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Inteligencia Artificial

Como melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce

A transformação digital já é uma realidade e as compras online já são preferência de grande parte dos consumidores. Nesse contexto, a experiência do cliente ganha ainda mais importância, trazendo novos desafios para o comércio eletrônico.

Nesse sentido, o e-commerce precisa buscar meios para proporcionar a melhor experiência do cliente, se possível, superando a que ele teria ao comprar em uma loja física. 

Formas para melhorar a experiência do cliente no e-commerce

Algumas ferramentas e recursos podem ser utilizados garantir uma boa experiência do cliente no e-commerce:

Usabilidade de navegação

Vamos recorrer ao exemplo de uma loja física: imagine uma loja de departamentos onde tudo é desorganizado! Artigos de cama, mesa e banho misturados com os utensílios de cozinha e brinquedos.

Certamente essa não é uma cena que sindica uma  boa experiência de compra para o cliente. Certo? O mesmo vale para o e-commerce.  O site precisa ser muito bem organizado para o consumidor encontrar aquilo que deseja comprar, de forma fácil e rápida. Essa é uma atribuição da usabilidade.

Inteligência artificial

A inteligência artificial também deve ser utilizada para proporcionar uma boa experiência para os usuários do e-commerce. Por meio de sistemas inteligentes, é possível monitorar a loja virtual e identificar os motivos que geram abandono de carrinho, por exemplo.

Além disso, recursos como Big Data ajudam a perceber outros padrões de comportamento, assim como permitem o reconhecimento de erros e oportunidades de melhoria no processo de venda, cálculo do frete etc. Tudo isso é feito por meio de programas que usam inteligência artificial.

Vendedor virtual

Os vendedores virtuais também são uma tendência no e-commerce, que pode melhorar a experiência de compra do usuário. Um bom exemplo dessa aplicação da tecnologia é o caso da assistente virtual na figura da personagem Lu, do Magazine Luiza. Trata-se de uma vendedora que atende os clientes na loja virtual e ainda faz interações nas redes sociais.

Na prática, vendedores virtuais podem ser desenvolvidos por meio de recursos híbridos, mesclando o trabalho de robôs e seres humanos em chats no e-commerce. 

Realidade virtual e realidade aumentada

Vivenciar experiências com um produto é o que mais motiva o consumidor a comprar de uma loja física e não em um e-commerce. 

No entanto, já é possível simular o uso de alguns produtos no e-commerce por meio de recursos de realidade virtual e realidade aumentada. Essa possibilidade já se aplica à compra de mobiliário, itens de moda e acessórios, como óculos de Sol, por exemplo.

Tecnologias logísticas

As tecnologias referentes à logística também proporcionam uma experiência agradável aos clientes de lojas virtuais. O rastreamento de objetos em tempo real é uma das vantagens dessa vertente. 

Já é possível enviar notificações para os clientes via SMS, e-mail e WhatsApp, informando sobre o status de envio, postagem e entrega, por exemplo.

Recomendação inteligente

Um dos principais recursos para melhorar a experiência do cliente é a recomendação inteligente. Com essa tecnologia, a partir de informações sobre o interesse do usuário, é possível  exibir os produtos de forma estratégica na loja online, personalizando a vitrine do e-commerce para cada consumidor.

Agora que você já sabe como melhorar a experiência do cliente no e-commerce, saiba como atrair mais pessoas até a loja virtual: aprenda como criar uma campanha de Google Ads para lojas online.

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