Blog da Loja Integrada
Como editar fotos para ecommerce e encantar seus clientes

Como editar fotos para ecommerce e encantar seus clientes

Editar fotos para ecommerce não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Veja as nossas dicas e saiba como criar fotos de produto profissionais.

Depois de baixar nosso Manual para tirar fotos incríveis dos seus produtos, montar seu mini estúdio e fazer suas imagens, só resta uma coisa a fazer… Chegou a hora de editar fotos para ecommerce.

A boa notícia é que você não precisa ser especialista em programas de edição pra deixar suas fotos com um ar mais profissional. Hoje, existem várias ferramentas online (inclusive aplicativos para o seu celulare) que podem te ajudar com o serviço e ainda poupar um bom tempo.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe. Os especialistas da Loja Integrada te ajudam!

Separamos abaixo as principais dicas para preparar suas fotos de produtos para vender. Quer saber mais? Confere aí: 

4 aplicativos para editar fotos para ecommerce

Vamos começar dando uma olhada em algumas das ferramentas que você pode usar para edição de fotos. Algumas são mais simples, outras, um pouco mais complexas.

Mas todas têm uma coisa em comum: são opções gratuitas para te mostrar que você não precisa gastar muito na hora de editar fotos para ecommerce! 

1. Photoshop Express

Como imagino que você já saiba, o Photoshop é um dos grandes nomes no mundo da edição de fotos. É uma das ferramentas mais poderosas que existem e, portanto, uma das mais usadas.

Mas não vamos falar sobre o Photoshop hoje, porque provavelmente também é um dos recursos mais complexos.

Em vez disso, vamos indicar o irmão mais novo do Photoshop, o Photoshop Express. Embora não seja tão completo quanto o Photoshop, o Express pode ter tudo de que você precisa ao começar a editar fotos.

O Express é um app para celular, gratuito e muito intuitivo que faz parte da família Adobe Photoshop.

2. Pixlr

O Pixlr é uma ferramenta de edição de fotos online, gratuita e robusta, que pode ser usada no computador ou no app para celular.

O Pixlr tem vários recursos de edição e um ambiente bem fácil para retoques e efeitos rápidos.

O uso do editor é bastante intuitivo, mas você pode assistir a alguns vídeos e ler alguns guias para entender melhor. Ele também possui uma grande biblioteca de tutoriais que você pode consultar pelo canal do YouTube.

3. BeFunky

Esta ferramenta de edição de fotos não é igual às outras. Claro que ela tem as funções de edição regulares, embora em uma versão mais simples (o que pode deixá-lo menos intimidador para as pessoas que não têm familiaridade com tecnologia), mas também tem alguns outros recursos.

O BeFunky é gratuito, com uma opção premium para desbloquear mais funcionalidades e pode ser usado diretamente no seu navegador da web. Ou seja, direto do seu computador. Moleza!

É uma ferramenta divertida e simples de usar. A plataforma conta com uma página de Inspirações, com artigos que dão algumas ideias para estimular sua criatividade. Embora seja em inglês, os posts têm imagens que ajudam a entender o processo.

4. Polarr

Além da versão web, o Polarr é uma ferramenta que também pode ser baixada diretamente para celulares que usam o sistema Android.

Ele permite corrigir cor e iluminação das suas imagens, além de possuir uma série de filtros pré-definidos — o que pode facilitar muito sua vida ao editar fotos para ecommerce.

Isso permite, por exemplo, que você escolha um filtro para deixar todas as suas fotos com a mesma edição e depois corrigir só alguns detalhes. 

Como editar fotos para ecommerce: o básico

Existe uma infinidade de coisas que você pode fazer com uma boa ferramenta de edição em mãos. No entanto, não estamos aqui para te ensinar a ser um editor ou editora profissional, mas para criar fotos de qualidade, de forma eficiente e sem gastar muito (seja tempo ou dinheiro).

Para isso, existem algumas dicas básicas na hora de editar fotos para ecommerce. São elas:

Remover o fundo das suas imagens

Remover o fundo é uma das ações mais comuns ao editar fotos para sua loja virtual — por isso, é recomendável tirar fotos com fundo branco. Assim, você ajudará os clientes a se concentrarem no objeto da foto sem nenhuma distração.

A remoção do fundo também permite alterar a cor (para ajudar a destacar um produto, por exemplo) e manter uma estética limpa e coesa.

Na versão paga do Canva, você consegue remover o fundo das imagens bem rápido, só com um clique. Vale a pena conferir!

Remover sujeiras e imperfeições

Não é preciso dizer que seus produtos precisam estar limpos para sua sessão de fotos. Mas a poeira pode estar lá, e seus dedos também. Por isso, se você notar manchas e impressões digitais, use as ferramentas de edição para retirá-las.

No Photoshop Editor, por exemplo, você tem algumas opções, incluindo a ferramenta Carimbo (Clone Stamp) e a ferramenta Band-aid (Healing Brush).

Mas você não precisa de um editor “avançado” para pequenos retoques. Na verdade, todas as ferramentas que indicamos acima dão conta do trabalho!

Ajustar cores, sombras e brilhos

Uma vez que os fundos são removidos e as manchas corrigidas, é hora de fazer pequenos ajustes para garantir que suas fotos representem os seus produtos da forma mais fiel possível.

O mais importante desses processos é a correção de cores. Ela permite consistência entre as imagens. Além do mais, algumas cores (neons, por exemplo) são mais difíceis de “capturar” em uma fotografia e provavelmente precisarão ser ajustadas.

Mexa no equilíbrio de cores das suas fotos até que elas correspondam às cores do seu produto na vida real. 

Existem também outros elementos que você pode observar em sua ferramenta de edição:

📸O aumento do contraste torna as áreas claras da fotografia mais claras e as áreas escuras mais escuras, criando uma diferença mais marcante entre as duas.

📸O aumento da exposição ou brilho deixa toda a imagem mais clara. Por outro lado, sua diminuição torna a imagem mais escura.

📸Realces ou sombras proporcionam um efeito semelhante ao contraste, mas preservam mais detalhes.

📸Clareza ou nitidez faz com que os detalhes das imagens se destaquem.

Se estiver usando um aplicativo no seu celular para editar, você provavelmente usará controles de deslizar para ajustar esses itens. No computador, você poderá fazer um ajuste mais “refinado”, com maior controle sobre a edição.

Editar fotos para ecommerce não precisa ser complicado — na verdade, pode ser divertido e recompensador. Com essas dicas, você vai conseguir fazer fotos incríveis para aumentar suas conversões e deixar sua loja virtual ainda mais atraente.

Gostou de aprender como editar fotos para ecommerce? E se você ainda não viu nosso ebook especial sobre fotos de produtos, é só clicar no botão e baixar grátis.

Leia mais
Como atrair clientes novos vendendo em marketplaces

Artigo anterior

Como atrair clientes novos vendendo em marketplaces

Leia mais

Próximo artigo

Divulgação de loja virtual: 6 ideias pra arrasar nas vendas

Deixe seu comentário