🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
E-commerce Geek

Como criar uma loja virtual de produtos Geek

Dando continuidade à nossa série de artigos E-commerce Prático, onde compartilhamos dicas de como ter seu negócio online de forma simples e descomplicada, chegou o momento de falarmos sobre um segmento muito popular e que vem crescendo muito nos últimos anos, o de produtos do universo Geek.

Mas, afinal, o que é ser “Geek”?

De acordo com a definição apresentada pelo site Masters In IT, que faz curadoria de programas de educação voltados à tecnologia da informação e ciência da computação, Geeks são pessoas que, de tão apaixonadas por determinado assunto, tornam-se especialistas sobre ele.

São mais comumente apresentados como consumidores de artigos de tecnologia, mas podem ter interesses diversos, desde miniaturas colecionáveis até produtos relacionados à universos fantásticos do cinema.

O mercado Geek

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Muitos dos números do mercado Geek se misturam com os números de outros segmentos. Contabilizar o que foi comprado especificamente por um Geek não é uma tarefa fácil, afinal, geeks tem animais de estimação, moram em algum lugar, compram peças de vestuário…

Entretanto, a ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento) estima que este mercado movimenta R$ 18 bilhões ao ano, e esse ainda é um número pequeno frente ao potencial deste segmento.

Um detalhe que diferencia o público geek de outros públicos é a profunda relação daquilo que é comprado com suas paixões. Para o geek, a aquisição de um produto não é meramente uma compra, e sim algo que vai compor seu estilo de vida.

E para entender um pouco mais sobre o estilo geek de viver – e de consumir – a MindMiners e o Grupo Omelete conduziram um estudo que traça alguns possíveis perfis deste público. Entre outros dados deste estudo, lançado dia 25 de maio de 2018, o Dia do Orgulho Nerd, um dado interessante é que existem geeks de todas as classes sociais.

Além disso,  boa parte é financeiramente independente, mesmo não pertencendo às classes sociais com maior poder aquisitivo.

Um geek para chamar de seu

Neste mesmo estudo, a MindMiners e o Grupo Omelete classificaram os geeks em 3 diferentes perfis: Tech Geek, Cult Geek e Gamer Geek.

Cada um desses perfis tem diversos interesses que podem ser traduzidos em produtos para o seu e-commerce.

1. Tech Geek

São os geeks interessados em conhecer novas tecnologias. Uma forte característica do Tech Geek é ser early adopter, ou seja, sempre está antenado às novidades do mercado e sente prazer em ser o primeiro de seu grupo a descobrir algo.

Produtos que vão agradar

• Smartphones;

• Notebooks;

• Acessórios de tecnologia em geral, como mouses, teclados e monitores.

Ticket médio

• Alto – produtos de tecnologia, principalmente smartphones e notebooks, tendem a apresentar preços mais altos e baixa recorrência. Por isso, o ticket médio costuma ser mais alto.

Como falar com este público

• Aposte em descrições completas para os produtos, com todas as especificações técnicas. Informação nunca é demais!;

• Acompanhe as tendências do mercado de tecnologia e compartilhe com seu público, por meio de redes sociais ou pelo blog do seu negócio.

Dica que vale ouro: O Google, a Apple e a Samsung são algumas das empresas que oferecem produtos de tecnologia e que fazem anualmente eventos onde apresentam todas as novidades que serão lançadas nos meses posteriores.

Acompanhe estes e outros eventos e, mesmo que inicialmente sua loja ainda não comercialize esses produtos (alguns demoram a chegar ao Brasil), isso mostrará que seu negócio está atento às novas tendências.

2. Cult Geek

Este é o grupo onde você encontrará mais oportunidades para oferecer produtos, devido à diversidade de paixões envolvidas. Os Cult Geeks são aficionados por cultura pop, cinema, quadrinhos e diversas outras formas de arte.

Produtos que vão agradar

• Camisetas com estampas de filmes e séries;

• Histórias em quadrinho;

Action figures de super-heróis e personagens de filmes e seriados;

• CDs, DVDs e Blurays – embora estas mídias estejam se tornando obsoletas, os geeks adoram colecioná-las!;

• Quadros e placas.

Ticket médio

• Baixo a Médio – de forma geral, os produtos para este segmento não tem um preço alto. O preço dependerá também da raridade do produto.

Como falar com este público

• Descrições completas também farão a diferença, mas os detalhes que você deve apresentar são um pouco diferentes. Em relação à mídias, por exemplo, lembre-se de apresentar o ano de lançamento, se é uma edição especial, comemorativa, entre outros detalhes;

• Use e abuse de referências. Este público domina o conteúdo daquilo que consome, então usar frases de filmes ou ressaltar características de personagens de quadrinhos ao tratar com seu cliente demonstrará que você também tem a mesma paixão.

Dica que vale ouro: Acompanhar eventos e premiações sobre cultura pop, como o Oscar e as Comic Cons que acontecem pelo mundo, pode dar muitas ideias não só para movimentar suas redes sociais, mas também para criar promoções e apostar em novos produtos para sua loja.

Atente-se aos filmes indicados, celebridades que comparecerão aos eventos e os grandes lançamentos.

3. Gamer Geek

O Gamer Geek é apaixonado e entusiasta de jogos. E quem pensa que o Gamer Geek é só aquele que gosta de jogar videogames está enganado, hoje esse público é muito maior e diverso do que se imagina.

Produtos que vão agradar

• Camisetas com estampas de jogos;

Action figures de personagens de jogos;

• Consoles e seus acessórios, como controles, fones e os próprios jogos em mídia física;

• Computadores especiais para gamers e seus acessórios, como mousepads, teclados e mouses;

• Jogos de tabuleiro;

• Quadros e placas.

Ticket médio

• Variável – os produtos voltados para gamers, principalmente por influência do dólar, costumam ser mais caros. Uma boa alternativa para atingir quem tem mais e menos possibilidades para investir nestes artigos é equilibrar produtos mais baratos (como placas e camisetas, por exemplo) com produtos mais caros (como acessórios e jogos em mídia física).

Como falar com este público

• Se para o Cult Geek as referências fazem a diferença, conhecer algumas das gírias do universo dos jogos pode ser um diferencial para seu negócio;

• O site E-Arena reuniu diversos termos do vocabulário gamer que podem te ajudar a se comunicar com este público sem parecer um noob completo.

Dica que vale ouro: Um universo ainda pouco explorado é o dos streamers, jogadores que transmitem suas partidas online. Neste caso, o seu objetivo é atingir o público que acompanha este tipo de transmissão.

Produtos que levam a assinatura de e-atletas (jogadores profissionais de e-sports) e relacionados aos principais campeonatos, como os de League Of Legends, são uma grande oportunidade!


Como você pode ver, lojas do universo Geek se misturam com diversos outros tipos de loja: moda e vestuário, eletrônicos, casa e decoração e diversos outros. O limite é sua criatividade em unir a paixão de um desses nichos com a proposta do seu negócio. Para que você possa começar a estruturar seu negócio, nossa dica é primeiro escolher um desses perfis (aquele que você tenha mais identificação, que apresente uma melhor margem de lucro e que você tenha acesso a bons fornecedores), e em seguida compor um mix de produtos para focar seu negócio.

O que achou do artigo de hoje? Tem algum outro segmento do mercado de e-commerce que você quer saber mais informações e dicas? Deixe nos comentários sua sugestão!