Como fazer SEO na Loja Integrada

Nós da WebPeak prestamos atenção no que você, lojista da LI, realmente sente dificuldade e tentamos solucionar este problema.

Isso está em nossa essência: de fato gostamos de compartilhar conhecimento.

Por isso, decidimos criar um conteúdo especial para os lojistas da Loja Integrada e ensinar de uma vez por todas Como fazer SEO na Loja Integrada.

Aqui você poderá encontrar alguns termos técnicos que ainda não conheça, mas não desanime e não deixe de buscar no Google por esses termos, ou no Fórum da WebPeak, onde temos um glossário completo de termos relevantes para SEO.

Então, vamos ao que interessa?

O que é SEO?

SEO é a otimização para buscadores, um conjunto de técnicas para aumentar o índice de qualidade de suas páginas a partir de otimização de fatores internos e externos.

SEO é gratuito e pode trazer maior visibilidade ao seu site nos buscadores. O melhor de tudo é que você não paga pelo clique que recebe (:

Os algoritmos de pesquisas não são abertos ao público, porém explicaremos técnicas eficazes de SEO e pontos negativos que podem ser penalizados por ferramentas de busca.

Tudo isso, é claro, pode ser feito a partir dos insights da Ferramenta de SEO da WebPeak!

Os fatores internos (controláveis pelo gerenciador de página) e externos (não controláveis) são igualmente importantes para alcançar melhores posições nos motores de busca, por isso, é importante balancear o conteúdo, a qualidade e arquitetura com a confiabilidade, respostas de mídias sociais e links externos (backlinks).

A Ferramenta de SEO da WebPeak faz uma auditoria completa em seus links e também nos links dos concorrentes, com o Espião de Backlinks, que mostra exatamente onde esses links estão, para que você possa criar links contextuais, que irão elevar muito o seu alcance online.

Principais Fatores SEO Loja Integrada

A Loja Integrada atende diversos fatores de SEO com extrema qualidade e conta com cases de primeira página em diversas lojas.

Sem dúvida alguma a Loja Integrada é uma das principais plataformas de e-commerce do Brasil quando o quesito é tecnologia.

Os principais Fatores são:

Antes disso…

Acesse sua plataforma e adicione (ou altere) um produto.

Observação: As informações de SEO, serão inseridas após esse passo.

Dentro da Ferramenta de SEO da WebPeak, em seu projeto, Dashboard de Projeto > Ferramentas de Palavra chave > Receba Sugestões de sua Pesquisa

Ao clicar, você será direcionado a uma página com um campo para pesquisar palavras-chave.

Insira a palavra-chave que você deseja, pode ser o nome do produto.

Ao clicar em pesquisar será exibido resultados informando o quanto determinada palavra-chave é relevante para você competir.


Mas o que considerar para determinar se a palavra-chave é realmente boa para ser trabalhada?

Considere o maior volume de buscas e o maior KEI!

Fatores mais relevantes:

  • Buscas locais: opte pelos termos com as maiores buscas;
  • Lance de seus Competidores: dê preferência aos termos com menor lance competidor;
  • Tendência de pesquisa: analise se os usuários fazem pesquisas com essa palavra-chave;
  • KEI (coeficiente de pesquisa): média das maiores buscas locais + menor concorrência possível = mais chances de conversão.

Lembre-se que para ter uma boa palavra-chave é necessário um KEI maior que 0.01 e uma busca local maior que 50, com o menor lance competidor possível.

Agora que você encontrou a palavra-chave ideal, pode partir para a otimização da página. Acesse sua plataforma e adicione (ou altere) um produto.

Observação: As informações de SEO, serão inseridas após esse passo.

Como fazer SEO na Loja Integrada?

Agora que você já sabe tudo sobre SEO, é hora de fazer as correções dentro do seu painel na Loja Integrada.

1 – Nome do Produto: O nome do produto é uma das áreas mais sensíveis para SEO, então seja cuidadoso com essa escolha. Na Loja Integrada, o título <h1> será inserido automaticamente e será o nome do produto.

2 – URL do produto: Todos os buscadores priorizam URLs amigáveis, por isso evite URLs com uma sequência infinita de traços, caracteres especiais e nomes que possam ser ambíguos. Como dissemos anteriormente, na Loja Integrada o seu URL é o próprio nome do produto, mas você pode editá-lo, se preferir. Certifique-se que a estrutura de URL escolhida evidencie o que o produto realmente é.

3 – Informações Gerais: Dados como medidas, tamanho, peso e quaisquer outros aspectos relevantes ao produto que você vende, devem ser incluídos nas informações gerais. Coloque-se no lugar dos clientes e reflita se toda a informação necessária está sendo disponibilizada de maneira clara.

4 – Descrição Completa: A descrição completa de seus produtos da Loja Integrada é uma área muito importante para a otimização orgânica. Nela você pode inserir títulos, links internos, imagens e atributos importantes para o SEO. Aqui você deve dar todas as referências que seu cliente precisa, criando descrições completas e evitando que o cliente vá ao concorrente para tirar dúvidas.

Otimize as imagens que inseriu na descrição, especialmente o atributo ALT (texto alternativo), que deve conter a palavra-chave da página. Assim, as imagens da página podem aparecer no Google Imagens, por exemplo.


5 – Meta Tags: Abra a guia “Otimização para Buscadores (SEO)” e preencha o Tag Title e a Tag Description como indicamos aqui neste conteúdo. É muito simples!

Lembre-se de todos os fatores de SEO

Robots.txt

Esse arquivo deve ser adicionado na pasta raiz do site e é o primeiro arquivo que os crawlers de busca procuram em um site. Nele você pode escolher os diretórios e arquivos que você deseja excluir das ferramentas de busca. O uso mais comum é evitar indexação de páginas logadas ou que possuam arquivos privados.

Por se tratar de um arquivo MUITO importante, você deve ter muita atenção com a maneira que ele é configurado. Mas não fique preocupado, pois a Loja Integrada cuida muito bem deste arquivo, e tem as principais linhas para garantir o funcionamento.

Para vê-lo, digite: http://www.sualoja.com.br/robots.txt

É importante linkar o seu Sitemap no arquivo Robots.txt.

Sobre o Sitemap, falaremos a seguir 🙂

Sitemap

É um arquivo no formato . XML, ou . XML.GZ, que contém uma lista com as páginas (URLs) do site. Ele funciona como um mapa que irá ajudar e guiar os crawlers, ou os usuários, a navegar e encontrar as páginas relevantes da loja.

Mas como o arquivo robots.txt, ele é gerado automaticamente pela Loja Integrada e até o momento não temos nenhum report de erro 🙂

Observação: Você não pode manipulá-lo, mas deve enviar para o Google com a Search Console, vamos falar disso a seguir.

Conheça a Ferramenta de SEO da WebPeak!

Além disso tudo, a Ferramenta de SEO WebPeak traz métricas do Moz e do Alexa, independente do plano que você escolher. Temos as ferramentas completas para que você acompanhe suas páginas, descubra os segredos e palavras-chave dos competidores, verifique o posicionamento de suas páginas em relação às dos concorrentes e muito mais.

Sem dúvidas, vai elevar a qualidade de suas páginas e alavancar suas vendas na Loja Integrada!

Não sabe fazer SEO? Só a Ferramenta de SEO da WebPeak tem suporte real-time em português e uma base de conhecimento completa com tutoriais para fazer a otimização de seus produtos.  Tudo isso a partir de uma assinatura e pagamento em REAIS! (:

Aproveite e conheça nossos planos!

Leia mais

Artigo anterior

Processo de precificação: Você está fazendo precificação errado!

Leia mais

Próximo artigo

7 recursos do chat online que te ajudam a conquistar mais clientes no ecommerce

Deixe seu comentário