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Como recuperar venda de carrinho abandonado

Como recuperar venda de carrinho abandonado: ferramentas pra turbinar seu ecommerce

Você sabia que no Brasil pelo menos 82% dos clientes desistem da compra antes de finalizar o pedido em lojas virtuais? Este problema é muito conhecido como “carrinho abandonado” pelos ecommerces e é um desafio que deixa muitas pessoas lojistas preocupadas. 

Mas, isso pode ser resolvido através da implementação das estratégias e ferramentas corretas, que são capazes de aumentar a quantidade de vendas e consequentemente melhorar o faturamento. 

Além disso, quando a pessoa lojista dá atenção ao problema do carrinho abandonado e adiciona novas ferramentas em seus processos, ele também garante benefícios como melhoria na experiência do usuário, fidelização de clientes, recompra, etc.

Então, continue lendo pra entender cada uma das estratégias e nossas sugestões de ferramentas para adicionar no seu ecommerce.

O que é um carrinho abandonado no ecommerce?

Toda loja online conta com um carrinho de compras, que é igual aquele físico que encontramos nos mercados. 

O processo nos mercados e nas lojas online são até parecidos: primeiro você seleciona produtos na loja, coloca-os no carrinho de compras para somente depois partir para o pagamento (também conhecido como checkout).

Mas, durante o processo de selecionar produtos e finalizar a compra pode acontecer a desistência do cliente, surgindo assim mais um carrinho abandonado. Ou seja, o cliente seleciona seus produtos, mas não conclui de fato a compra. 

5 motivos que geram o carrinho abandonado 

Existem vários motivos que fazem os clientes abandonarem seus carrinhos antes de finalizarem a compra, mas no geral, a maioria se resumem a experiências negativas (mesmo que pequenas) no ecommerce.  

Alguns deles são:

  1. Processo de checkout complexo;
  2. Obrigação de criar uma conta no site;  
  3. Valores inesperados na hora de finalizar a compra, como frete, taxas de serviço, promoções inválidas, cupom de desconto expirado, etc.
  4. Formas de pagamentos limitadas; 
  5. Interrupções diversas, como pop-ups.

Pra melhorar os resultados do seu ecommerce, a gente recomenda que você estude cada um dos pontos citados acima e perceba qual deles está gerando maior número de carrinhos abandonados. Depois disso, você pode fazer as correções e melhorar seus resultados.

checkout transparente loja integrada

Reduza o abandono de carrinho: como recuperar vendas usando 2 ferramentas 

Com a ajuda de novas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas, o mercado criou soluções para que as lojas virutais recuperem as vendas perdidas geradas devido ao carrinho abandonado. 

Atualmente, existem ferramentas que incentivam o cliente a voltar à loja e finalizar a compra e até oferecem benefícios que engajam a compra. Siga a leitura para conhecer estas ferramentas: 

Recuperação de carrinho

Usando a estratégia de remarketing, existem ferramentas que se chamam Recuperação de Carrinhos. 

Um recuperador de carrinhos é uma ferramenta que deve ser integrada à plataforma ecommerce como por exemplo Loja Integrada. 😉

Ao fazer esta integração com a loja, a ferramenta Recuperação de Carrinhos oferece soluções que incentivam seu cliente a voltar e finalizar a compra, e a principal são os disparos automatizados de e-mails. 

Na ferramenta Enviou, por exemplo, é possível programar até 5 disparos de emails personalizados após o visitante do seu site abandonar um carrinho: você pode configurar quanto tempo depois do abandono será disparado o primeiro email, o segundo, terceiro, e assim por diante, de acordo com a estratégia que mais se adequa a sua loja.

Existem empresas que mandam o primeiro email minutos depois do abandono, e depois aumentam o tempo dos próximos envios, podendo chegar, por exemplo, a dias depois do abandono de carrinho.

Ao escolher uma ferramenta completa como a Enviou, a pessoa lojista garante diversas vantagens, como:

  • Monitorar em tempo real os abandonos de carrinho de sua loja;
  • Acompanhar  a taxa de carrinhos recuperados;
  • Emitir relatórios com os resultados das ações;
  • Emitir relatório dos produtos mais abandonados on carinho;
  • Entre muitas outras;

Cashback 

E se você pudesse oferecer vantagens extras pra incentivar seu cliente a retornar a loja e finalizar a compra? 

Bem, se você ainda não conhece o benefício Cashback, saiba que seu uso vem aumentando no mundo todo e os clientes têm aderido cada vez mais. Ele é um programa de fidelidade que devolve uma porcentagem da compra para o cliente, ou seja, a cada compra ele pode obter dinheiro de volta. 

Então, pra potencializar ainda mais a recuperação de carrinhos abandonados, atualmente é possível unir a ferramenta de Recuperação de Carrinhos com o benefício de Cashback. Veja como: 

Recuperação de Carrinhos + Cashback

A ferramenta Recuperação de Carrinhos da Enviou, em parceria com a Meu Dim Dim, permite hoje que o lojista adicione o benefício de Cashback nos emails de remarketing, usados para incentivar o cliente que abandonou o carrinho a retornar à loja e finalizar a compra. 

Através da ferramenta de automatização de disparos de emails, a pessoa lojista pode adicionar os benefícios de Cashback, informando no email que se o cliente finalizar a compra, ele ganhará parte do dinheiro de volta. Incrível, né?

3 benefícios em adicionar soluções pra recuperar carrinho

Você já conheceu 2 ferramentas que auxiliam na recuperação de carrinhos abandonados, mas quais são os verdadeiros benefícios garantidos para as lojas virtuais que optam por implementar estas soluções? Veja abaixo: 

  1. Aumento do número de vendas concretizadas e redução de carrinhos abandonados

O benefício principal de adicionar uma solução para recuperar carrinho abandonado é de fato aumentar o número de vendas. 

Ao enviar emails incentivando o cliente a retornar ao site, você retoma uma venda que poderia estar perdida e aumenta o número do faturamento.

Resultados de verdade ✨

A loja online Meu Game Usado tinha 2.268 carrinhos abandonados. Após a implementação da ferramenta Recuperador de Carrinhos da Enviou, eles optaram por disparar emails que incentivaram o cliente a voltar à loja e finalizar a compra com Cashback Meu Dim Dim. Esta ação gerou 48 vendas finalizadas (conversão de 22,2%). 

  1. Garantir melhor experiência e fidelização do cliente

Ao implementar uma ferramenta de recuperação de carrinho, você já garante uma experiência melhor ao visitante da sua loja, afinal, você abre um novo canal de comunicação através dos emails disparados e ainda oferece benefícios extras ao cliente. 

Benefícios como cupons, Cashback e desconto agradam muito os clientes, que com certeza vão lembrar de você quando efetuarem novas compras, garantindo assim a fidelização e recompra no site.

  1. Maior divulgação da marca 

Ao optar por adicionar benefícios extras ao seus clientes, você melhora a divulgação da sua marca. Isso acontece por dois motivos: 

O primeiro seria devido a divulgação boca a boca através de clientes satisfeitos, que acabam compartilhando a boa experiência com a sua loja com amigos e família. 

O segundo motivo seria devido à implementação de novos benefícios como o Cashback. Para oferecer “dinheiro de volta” aos seus clientes, sua loja precisa estar cadastrada em um programa de fidelidade de Cashback, como a Meu Dim Dim, que é uma plataforma onde grandes players também estão cadastrados. Com isso, sua loja também fica exposta em uma plataforma grande, ganhando assim maior divulgação da marca. 

Conheça mais a ferramenta Enviou e reduza a taxa de carrinho abandonado do seu ecommerce 

Gostou de conhecer as ferramentas que minimizam a taxa de carrinho abandonado? Então que tal implementar no seu ecommerce e garantir mais vendas concretizadas? 

Converse com os especialistas da Enviou pra entender qual a melhor solução para seu negócio: mande um email para comercial@enviou.com.br. Não deixe de adicionar também o benefício de dinheiro de volta na sua loja através da Meu Dim Dim, plataforma focada em Cashback.

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