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Como criar uma loja virtual de cosméticos e perfumaria

Você deve estar acompanhando no blog a nossa série E-commerce Prático. O objetivo é apresentar dicas para quem vai abrir um negócio, focando em nichos de mercado. O tema de hoje é loja virtual de cosméticos e perfumaria. Se você tem planos de abrir um negócio nessa área, este post foi feito especialmente para você. Bora ver e botar em prática?

Algumas informações sobre a indústria de cosméticos

Em geral, esta indústria demora para sentir os efeitos de uma crise econômica, pois os cosméticos ajudam o consumidor a cuidar de sua aparência e levantar sua autoestima num período tão delicado.

Mesmo assim, dados da Veja mostram que o setor perdeu uma posição no ranking de países que mais consumem cosméticos no mundo — caindo para o quarto lugar. Por outro lado, esta indústria cresceu mais que a economia do Brasil nos últimos anos.

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Em 2017, por exemplo, o faturamento da indústria de cosméticos foi de 102 milhões de reais, o que representa um crescimento de 3,2% em relação a 2016. Enquanto o PIB de 2017 cresceu 1% em relação ao ano anterior.

Regulamentação

O setor de cosméticos está submetido à regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Se você fabricar ou revender produtos desse ramo, precisa ficar de olho nos registros, legislações, autorizações, regularizações e taxas que podem ser aplicados aos seus itens.

Portanto, ao criar a sua loja virtual de cosméticos e perfumaria, é importante ter tudo isso em dia. Dessa forma, passará confiança e profissionalismo aos seus visitantes, futuro clientes.

10 dicas práticas para abrir uma loja virtual de cosméticos e perfumaria

Confira agora as 10 dicas que separamos para você que pretende abrir uma loja virtual nesse ramo.

1. Fotos, imagens e vídeos

Numa loja virtual de cosméticos e perfumaria, o cliente não conseguirá passar o produto para testar, sentir sua textura, ver sua cor na pele ou sentir o seu cheiro. Por isso, fotos, imagens e vídeos precisam ser seus grandes aliados. Quando mais, melhor.

Você pode usar fotos com altíssima resolução, demonstrar aplicação e fazer tutoriais para suprir a falta que o contato presencial faz.

Além disso, invista em descrições textuais detalhadas e sensoriais, que transmitam um pouco mais sobre o produto que você está vendendo. Por exemplo, “o produto é gelatinoso, translúcido e com tons amarelados. Seu cheiro é suave com um toque amendoado. A absorção é rápida — sua pele fica sem vestígios em minutos”.

Não tenha medo de ser criativo e procure formas diferentes de passar o máximo de informações possível. Separar produtos em categorias também ajudará o cliente a ter uma ideia do tipo de produto e até a encontrar o que está procurando mais rápido. Por exemplo, dividindo os perfumes pela sua fragrância: floral, frutal, cítrico, amadeirado etc.

2. Foco na equipe de treinamento

Tenha uma equipe treinada e preparada para responder a dúvidas rápida e eficientemente. Isso pode fazer toda a diferença para o consumidor. 

Se tiver pessoas na equipe que amam esse mundo dos cosméticos, melhor ainda.

3. Capriche na sua proposta de valor

Por ser um ramo promissor, há muita concorrência. Por isso, é importante de caprichar na proposição de valor da sua loja para diferenciá-la e destacá-la dos concorrentes.

Nos dias de hoje é importante mostrar que se importa com os consumidores e que tenha responsabilidade social. Então, não deixe de pensar nesses pontos quando criar a sua proposta de valor da marca. 

4. Atento às novidades

Uma característica bem particular da indústria de cosméticos é a rapidez com que os produtos mudam e surgem novidades. Esteja sempre atento a isso.

Participe de encontros e eventos do ramo para estar sempre atualizado, siga blogueiras que falam sobre o assunto e fique atento às marcas mais famosas. 

5. Influenciadores

Esta indústria é bastante povoada por influenciadores digitais e há diversos perfis desde a influenciadora mais famosa até as que são entusiastas do assunto. Se você puder, invista em parcerias com eles.

Para o início das operações, sugerimos a parceria com os perfis que tenham de 10k a 20k seguidores. São os entusiastas que estão começando e, por isso mesmo, a parceria não ficará tão cara quanto um influenciador que tenha mais de 200k seguidores. Eles atingirão públicos bem específicos e cobram um valor menor pela divulgação. Mas lembre-se sempre de trabalhar com influenciadores de nicho, ou seja, os que falam mais sobre cosméticos e maquiagem para atingir seu público alvo corretamente.

6. Kits

Sempre que possível e que fizer sentido, monte kits de produtos. Isso combina muito com uma loja virtual de cosméticos e perfumaria, permitindo dar vazão para os produtos que ficam encalhados em estoque ou que estão perto da data de validade.

7. Cuidado com o estoque

A temperatura, a luz e o peso sobre estes produtos interfere nas suas características e, consequentemente, no resultado obtido pelo cliente. Por isso, observe bem as condições de armazenamento que estes produtos precisam ter. Leia as instruções dos fabricantes e fique atento á data de validade, sempre.

8. Marque presença nas redes sociais

Assim como para qualquer tipo de negócio, as redes sociais são canais essenciais para a visibilidade e prosperidade de um negócio. Portanto, use e abuse da interação que as mídias oferecem para engajar o seu público. Por exemplo:

• Faça stories, no Instagram ou Facebook, para mostrar os produtos chegando no estoque e/ou sendo embalados para o cliente;

• Use o recurso do Instagram de favoritar produtos para comprá-los depois e/ou comprá-los naquele momento;

• Faça anúncios em diferentes redes sociais.

9. Capriche na embalagem

Explore o processo de unboxing para gerar uma excelente experiência de compra para o seu cliente. A embalagem, no e-commerce, tem um papel fundamental.

A experiência do seu cliente começa assim que ele recebe o pacote em casa. Se ele se deparar com uma embalagem bonita e tiver uma experiência agradável ao abrir, com uma cartinha a mão ou uma pequena surpresa, a chances dele compartilhar essa experiência com outras pessoas será muito grande. Fazendo a divulgação boca a boca do seu negócio.

10. Crie um tom de voz único

O tom de voz influencia diretamente a forma como você se comunica com o seu público — e pode fazer toda a diferença na forma como ele vê a marca e se relaciona com ela.

Por isso, crie um tom de voz que fale com o consumidor de uma maneira que ele gosta e com a qual se identifica.

A estratégia de nicho para uma loja virtual de cosméticos e perfumaria

Como abordamos no conteúdo sobre ecommerce de nicho: encontre seu lugar ideal, uma ótima opção é encontrar um nicho para o seu e-commerce.

Como a indústria de cosméticos já conta com muitos concorrentes, o nicho poderá ajudá-lo a ter uma concorrência menor, a se especializar num determinado tipo de produto e conquistar a fidelidade dos seus consumidores. Algumas opções de nichos para uma loja virtual de cosméticos e perfumaria são:

Cosméticos para homens: Os homens estão cada vez mais interessados em produtos para a pele, cabelo e barba.

• Cosméticos para peles negras: A pele negra têm muitas tonalidades e a indústria de cosméticos brasileira ainda oferece opções limitadas. Pessoas negras têm dificuldade de encontrar bases, pós e sombras para os seus tons de pele.

• Cosméticos para drag queens: A pele masculina é, geralmente, mais oleosa que a feminina. Por isso, uma gama de cosméticos que não só pintem, mas também cuidem da pele do homem que se prepara como drag queen são muito bem vistos. Além disso, esse público precisa de uma maquiagem resistente e muito mais pigmentada para dar o efeito de palco nos shows.

• Cosméticos naturais, orgânicos, sustentáveis, veganos e/ou livres de crueldade animal (cruelty free): As pessoas têm aumentado a sua preocupação com a origem dos cosméticos que consomem. Neste movimento, produtos que não levam tantos processos químicos na produção, que utilizam matéria-prima natural e/ou que não fazem testes com animais estão sendo cada vez mais valorizados e procurados. Ainda que possam ser mais caros, o alto valor agregado nos produtos faz com que a demanda exista. Caso você opte por este nicho, a dica é buscar as certificações adequadas, como a PEA (Projeto Esperança Animal).

• Cosméticos para peles maduras: Pessoas mais velhas também têm dificuldade de encontrar cosméticos que se adequem às suas peles. Explorar este nicho, pode ser promissor.

Gostou do texto de hoje? Qual outro ramo de mercado você quer ver no próximo texto da série e-Commerce Prático? Coloque nos comentários que vamos preparar um post para você!