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Como o posicionamento de marca pode aumentar as vendas da sua loja virtual

O desafio constante de todo empreendedor é conquistar seu espaço. Com a popularidade da internet e o crescimento do e-commerce, muito mais importante do que pensar na estética da loja virtual é entender como ela é percebida pelos clientes. No post de hoje, você vai saber como o Branding pode ajudá-lo a construir a imagem da sua marca e aumentar as vendas da loja virtual. Mas, inicialmente, vamos discorrer brevemente sobre esse conceito.

Branding

É a maneira como o consumidor vê a sua marca. Muito além do logo, ou do design, o processo de Branding é feito por meio de um conjunto de estratégias de conceituação e planejamento: desde as imagens que sua empresa usa nas redes sociais até a maneira como o atendimento responde ao cliente. Seu objetivo? Construir uma impressão positiva da marca, por meio da associação de todas as experiências que o consumidor teve em relação a ela.  

Por que Branding é importante? 

Fortalece o DNA da sua marca

Marcas criam mensagens que os clientes reconhecem. Em um ambiente cheio de comunicação, as marcas precisam, com mensagens consistentes, se destacarem da concorrência. Geralmente, elas estão interligadas com a estratégia de marketing da empresa, que pode ser intangível e tangível.

Elementos de marca intangível: relacionados à promessa que a empresa deseja cumprir com o cliente, personalidade, posicionamento e emoção.

Elementos de marca tangíveis: representados por símbolos de identificação, tais como logotipos, gráficos, cores e sons.

Todas as experiências fornecidas pela sua marca vão contar uma história para o consumidor.  Saber qual espaço você quer ocupar ajudará seu e-commerce a estabelecer metas e novas estratégias para aumentar as vendas da loja virtual.

Ninguém é como você 

Você não precisa ir muito longe para testar o poder do Branding. Em que loja você pensa quando precisa comprar um livro? Qual a provável marca do seu próximo celular? Precisando de um eletrodoméstico, qual a primeira loja virtual pesquisada? Todas as marcas que você pensou representam um bom trabalho de Branding, pois elas construíram um posicionamento tão eficiente que você não consegue esquecê-las.

E com você? De que forma sua marca pode se posicionar, a ponto de ser lembrada pelos consumidores? O ponto de partida é saber as respostas das seguintes perguntas-chaves:

  • Quem é seu público-alvo?
  • Quais desejos do seu consumidor a marca vai atender?
  • O que mais fará o seu cliente comprar de você?
  • Quem é o principal concorrente?
  • O que te diferencia desse concorrente?

Em um mercado saturado de opções, conhecer cada uma dessas respostas ajudará a posicionar sua marca e aumentar as vendas da loja virtual. Mas fique atento: em nada adiantará ter as respostas se você não aplicar as seguintes medidas no posicionamento dela:

Conheça o público-alvo: o primeiro passo para formular a estratégia de Branding é um extenso trabalho de pesquisa. É preciso descobrir quem é o público- alvo do seu negócio e pontuar, com o máximo de detalhamento, as características desses grupos. Busque informações gerais como faixa etária, gênero, localização geográfica e também dados mais subjetivos como necessidades, objetivos e gostos particulares. O Google disponibiliza ferramentas gratuitas que mensuram essas respostas. Um bom caminho é adotar o Google Analytics em sua estratégia de observação.  

Defina a identidade: após determinar o público-alvo é hora de esclarecer qual a melhor maneira de atingi-lo. Suas atenções precisam estar focadas na linguagem e na imagem do site. Acredite, uma estratégia bem configurada nessa etapa do caminho vai ajudá-lo a aumentar as vendas da loja virtual. O logotipo que identifica a empresa, por exemplo, não pode ser desalinhado nem precisa ser uma obra de arte. Ele deve transmitir o que seu e-commerce pretende vender. Para isso, a tipografia pode ajudá-lo: aposte em fontes legíveis e coerentes com a imagem da empresa. Se você vende produtos para crianças, por exemplo, uma fonte descontraída é uma solução a ser considerada:

texto aumentar as vendas da loja virtual

 

Mas se o e-commerce é voltado para artigos esportivos norte-americanos, atente-se às opções que transmitam essa ideia:

texto dois aumentar as vendas da loja virtual

Outra dica são as fontes serifadas que trazem uma noção mais clássica e rebuscada para o seu logo:

texto tres aumentar as vendas da loja virtual

 

O conceito é diferente das fontes sem serifa, que são mais claras e praticadas em contextos modernos:

texto quatro aumentar as vendas da loja virtual

Existem sites que permitem testar diferentes tipografias. DaFont e o Google Fonts são os mais conhecidos.

Brand Sensorial: de acordo com o escritor dinamarquês Martin Lindstrom, considerada uma das 100 pessoas mais influentes no mundo, existem regras de Brand Sensorial que devemos levar em conta, principalmente em um mundo que tende a ver as marcas quase como religiões. A título de curiosidade, Brand Sensorial é o conjunto de percepções sensitivas que envolvem uma marca, baseado nos cinco sentidos: visão e audição, os mais comuns, além do tato, paladar e olfato. Trabalhar com todas essas sensações, criando um envolvimento emocional e direto com o público ainda é um desafio para a maioria das empresas. Mas o seu e-commerce pode tentar aplicá-las para aumentar as vendas da loja virtual.

Conheça alguns preceitos do Brand Sensorial que vão ao encontro das estratégias de Branding:

Visão clara: seus consumidores devem ter compreendimento da sua marca, seus objetivos e sua identidade. Só assim poderão pregar os valores de maneira correta. Em qual circunstância eles falam sobre sua loja, o que eles dizem condiz com a imagem que você quer passar?

Histórias: quando você conta histórias, você consegue transmitir emoções, ensinamentos, prender a atenção e despertar a curiosidade de quem as acompanha.

Apelo sensorial: estimule ao máximo os cinco sentidos de quem acompanha sua marca para que a experiência seja ainda mais imersa: seja por meio de uma música, tato ou paladar. Uma dica para aumentar as vendas da loja virtual é entregar os produtos do e-commerce acompanhados de um aroma marcante e único, e que traga à memória de quem abre a caixa uma experiência que só a sua empresa proporciona.

Rituais: o desafio aqui é fazer o consumidor passar por todas as etapas dos rituais de consumo de maneira tão prazerosa e marcante que o faça querer sempre repetir, não só pelo produto final, mas para aproveitar a experiência.

Símbolos: um logo, quando bem feito, consegue traduzir a identidade da marca de maneira subjetiva e ao mesmo tempo ser memorável.

Mistério: responda agora: como é possível que os resultados do Google sejam tão rápidos? Quantos rumores e boatos você já ouviu em torno dos novos produtos da Apple na internet? Qual será a famosa fórmula secreta da Coca-Cola? Não existe nada que prenda mais a curiosidade de uma pessoa do que um bom mistério.

Tornar-se uma marca inesquecível não é a tarefa mais fácil do mundo. Mas com as dicas que trouxemos hoje, não há dúvidas de que seu e-commerce está a um passo de se tornar aquela marca desejada pelos clientes e preparada para aumentar as vendas da loja virtual.

 

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