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Confiança do cliente: o poder das avaliações na Black Friday

Uma das estratégias da loja virtual durante a Black Friday deve ser a construção da confiança dos clientes. Por isso, no texto de hoje da Série Black Friday 2019, vamos ver como as avaliações podem ajudar a fortalecer a reputação do seu negócio. Com as nossas dicas, a sua loja aumentará ainda mais as chances de estar entre as queridinhas do consumidor para uma das datas mais importantes do comércio brasileiro.

Combatendo os medos dos clientes durante a Black Friday

Após tantas Black Fridays, os clientes estão cada vez mais atentos e criteriosos na hora de aproveitar as ofertas. Entre os maiores medos dos clientes durante a Black Friday estão cair numa fraude — ou seja, comprar em uma loja “fantasma” — ou de ser enganado — por exemplo, com uma promoção que é mentirosa, pois o lojista aumentou o preço antes da data para dar a falsa impressão de desconto.

Para combater estes medos, o segredo está em desenvolver a confiança do cliente. Se ele confia na sua loja, ela tem grandes chances de ser uma das escolhidas para as compras da Black Friday.

Como construir a confiança do cliente na prática

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É claro que o ideal é começar essa estratégia bem antes da data em si. Afinal, a confiança é algo que se constrói a longo prazo — e é válida para qualquer dia do ano. Então, estabeleça como rotina algumas atividades que podem ajudar nessa construção. Por exemplo:

1. Comunicar ao cliente cada mudança de status do pedido — por exemplo: “aguardando pagamento”, “emissão de nota fiscal”, “embalagem”, “envio para transportadora”, “a caminho”, “entregue”.

2. Exiba o CNPJ da loja no rodapé do site para que ele possa conferir, se quiser, que a loja existe.

3. Procure obter selos e certificações de e-commerce e/ou da área em que atua para comprovar segurança, idoneidade, qualidade etc.

Como as avaliações podem ajudar seus clientes a confiarem na sua loja

Além disso, há uma ação que você pode realizar antes da Black Friday para ajudar a elevar a confiança do cliente na data, mas que pode virar uma rotina para a loja também. Estamos falando das avaliações! Nada melhor que outros clientes contando para um visitante da loja como foi sua experiência de compra.

Uma prática muito comum do cliente é pesquisar pela reputação da loja antes de realizar sua primeira compra naquele estabelecimento. Afinal, são muitas ofertas disponíveis na web.

Como destacar essas avaliações

Além de coletar as avaliações dos clientes, é importante que a loja as exiba. Afinal, elas precisam ser vistas por consumidores que estão em dúvida para que eles passem a confiar na loja também. A home page da loja, a página que fala um pouco sobre seu negócio e as páginas de detalhe dos produtos são alguns exemplos de locais de destaque para as avaliações. Outra opção é ter uma seção exclusiva para avaliações e depoimentos.

Como incentivar essas avaliações

Para incentivar os clientes a deixarem suas avaliações na loja, a dica é abordá-los assim que recebem o produto e, se possível, oferecer um agrado extra para quem colaborar deixando avaliações, como um cupom de desconto para a próxima compra ou um brinde.

Além disso, o pedido de avaliação mostra que o e-commerce está disposto a melhorar e tem interesse em ouvir a opinião do seu cliente.

Conheça a Trustvox

Para implementar as avaliações na sua loja, nossa sugestão é usar a plataforma da Trustvox. Com a experiência de já ter auditado e publicado mais de 5 milhões de avaliações, a empresa pode ajudar a aprimorar a confiança do cliente em relação à sua loja de uma forma imparcial.

Funciona assim: ao receber o seu produto, o cliente será convidado a deixar uma avaliação. Essas avaliações são auditadas — para eliminar possíveis ofensas — e exibidas na vitrine da loja. O resultado é:

1. produtos com avaliações sinceras de clientes que vão encorajar outros a comprarem também;

2. um selo de Site Sincero para você exibir no seu site e os clientes verem que a loja é confiável;

3. uma taxa de conversão maior para as suas vendas.

Tudo isso com uma instalação facilitada. Afinal, a Trustvox é parceira da Loja Integrada. Conheça a Trustvox!