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Como definir um orçamento de marketing eficiente para sua loja virtual

Estratégias de marketing devem ser analisadas com muita cautela para que tragam o resultado esperado sem pesar no bolso da empresa. Com muito estudo, é preciso decidir quais ações realizar. Afinal, são elas as responsáveis por trazer mais tráfego – e, consequentemente, clientes – para a sua loja virtual. Ao construir o seu plano de marketing, é importante levar em conta o preço de cada campanha, ação e ideia para elaborar um orçamento de marketing eficiente.

Por que é necessário fazer um orçamento de marketing?

Se você já se viu frente a uma estratégia de marketing perguntando-se quanto deve investir, isso é sinal de que está precisando elaborar um orçamento de marketing. Essa ferramenta serve para você responder a esta pergunta, além de:

  • Qual é o retorno que eu espero com esta ação?
  • Se investir mais, terei um retorno maior?
  • O valor que estipulei está bom para acelerar os meus objetivos?

Em outras palavras, o orçamento de marketing lhe ajudará a planejar o valor que pode ser investido em ações de divulgação, garantir que a empresa não fique no prejuízo, assegurar um bom retorno do investimento e acompanhar a evolução dessas ações.

Como fazer um orçamento de marketing?

orçamento de marketing

Confira nosso passo a passo para elaborar um orçamento de marketing forte o suficiente para lhe ajudar a alcançar seus objetivos.

1. Aonde quer chegar?

O primeiro passo é definir o seu objetivo. Se você fez seu planejamento financeiro para 2018, já sabe quais são os resultados monetários que a empresa quer alcançar. Assim, basta definir de que forma as ações de marketing vão lhe ajudar a alcançar essas metas.

2. Não dê um passo maior que a perna

Agora, você já sabe qual é o seu objetivo de marketing e onde quer chegar. Só falta descobrir como chegar lá. Por isso, precisa decidir quanto pode investir nessa empreitada. Muitos lojistas começam a investir sem planejamento e essa é a chave para ficar no prejuízo. A dica é analisar os números da sua loja e definir quanto é possível destinar para as ações de marketing. Seja realista. É melhor projetar menos, ver os resultados alcançados e aumentar a verba no meio do caminho do que projetar mais, não ter os resultados esperados e ficar no prejuízo.

3. Olhe para trás

Olhe para as ações que já realizou e o resultado que já obteve. Quais fazem sentido para o seu negócio? Quais trouxeram os melhores resultados? Quanto foi investido em cada uma delas? Métricas como ROI ou Opt-In Conversion Rate lhe ajudarão a ter uma visão melhor do que funcionou ou não. Assim, você poderá estimar com maior precisão o quanto deve destinar para o seu orçamento de marketing.

4. E depois de definir o orçamento de marketing?

Com todos os estudos e análises realizados e orçamento de marketing definido, é hora de direcionar e alocar recursos para cada campanha. Dessa forma, primeiro você deve listar quais ações deseja realizar. Por exemplo, ação de posicionamento de marca, de Dia das Mães, Black Friday, aniversário da loja, aniversário dos clientes e assim por diante. Em seguida, tendo como base o quanto foi destinado para cada ação no ano passado e tendo em vista os objetivos que você deseja alcançar este ano, defina quanto seja destinado para cada uma.

Lembre-se que essa divisão não precisa ser igualitária, ou seja, dividir o orçamento total de marketing pela quantidade de ações a serem realizadas. Cada ação tem seu objetivo e, portanto, o seu peso. É natural que ações com objetivos mais desafiadores recebam maiores investimentos.

Uma estratégia que está presente num passo anterior ao orçamento de marketing e que pode lhe ajudar muito é o plano de marketing da sua loja. Não deixe de ler mais sobre ela e sobre todos os benefícios que pode trazer à sua loja.

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