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COVID-19: Como agências de marketing digital podem ajudar lojistas nesse momento

Por conta da pandemia de COVID-19 e o efeito que ela tem causado na economia, muitas empresas varejistas estão buscando inovar para não perderem negócios nesse momento difícil.. Em meio a tudo isso, a principal e mais promissora solução encontrada por esses varejistas tem sido a digitalização de suas vendas via e-commerce e todas as possibilidades que ele oferece. 

O varejo digital hoje é, sem dúvidas, o principal caminho que deve ser tomado para quem quer continuar existindo durante e após a pandemia.

Levando em conta todo o potencial de crescimento do mercado digital por conta do panorama atual, agentes e agências de marketing digital agora têm nas mãos uma grande oportunidade de ajudar os lojistas que querem (e precisam) abrir uma loja virtual pensando num futuro com mudanças profundas nos comportamentos de compra. E é fundamental que estejam preparados para esse momento!

Quer saber como você pode ajudar o pequeno e médio varejista a entrarem no universo do e-commerce, entregando uma proposta de valor que mudará a forma como ele vende e se relaciona com o cliente? Então, continue lendo e veja as dicas que separamos para você!

Apresente propostas de valor a esses clientes

Tendo em mente que o sucesso do cliente reflete no sucesso da agência, é chegado o momento de entender como apresentar propostas que encantem os clientes. Afinal, em um processo de vendas, a primeira impressão é, sim, a que fica.

Para que o relacionamento comece com o pé direito, é preciso que você entenda as dores do cliente e ele enxergue como as suas soluções vão ajudá-lo. Nesse momento é extremamente importante ter noção da insegurança do mercado como um todo, por isso faça propostas que financeiramente levem em consideração essa insegurança do mercado. Não é momento de exagerar nos valores.


1. Entenda exatamente o que cliente precisa

O primeiro passo está  justamente em identificar o problema que o cliente enfrenta atualmente. Ele está criando uma loja nova? Ele precisa vender mais? Ou ele também quer contar com o apoio de uma agência que seja parceira para o atendimento devido a alta demanda do momento? Existem várias formas de ajudar esses clientes e você precisa identificá-las junto com eles.

Saiba que você não precisa tentar adivinhar esses pontos. Pelo contrário, é muito importante que você ouça o que o cliente tem a dizer e faça algumas perguntas para direcionar melhor a conversa.

Além de criar uma conexão maior com o cliente, essas informações serão essenciais para que você consiga apresentar um planejamento de encher os olhos e que faça sentido para o momento que o cliente está vivendo.

2. Monte um planejamento personalizado

Desenvolver propostas e planejamentos personalizados para cada cliente dá trabalho. No entanto, essa atitude pode diferenciar a sua agência das demais. Afinal, não há nada melhor para um cliente do que ele visualizar como seus problemas podem ser resolvidos a partir dessa nova parceria.

A dica é apresentar uma proposta que vá de encontro aos objetivos conversados. De preferência, vá além do básico e traga alguns dados do mercado dele, exemplos de ações e, claro, alguns cases similares já entregues pela agência.

Quanto mais o cliente conseguir enxergar sua própria realidade no planejamento, mais engajado ele ficará desde o começo.

3. Faça um acompanhamento

Essa dica não está relacionada apenas à fase de propostas, mas também a toda gestão de relacionamento com o cliente. Mesmo com o contrato assinado, é fundamental que a agência mantenha a proximidade, o interesse e a proatividade no projeto. Este último, inclusive, costuma ser uma das grandes queixas de clientes que trocam de agências.

Sugira constantemente novas ações que possam colaborar com os objetivos e pergunte ao cliente o que ele está achando do projeto ou se acredita que algo pode melhorar.

Com isso, a agência se mostra aberta a, de fato, construir algo junto com o cliente. Demonstra assim, um real desejo de ajudá-lo a crescer e a faturar mais! Lembre-se: é hora de mostrar que sua agência entrega valor ao cliente, e não é somente uma mão de obra qualificada. Você precisa se fazer essencial.

Pesquise e esteja aberto para as oportunidades

Podemos observar que o comportamento dos consumidores em relação ao varejo online também mudou. Segundo pesquisa da Compre&Confie, A COVID-19 impulsionou um crescimento de 26,7% do e-commerce no primeiro trimestre de 2020, atingindo um faturamento em vendas de R$20,4 bilhões.

Segmentos como games, fitness, alimentos e bebidas e artigos de higiene tem ganhado bastante destaque. Que tal tentar explorar mais esses segmentos de clientes?

Lembre-se de sempre estar atualizado sobre o mercado e procurar oportunidades mais promissoras para expandir sua cartela de clientes. Dessa forma, sua agência pode ser mais certeira e aumentar as chances de fechar negócio.

Como usar a Loja Integrada como ferramenta e entregar cada vez mais valor aos seus clientes e possíveis clientes?

A Loja Integrada possui um Programa de Parcerias, onde o parceiro pode atuar de três formas diferentes:

1- Criação de temas customizados para a Loja de Temas da Loja Integrada:

Os temas são a forma mais simples e direta de ajudar o lojista a vender mais. Pesquisas realizadas pela Loja Integrada indicam que uma loja com layout atrativo converte até 30% mais que uma loja com layout básico. Como uma forma de ajudar o lojista a ter um layout que converta mais e com uma excelente usabilidade de forma rápida, sua agência pode criar um tema e disponibilizá-lo em nossa Loja de Temas. Ele ficará disponível para mais de 40 mil clientes, sendo vendido de forma escalável. O cliente compra e instala o layout profissional feito pela agência e a agência ganha pela venda dos temas. Simples, rápido e direto;

2- Criação e venda de serviços para Loja Integrada: 

Nossa loja de serviços é o local ideal para oferecer recursos ou customizações avançadas de uma forma escalável. Toda vez que uma agência enxerga uma novidade no mercado, ou tendência para o e-commerce, ela pode desenvolver uma solução e disponibilizar para venda. Dessa forma seu cliente tem acesso a recursos avançados por um custo mais acessível e a agência é remunerada conforme a quantidade de venda desses recursos. 

Você pode oferecer serviços como:
– treinamentos de usabilidade da plataforma
– consultorias de negócio
– criação de logotipo para a marca
– integrações com outras ferramentas
– melhorias na performance das lojas
– configuração de lojas
– pacote de banners
– e-mail marketing
– entre muitos outros, que podem ser cadastrados e vendidos na nossa loja de serviços;

3- Projetos de lojas customizadas ou Indicação de lojas como afiliado: 

Todo parceiro tem acesso a um link único de afiliado, o qual dá direito a comissão, por 15 meses recorrentes, para todas lojas criadas através do seu link que assinarem um plano PRO da Loja Integrada.

Aqui você possui duas opções para recomendar a Loja Integrada e receber por isso. 

Modelo 1 – Sua agência vende o projeto de loja virtual personalizada, criando uma identidade que encaixe exatamente no desejo do seu cliente. Sendo parceiro você tem um time focado em ajudar em todas as etapas; conteúdos para ajudar na sua evolução, suporte dedicado e partner success. Além disso você recebe também comissão, para cada loja assinada através do seu link de afiliado.

Modelo 2 – Se você não deseja se envolver na implementação dessas lojas, ou oferecer temas e serviços em nossa loja, você pode simplesmente indicar a plataforma para seus clientes divulgando em qualquer canal que desejar. O intuito é direcionar lojistas a criarem lojas através do seu link, dessa forma você será comissionado para cada loja assinada.

Ou seja, nesse momento muitas oportunidades surgirão, e a Loja Integrada é a ferramenta ideal para sua agência ajudar esses negócios que estão procurando uma solução ou passando por dificuldades.

É hora de fazermos a diferença na digitalização do varejo. Se você ainda não é parceiro da Loja integrada, acesse agora e cadastre-se aqui!

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