativar os usuários e convertê-los em clientes.

Gostou do texto de hoje? Qual outro ramo de mercado você quer ver no próximo texto da série e-Commerce Prático? Compartilhe conosco nos comentários para que possamos preparar um post para você!

Não deixe de conferir os textos anteriores da série:

Como criar uma loja virtual de moda incrível

Como criar uma loja virtual de eletrônicos incrível

Como criar uma loja virtual de cosméticos e perfumaria

Como criar uma loja virtual para pets

 

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