Você sabe como montar uma loja virtual? Neste conteúdo vamos te mostrar o passo a passo para criar seu ecommerce e começar a vender bem rápido.

Diante do cenário que estamos vivenciando, após a pandemia da covid-19, as pessoas foram obrigadas a se reinventar. Entre as principais mudanças no comportamento dos consumidores que ocorreram nessa fase, podemos destacar o grande aumento das compras online.

Por isso, é importante entender como montar uma loja virtual — afinal, essa pode ser considerada uma das melhores estratégias para o varejo na atualidade.

Neste post, vamos mostrar como montar uma loja virtual, quais são as principais configurações em uma loja virtual e qual é o melhor momento para colocar o ecommerce no ar. Além disso, preparamos um checklist para você saber se está tudo bem encaminhado. Confira!

Do que preciso para montar uma loja virtual?

Montar uma loja virtual não é complicado, mas é importante ter um bom planejamento. Diferente de abrir uma loja física, não é preciso se preocupar com o ponto de venda, mas existem outros requisitos bem importantes. Entre eles está a escolha de uma boa plataforma de ecommerce. Veja como preparar a base antes de abrir o seu ecommerce:

Estudar o mercado

Faça uma pesquisa para entender quem são os seus concorrentes, como eles agem, pensam e se destacam no mercado. Além disso, descubra as lacunas: o que está faltando nessa área para a sua empresa suprir.

Descobrir quem é o seu público

Você deve conhecer a fundo quem é o seu público, como ele toma a decisão de compra, suas necessidades e como a sua empresa atende às suas demandas. Vale a pena criar buyer personas para se aprofundar nesse estudo.

Definir um bom sistema de fornecimento, logística e distribuição

Para o sucesso do seu negócio, é fundamental ter uma gestão de estoque bem estruturada e parceiros confiáveis para realizar as entregas. Além, é claro, de fornecedores de qualidade.

Criar um plano de negócio

É um documento que organiza todas as informações, perspectivas e objetivos do seu empreendimento. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem um manual e muitos materiais didáticos sobre a criação de um plano de negócio que podem te ajudar.

E a formalização da empresa… Preciso de CNPJ?

Uma dúvida bem comum entre lojistas iniciantes. No início, não, e muitos empreendedores abrem um ecommerce como pessoa física. Porém, depois de um tempo, para se ter um negócio sólido e profissional, a regularização vai ser necessária.

Algumas pessoas enxergam o ecommerce como renda secundária ou temporária, e seguem de modo informal. Mas existem vários benefícios que a formalização pode trazer para o seu negócio. Abrir um CNPJ te habilita a emitir notas fiscais, o que amplia as suas possibilidades de negócios.

Além disso, fica mais fácil conquistar a confiança dos clientes, que vão se sentir seguros em comprar de uma loja profissional. >> Confira nosso conteúdo dedicado ao assunto:

✏️Preciso ter um CNPJ pra abrir uma loja virtual?

Escolher uma boa plataforma de ecommerce

Esta etapa é fundamental, pois é o espaço que abrigará a sua loja virtual. Alguns pontos a observar:

  • Site seguro e design responsivo.
  • Opções de personalização para deixar a loja com a cara da marca.
  • Funcionalidades para gerenciar seus produtos, vendas e estoque.
  • Capacidade de expansão, conforme o crescimento do seu negócio.
  • Suporte e materiais de apoio.

A Loja Integrada oferece todos esses benefícios e, por isso, é a escolha ideal na hora de montar uma loja virtual.

Primeiros passos para montar uma loja virtual na Loja Integrada

Depois da parte de pesquisa e planejamento acima, vamos à parte prática. Na LI, temos 5 passos básicos para você começar a vender:

  1. Faça seu cadastro
  2. Adicione produtos
  3. Escolha formas de pagamento
  4. Selecione formas de envio
  5. Comece a vender

É simples e rápido. Além disso, a LI é muito completa e tem tudo de que a sua loja virtual precisa.

➡️ Acompanhe suas vendas detalhadas: sua loja será elaborada conforme as suas regras e dá para acompanhar suas vendas em detalhes. A LI possui recursos de venda (como ranking de faturamento e diário de bordo); recursos de produto (como listar produtos e sua loja no Google); recursos de marketing (como cupons de desconto e frete grátis); recursos de aparência (como personalização e versão mobile); recursos de pagamentos (como checkout transparente e pagamento na entrega); recursos de envio (como acrescentar valor ao frete e contrato com os Correios); e recursos de aplicativos (como e-mail marketing e Google Analytics).

➡️ Serviços do seu jeito: você pode contratar serviços do seu jeito, e indicamos empresas parceiras que te ajudam a crescer, com serviços de customização, temas prontos, criação de loja e ferramentas de marketing.

➡️ Layouts atraentes: nós ajudamos a deixar o seu site lindo, utilizando temas profissionais que deixam sua página nos trinques.

➡️ Funções especiais: você pode integrar aplicativos que melhoram o seu atendimento, a experiência do cliente, as formas de pagamento, o frete, a gestão, o marketing e até suas vendas.

➡️ Troca de experiências: você pode trocar experiências com lojistas reais na nossa comunidade, onde os empreendedores interagem e crescem juntos.

➡️ Suportes variados: temos vários canais de atendimento, FAQs e recursos de ajuda, para você não ficar na mão.

➡️ Conhecimento sobre vendas: você ainda pode ganhar confiança, capacitar-se e aprender muito com nossos materiais educativos. A LI possui mais de 400 vídeos e dicas sobre vender na internet, além de todos os conteúdos aqui no blog da LI.

Checklist para saber se está tudo ok: o que preciso verificar?

Para facilitar ainda mais o seu aprendizado de como montar uma loja virtual, confira abaixo uma checklist com o que você precisa verificar antes de colocar a loja no ar.

  • Cadastro na plataforma de ecommerce
  • Seleção de meios de pagamento
  • Seleção de modelo de entregas
  • Configuração de recursos
  • Cadastro de produtos
  • Verificação de estoque
  • Personalização da loja virtual

Pronto!

Depois de todos os passos, você já pode colocar a sua loja no ar e começar as vendas. E você não precisa pagar nada para começar a sua loja na LI. Quando o negócio crescer e você tiver segurança, é só trocar para um dos vários planos da Loja Integrada.

Gostou das dicas sobre como montar uma loja virtual? Então que tal criar o seu ecommerce agora?


administrator

Comunicóloga, especialista em marketing digital, que descobriu no ecommerce um mundo a ser explorado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *