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Como entregar uma melhor experiência ao cliente no e-commerce em 2019

Mais um ano se inicia e seu e-commerce deve estar sempre atento às novas tendências para que consiga entregar uma melhor experiência ao cliente, de forma inovadora e com excelência, destacando-se entre as demais opções no mercado.

Para isso, diversos aspectos de seu e-commerce devem ser reavaliados, desde o atendimento ao cliente, até o planejamento de suas campanhas de marketing digital ao longo do ano. Se você deseja que 2019 seja um ano de sucesso para seu e-commerce, não deixe de acompanhar nossas dicas!

Utilize mais o chatbot em seu e-commerce

Hoje, sabemos que o chat online é a melhor plataforma de atendimento neste meio, oferecendo velocidade, qualidade e conveniência para os visitantes diretamente de dentro da loja online. Isso não é mais novidade para as pessoas que compram online em 2019.

Porém, uma tendência no atendimento ao cliente para este ano é o aumento do uso da Inteligência Artificial – uma tecnologia que vem se desenvolvendo imensamente nos últimos anos – incorporada no chat online, como é o caso para os Chatbots.

Com os Chatbots, você poderá responder a perguntas frequentes automaticamente, otimizando ainda mais o tempo de resposta além de aumentar a eficiência de sua equipe de suporte, que poderá focar em problemas mais complexos.

Além disso, outro excelente uso para os Chatbots é a configuração de mensagens automáticas, que aparecem para o cliente quando condições específicas forem atingidas. Essa condição pode ser o cliente acessando a página de algum produto, sessão de checkout, o blog do seu e-commerce, etc.

Estes são os convites proativos. Eles utilizam o monitoramento de visitantes para abordá-los com mensagens personalizadas na hora certa, oferecendo assistência, descontos, informando sobre promoções e chamando para o chat.

Tenha ainda mais atenção nos clientes mobile

De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, em 2018, o tráfego online via dispositivos móveis já acontecia por mais de 52% dos usuários. E claro, a tendência é que este número continue aumentando em 2019, considerando a evolução destes aparelhos e as novas tecnologias que trazem consigo.

Por isso, além de oferecer uma loja online que seja inteiramente compatível com estes dispositivos, é importante que você aumente ainda mais o foco nos clientes mobile, oferecendo uma plataforma de atendimento mobile, como o chat online, além de mais conveniência.

Muitos e-commerce estão inclusive desenvolvendo seus próprios aplicativos para oferecer descontos e uma experiência diferenciada para os clientes mobile. Lembre-se, usuários de dispositivos móveis são ainda mais exigentes quanto a agilidade do atendimento, que pode ser realizado via chat ou por voz, através de ferramentas como o Callback, além de serem sensíveis à navegabilidade de sua página.

Produza conteúdo original e com mais ênfase nas redes sociais

Este ano nós veremos mais e-commerces produzindo conteúdo original e de qualidade, especialmente em vídeo, trabalhando com foco nas principais redes sociais, como o Instagram e Facebook.

Especialmente com o recém lançamento do Instagram Shopping, permitindo que donos de e-commerce consigam fechar vendas diretamente a partir da rede social, seu negócio deve colocar ainda mais atenção nas campanhas para este público, visando a captação de novos leads e buscando trazê-los para a loja.

Trazer o aspecto social para sua empresa é uma das tendências que permite que seu e-commerce seja realmente capaz de conectar-se verdadeiramente com os clientes. Procure entender ainda mais as preferências, interesses e o comportamento de seu público alvo nas redes sociais, para que suas campanhas de marketing e conteúdo sempre sejam atuais, relevantes e realmente engajadores.

Ofereça maiores possibilidades de personalização para o cliente

Permitir que seus clientes possam personalizar sua experiência de compra é uma tendência que vêm se fortalecendo nos últimos anos. Em 2019, podemos inclusive observar o aumento do uso de tecnologias como a realidade virtual e realidade aumentada no e-commerce, para que o cliente sinta-se ainda mais confortável com sua decisão de compra.

Mesmo que isso esteja fora de seu escopo, o importante é fazer com que o cliente possa decidir como quer o seu produto, quando e onde quer recebê-lo, seja em casa ou na loja física, assim como quais formas de pagamento gostaria de utilizar.

Oferecer maiores possibilidades de personalização em suas ofertas e serviços, além de seu atendimento, é uma excelente forma de diferenciar-se de seus concorrentes e ganhar maior destaque em seu nicho de mercado.

Planeje melhor suas campanhas de marketing digital e solicite feedback

Para entregar uma melhor experiência ao cliente, é importante ter ainda mais atenção no planejamento de suas campanhas de marketing digital, em conjunto com sua estratégia de vendas.

Trabalhe de forma inteligente e focada no cliente, considerando as principais datas comemorativas, as oportunidades nas redes sociais, diferentes formas de inovar seus serviços e ofertas, sempre utilizando o atendimento para reforçar suas campanhas e captar o fluxo de visitantes direcionados para sua loja online.

Além disso, é importante utilizar seus canais de comunicação para solicitar e avaliar o feedback de seu público. Acompanhe de perto os comentários nas redes sociais, avaliações do atendimento realizado no chat online, assim como as críticas feitas em relação aos seus produtos, serviços ou sistemas e utilize estes dados para realizar melhorias e ajustar suas estratégias.

Utilize uma plataforma de atendimento omnichannel e fique atento à satisfação dos clientes

O atendimento online é um dos pontos mais fortes no que diz respeito à experiência de compra em seu e-commerce e a satisfação do cliente.

Seu e-commerce deve estar pronto para oferecer um atendimento omnichannel em 2019, fazendo com que seus clientes não consigam diferenciar o virtual do real, ou mesmo perceber interrupções entre o atendimento realizado por seus representantes nos diferentes canais disponíveis.

O omnichannel é o futuro da comunicação no e-commerce, possibilitando uma maior integração entre as redes sociais, e-mail, telefone, chat online e até mesmo a loja física, de modo a fortalecer o foco no cliente e oferecer uma experiência realmente personalizada para cada venda.

Para atingir isso, opte por utilizar uma plataforma de atendimento omnichannel, como o JivoChat. Ele permite que você una seus canais de comunicação, como o Facebook, e-mail, telefonia e até mesmo outros aplicativos mensageiros em uma única ferramenta de atendimento profissional e de qualidade. E claro, ele pode ser instalado facilmente em sua Loja Integrada.

Parceiro:
JivoChat - um aplicativo para conversar com seus visitantes através de chat online
https://www.jivochat.com.br/
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