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Como ganhar visibilidade com backlinks para loja virtual

Estar em evidência é o desejo de todos os lojistas. Afinal, mais visibilidade faz com que mais pessoas conheçam e se interessem pela loja, e isto está diretamente ligado com o potencial de conversões da loja. A estratégia de backlink pode lhe ser muito útil nesse sentido. Confira agora como ganhar visibilidade com backlinks para loja virtual.

O que são backlinks?

Em tradução livre, backlinks são links ou vínculos de retorno. Em outras palavras, são páginas que contêm links direcionando para algum ponto da sua loja virtual. Essa prática também é chamada de link building.

Quais são as vantagens dos backlinks?

Ter sites externos apontando para o seu e-commerce fortalece o seu negócio. Confira alguns benefícios dos backlinks:

1. Melhorar o ranqueamento da página

Aos olhos dos buscadores, se há páginas apontando para outra, isso significa que essa página é confiável. Ou seja, se há várias páginas apontando para um conteúdo, isso significa que ele é relevante. Logo, merece ser bem classificado nos resultados de busca.

2. Aumentar o tráfego

Com páginas externas apontando para o seu e-commerce, há mais portas pelas quais os usuários podem chegar à sua loja. Com mais portas, mais tráfego e, consequentemente, mais chances de conversão.

3. Aumentar as chances de atração

Como você estará recebendo mais pessoas na sua loja, oferecendo um conteúdo bacana, você dará a elas motivos para permanecer e fidelizar.

4. Ser referência no seu mercado

Se uma pessoa está pesquisando por um assunto e encontra uma página citando o seu site como fonte de referência naquele tema, você ganha notoriedade na área.

Cuidados para ganhar visibilidade com backlinks

Você só poderá usufruir dos benefícios dos backlinks citados acima se tomar alguns cuidados. São eles:

1. Ter apenas sites confiáveis apontando para o seu site

Se forem sites irrelevantes e/ou com conteúdo que utiliza técnicas de black hat – técnicas de SEO abusivas –, os buscadores podem notar e penalizar o seu site no rankeamento.

2. Saiba o que levar em conta na hora de escolher os sites que apontarão para o seu

Não escolha os sites pensando apenas na quantidade de usuários que eles possuem. Leve em conta também a autoridade deles em determinado assunto (as pessoas confiam no que é postado por eles?), se eles falam com o público que você quer atingir e se eles são preparados para receber acessos mobile.

3. Não esqueça de medir

Monitore os acessos que chegam graças a links externos. Dessa forma, vocês saberá quais são os seus maiores parceiros nessa estratégia. Além disso, é importante monitorar a jornada que os usuários oriundos deste tipo de acesso percorrem. Assim, você saberá não só quais sites trazem mais pessoas para a sua loja, mas também quais trazem mais pessoas que convertem.

Como usar backlink na loja virtual?

Há algumas ações que você pode tomar para aplicar técnicas de backlink na sua loja virtual.

1. Criar um conteúdo fantástico

Um conteúdo incrível e inédito sobre determinado tema é a fórmula para que outros sites citem o seu espontaneamente.

2. Ir atrás de quem poderia linkar o seu conteúdo

A segunda forma é buscar portais, blogs e outros sites que possam ter interesse em citar o seu conteúdo nas páginas deles. Para isso, você precisará:

  • Listar os sites relevantes;
  • Buscar o contato (ou quem tenha o contato) de quem é o responsável pela criação e edição de conteúdo destes sites;
  • Elaborar um conteúdo relevante para este site – que tenha a ver com o mercado dele, por exemplo;
  • Entrar em contato com o responsável e abordá-lo sobre a possibilidade de uma parceria.

Com estas dicas você conseguirá ganhar visibilidade com backlinks para o seu site. As dicas do Guia essencial de networking para negócios online (inserir link) podem lhe ajudar a efetuar esta abordagem. Boa sorte!

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