Blog da Loja Integrada

Como montar um mix de produtos ideal para seu negócio online

Montar um mix com mais produtos nem sempre é uma boa ideia. Muitos lojistas tomam esta decisão com o intuito de aumentar as vendas, mas o tiro pode sair pela culatra. Dar muitas opções ao consumidor pode não ser a forma ideal de atrair o cliente, pois pode gerar indecisão e acúmulo de estoque. No texto de hoje, vamos aprofundar este tema para descobrir qual é a melhor opção para o seu acervo de produtos.

O que é um mix de produtos?

É o catálogo de produtos que a loja vende. A ideia é montar uma combinação de produtos que atenda às necessidades dos seus consumidores. Ou seja, que entregue a eles apenas e exatamente os produtos de que eles precisam.

Por que mais produtos não é igual a mais vendas?

Mais produtos nem sempre estão diretamente ligados a um aumento de vendas. O que acontece é que, com muitas opções para escolher, os consumidores podem até navegar mais pela loja e passar mais tempo explorando todas as opções de produtos. No entanto, poucos efetuam, de fato, a compra. O problema está justamente no excesso de opções. Isto deixa os consumidores um pouco perdidos e confusos com relação ao que levar. A decisão natural é simplesmente não levar nada ou deixar para depois.

Além disso, há outro problema recorrente: o excesso. Com um mix de produtos variado demais, o resultado pode ser não conseguir vender todos eles, como vimos acima, e a consequência é o acúmulo de itens em estoque. Como sabemos, um estoque lotado é a consequência perfeita para um prejuízo, podendo até mesmo levar à falência — leia o nosso post sobre Gestão de estoque para e-commerce para saber mais sobre o tema.

Então, qual é a melhor opção?

Tendo em vista este cenário problemático, hora de partir para a solução. Ou melhor, as soluções. Confira abaixo qual é a melhor opção para o seu mix de produtos.

Não ter mais nem menos produtos que o necessário
Como vimos, ter mais produtos que o necessário gera indecisão e um possível prejuízo para a loja. Por outro lado, ter produtos de menos também não é a melhor saída. Este cenário não lhe permite:

Alcançar outros nichos e expandir o mercado de atuação.
Com um mix variado, você pode alcançar perfis diferentes de consumidores, além de:

Ter uma lucratividade mais estável.
Alguns produtos possuem uma margem de lucro maior que outros. Se, num certo período, apenas os produtos de margem menor forem vendidos, você terá um lucro muito pequeno. Por isso, é interessante ter um mix de produtos variado para que, no final das contas, produtos de maiores e menores margens de lucro sejam vendidos e você tenha uma lucratividade mais estável.

O ideal, então, é encontrar um equilíbrio. Nem mais produtos nem menos que o necessário.

Ajude o cliente a escolher o produto
Auxilie a tomada de decisão do consumidor. Como? Confira algumas sugestões:

Dê sugestões de produtos
De acordo com o produto que o seu visitante visualizar, apresente outras sugestões que podem ser relevantes para ele. Isso lhe ajudará a ver mais produtos relacionados e, logo, tomar uma decisão de forma facilitada.

Dê muitas informações sobre o produto
Como sabemos, na loja online não há um vendedor para guiar o consumidor na tomada de decisão. Dessa forma, capriche nas informações que são entregues ao consumidor para que ele esteja munido de todas as informações necessárias para efetuar a compra. Não economize em tutoriais, manuais e/ou vídeos demonstrativos.

Compare produtos semelhantes e ressalte as diferenças
Se você possui produtos que têm funções parecidas, por exemplo, uma ideia é compará-los e destacar suas diferenças. Torne esse processo dinâmico e leve, com imagens, cores e uma linguagem clara.

Suponha que no seu petshop você tem três tipos de areia para gato. Um dos tipos pode ter grãos maiores, outro ter maior durabilidade e outro ser biodegradável. Mostre isso ao cliente de uma forma de fácil visualização e entendimento, com uma tabela ou um infográfico!

Apresentação do produto
Por fim, capriche na apresentação do produto. Como o consumidor não poderá tocar, sentir nem provar o produto antes de comprá-lo e recebê-lo, apresente o produto da melhor maneira possível. Então, use imagens com boa resolução, permita o uso do zoom no produto, ofereça uma tabela de medidas, se for o caso, e/ou fotos com outras pessoas utilizando o item para o consumidor ter mais noção da dimensão e forma do produto.

Já sabe como montar o seu mix de produtos? Continue se aprofundando na dica sobre a apresentação do produto com o texto Passo a passo para apresentação de produto em loja virtual.

 

Leia mais

Artigo anterior

Como priorizar tarefas para otimizar processos do seu negócio

Leia mais

Próximo artigo

Loja nova: como conquistar a confiança dos clientes?

Deixe seu comentário