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Como um ex-prestador de serviço está faturando R$200 mil por mês com a própria loja virtual

Sempre que conversamos com um empreendedor digital explicamos a importância de encontrar um nicho de mercado, pois o posicionamento é estratégico nas vendas online. Para Edielson Silva, da H2O Purificadores, este foi o pulo do gato para alcançar um faturamento de R$200.000 por mês em apenas um ano e meio de operação. Veja como ele passou de prestador de serviço a empresário de sucesso.

Como surgiu a ideia do negócio?

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Trabalhei oito anos prestando serviço para uma multinacional de locação de purificadores de água. Aprendi muito sobre o mercado e o produto e, ao notar que o segmento teve um crescimento exponencial nos últimos anos, percebi que havia ali uma grande oportunidade. No entanto, o investimento para compra de purificadores era alto e foi aí que tive a ideia de trabalhar na revenda de filtros para os purificadores. Além do produto ser mais em conta, havia demanda de consumidores com dificuldade para encontrar os filtros em locais próximos a sua residência. O meu negócio era uma solução para esse problema.

Como vocês conquistaram a clientela?

Com poucos recursos, pedimos ajuda aos nossos amigos para nos indicar e caprichamos nas redes sociais para levar os primeiros clientes para o site. Quando começamos a vender, fizemos um empréstimo no banco para comprar mais produtos e investir em link patrocinado no Google. Não foi fácil. Para o investimento não ser em vão, fiz um curso em uma agência especializada. Nossa primeira campanha já foi um sucesso. Foi aí que entendemos que precisávamos de uma agência de marketing para profissionalizar nossa empresa e campanhas – elas são fundamentais para o nosso negócio na internet.

Quais foram os desafios dos primeiros meses de venda?

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No início foi bastante difícil. Comemorava com a minha esposa cada pedido de venda, pois não conhecíamos os detalhes do processo de venda via internet e não tínhamos nenhum especialista para nos ajudar. Buscamos muitas informações em palestras e na internet.

Diariamente, na sua empresa, como você observa os desafios que um empreendedor digital sofre?

Alguns. Primeiramente logística: diminuir cada vez mais o tempo de entrega do produto que atualmente é de aproximadamente 3 dias úteis para todas as capitais do Brasil. Depois temos o desafio de formar pessoas que sejam encantadoras com os clientes e formar parceiros de negócios, que são nossos fornecedores. Além disso, diariamente precisamos aprimorar as práticas de vendas.

Qual foi a primeira lição que você recebeu ao vender pela internet?

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No começo tivemos muitos problemas. Solucionamos grande parte deles com o entendimento de que precisávamos nos dedicar cada vez mais ao negócio, que apesar de ser online exigia um bom atendimento com aproximação do cliente via telefone e e-mail. A partir daí já começamos mapear alguns detalhes do que poderia melhorar, listando sempre o que era preciso fazer para melhorar o atendimento e a entrega do produto.

Você acredita que se seu negócio fosse offline (fora da loja virtual) ele teria o mesmo sucesso?

Não acredito que teria o mesmo sucesso a curto prazo, muito menos o faturamento.

Com o seu alto faturamento, quais são suas prioridades para futuros investimentos?

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A nossa prioridade é investir na divulgação da empresa, sistema de integração entre as áreas de vendas e logística e ambiente de trabalho adequado para atender a nossa demanda. Sem esquecer as pessoas que atualmente fazem parte do time H2O PURIFICADORES.

Desde a instalação da loja virtual até a estabilidade do seu negócio, qual a maior lição que você teve?

A maior lição foi o fator “perseverança” e “resiliência”, pois temos que vencer problemas diariamente. “Foco, força e fé” – este é o nosso segredo de sucesso.

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