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Convite proativo em chats: mais conversão na Black Friday!

O chat online e seus recursos já são conhecidos por muitos lojistas e consumidores. Eles são os responsáveis por estabelecer a comunicação em muitos momentos cruciais, sanar dúvidas e converter visitantes em clientes. Mas é possível ir um pouco mais além. Como? Com o convite proativo em chats. Esta funcionalidade pode alavancar a taxa de conversão de seu e-commerce em qualquer data, mas, em especial, na Black Friday. Quer saber mais? Confira no texto de hoje!

O que é o convite proativo em chats?

Os chats online funcionam da seguinte forma: o consumidor quer alguma informação, então envia uma mensagem no espaço de chat da loja online e recebe a resposta de um atendente que está do outro lado da tela, idealmente, em poucos instantes.  

É possível, inclusive, configurar respostas automáticas para determinadas perguntas com um chatbot — um programa de inteligência artificial que identifica a questão do usuário e a responde com base em padrões pré-configurados, possibilitando atendimento ininterrupto no seu e-commerce.

O convite proativo em chats vai um pouco mais além. Como o nome sugere, ele “puxa assunto” com o cliente proativamente. Por meio da tecnologia, ele identifica que páginas o cliente já visitou, em que página está no momento e por quanto tempo. Dessa forma, a janela do chat é aberta automaticamente, “puxando” um assunto relevante para o comportamento daquele consumidor.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de pet shop em promoção de Black Friday e o cliente está na terceira página de produto de shampoo para cachorro, você pode perguntar se ele precisa de ajuda para escolher o shampoo ideal para o seu cachorro.

Quais são as vantagens?

As 3 principais vantagens de usar o convite proativo são:

1. Aprimorar experiência de compra

Certamente, qualquer mensagem para aproximar-se do cliente e oferecer ajuda para alguma dúvida que ele possa ter já é de grande valia. No entanto, quando falamos exatamente sobre um tema que é do interesse dele, ou seja, quando personalizamos o conteúdo da mensagem, tudo torna-se mais especial. A experiência de compra é aprimorada: o cliente tem a percepção de que estamos falando diretamente com ele e isso faz toda a diferença. Ele não é mais só um cliente. É o cliente.

2. Segmentação é chave

Além disso, essa interação mais próxima do cliente permite que mais informações sobre ele sejam extraídas. Não só seus dados, mas especialmente suas demandas, os problemas que visam resolver com a ajuda da loja, que tipo de produto procuram e muito mais. Isso permite uma capacidade de segmentação muito maior que pode ser usada em campanhas de marketing, atendimentos, ações de pós-venda etc.

3. Informações para converter

Por fim, a aproximação do cliente oferecida pelo convite proativo permite que sejam entregues a ele as informações necessárias para ajudá-lo a finalizar a conversão. Seja comprando um produto, contratando um serviço, baixando um material ou outra ação desejada.

O convite proativo pode ser usado na Black Friday?

Com certeza! A verdade é que o convite proativo pode ser usado em todas as datas. No entanto, na Black Friday, ele terá um papel especial. Nesta data, é comum a taxa de visitas aumentar. São mais pessoas acessando o seu site que podem ter dúvidas ou precisar de ajuda para realizar uma compra. Com a tecnologia do convite proativo instalada, você poderá identificar estes visitantes e abordá-los.

Nossa sugestão é não instalar o convite proativo na Black Friday ou às vésperas da data. Mas, sim, com pelo menos um mês de antecedência para que o seu time de vendas e de atendimento se familiarize com a ferramenta, preparando-se para extrair o máximo dela na Black Friday.

Fazendo isso, você poderá, inclusive, identificar clientes que já tinham visitado o e-commerce antes e estão voltando na Black Friday. Será que vale uma oferta especial para eles?

Conheça o convite proativo do Jivochat

Para fazer tudo isso se tornar realidade de forma fácil e prática, nossa sugestão é que você conheça o Jivochat. A aplicação é integrada com a Loja Integrada, o que facilita muito na hora de instalar e acessar todos os recursos no seu site. Além de falar diretamente com os visitantes, você terá acesso a um painel com informações em tempo real do seu site e métricas que vão ajudar a sua equipe de vendas a ter um histórico mais completo do consumidor. Confira estas e mais funcionalidades do Jivochat.

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