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Meios de Envio

Dicas para escolher os meios de envio do seu ecommerce

Neste artigo, vamos dar continuidade na série Criando meu ecommerce. Até aqui, já falamos sobre seu domínio, sobre meios de pagamento e sobre a criação de suas páginas institucionais. Agora, vamos falar sobre os meios de envio de sua loja.

Como você já deve fazer, muitas vezes o frete é fator determinante para um visitante decidir se tornar cliente da sua loja. Seja pelo prazo, mas principalmente pelo preço.

1. Defina as formas de frete

De forma geral, é um pouco difícil “fugir” dos Correios. A maioria dos ecommerces do Brasil usam essa forma de frete como principal opção para entregar os pedidos.

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Entretanto, você pode também oferecer outras formas de envio sem ser diretamente via Correios. Por exemplo, você pode configurar um frete via Motoboy, para atender regiões próximas ao seu negócio.

Também pode cadastrar uma transportadora, ou até mesmo que seja possível retirar pessoalmente o pedido em um ponto físico.

2. Defina os prestadores de serviço que realizarão os envios

Como mencionei acima, os Correios acabam sendo a mais conhecida forma de frete, assim como a mais utilizada.

Todavia, você pode melhorar um pouco as opções apresentadas aos seus clientes pelos Correios, seja por meio de um contrato ou de serviços de terceiros.

Na Loja Integrada, por exemplo, temos integrações, que ajuda seu cliente a economizar com o frete do pedido. Além de valores mais em conta, a Melhor Envio também apresenta integrações além dos Correios, como a JadLog.

Outra integração disponível é com a Frenet. A Frenet é mais recomendada para quem quer integrar sua loja com uma transportadora.

O portfólio da empresa tem uma dezena de transportadoras conveniadas, ideal para quem vende produtos cujas dimensões excedem àquelas aceitas pelos Correios.

3. Configure as formas de envio na plataforma

Assim que definir quais serão as formas de frete e quais os prestadores de serviços que utilizará em sua loja, você precisará configurá-los na plataforma.

Os Correios costumam ser bem simples de se configurar, bastando apenas informar o CEP de origem (do seu centro de distribuição). Existem outras configurações complementares que você pode precisar fazer, como prazos e custos adicionais, por exemplo, mas não é uma regra.

Se você tiver um contrato com os Correios, também será necessário cadastrar as informações de acordo com a modalidade do seu contrato.

Caso use outras integrações, como com a Melhor Envio e com a Frenet, alguns outros passos anteriores à configuração são necessários, como entrar em contato diretamente com o serviço e solicitar as credenciais que permitem concluir a integração.

4. Defina suas políticas e promoções de Frete Grátis

O preço do frete pode ser tanto o vilão quanto o mocinho no processo de compra. Por isso, é importante que você avalie se é possível oferecer frete grátis ou alguma promoção que reduza o custos do frete para seus clientes.

Neste caso, é extremamente importante que você avalie o impacto de oferecer essa vantagem em seu faturamento.

De São Paulo para São Paulo, por exemplo, o custo do frete dos Correios costuma ficar em torno de R$ 20.

Por isso, se sua loja vende produtos com baixo preço, arcar com essa despesa não será a melhor alternativa.

Entretanto, uma boa saída é oferecer o frete grátis acima de determinado valor total do carrinho (o que ajuda a aumentar seu ticket médio) ou descontos para fretes em sua região. 

No caso do desconto, para fazer isso, faça uma simulação em sua loja para saber o preço médio do frete em sua região.

Então, crie um frete fixo com um preço um pouco menor do que o preço mais baixo oferecido pelas empresas integradas em sua loja.

Mesmo que fature um pouco menos, esse é um risco mais controlado, já que você seu negócio somente se responsabilizará por uma parte pequena parte do frete. Mesmo assim, o visitante ainda encontrará um valor menor do que na concorrência.

E caso você tenha um dos planos Pro da Loja Integrada e ofereça frete grátis, conseguirá ativar o aplicativo Alerta de Frete Grátis que, como o próprio nome já diz, exibe alertas ao visitante de que a loja oferece frete grátis e quanto falta 

5. Organize sua página de Meios de Envio com essas informações e políticas

Agora que você já terá mais definições sobre como fará o envio e, consequentemente, como seus clientes receberão os pedidos, é hora de incluir essas informações na página.

Não se esqueça de informar quais empresas estão integradas em sua loja, quais as formas de envio que estão disponíveis, caso tenha frete grátis, qual será a forma de envio usada, entre outros detalhes importantes para seu cliente ficar seguro de que receberá pelo pedido.


O que está achando de nossa série? Não se esqueça de aplicar os aprendizados em sua loja!