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Páginas Institucionais

Criando meu e-commerce: Páginas Institucionais

Esta semana, em nossa série Criando meu e-commerce, vamos falar sobre a criação das páginas institucionais que apresentarão, entre outras coisas, as políticas de sua loja.

Ter suas políticas claras e objetivas ajudará em todos os processos da loja, desde o despertar do interesse do cliente – pois gera confiança e traz credibilidade – até o pós-venda.

Além disso, saber como apresentá-las aos seus clientes é essencial, evitando barreiras que podem atrapalhar a decisão de compra.

1. Criar conteúdo da página “Quem Somos”

A página “Quem Somos” tem como principal objetivo apresentar a história da sua marca, como tudo começou.

Esta página também deve apresentar sua motivação em criar o negócio, qual a missão, a visão e os valores de sua marca, enfim, tudo o que ajudar seu cliente a se identificar com sua loja.

Se o seu negócio ainda não tem uma longa história a ser apresentada, fale um pouco sobre o que você espera do futuro, quem deseja impactar com seus produtos.

O importante é não apresentar inverdades, fatos que não contam a história da sua marca. Lembre-se, autenticidade é tudo!

Se você quiser mais ideias de como criar uma página “Quem Somos” completa, leia nosso artigo Quem somos: como arrasar na apresentação da loja virtual.

2. Criar conteúdo da página “Como Comprar”

A maioria das plataformas de e-commerce, como fazemos na Loja Integrada, apresentam fluxos de compra muito simples e intuitivos.

Basicamente, seu cliente deverá escolher o produto, adicioná-lo ao carrinho, seguir ao checkout e informar os dados de pagamento.

Mas, é importante lembrar-se de que nem todos têm o mesmo grau de intimidade com compras online, e por isso criar uma página explicando o processo de compra ajudará seu cliente a encontrar menos barreiras no processo de compra.

A forma como você abordará os passos fica à seu critério: você pode tirar screenshots (os famosos “prints da tela”) e descrever os passos – mais ou menos como fazemos na Central de Ajuda da Loja Integrada, criar um vídeo – como fazemos com os tutoriais em nosso canal do YouTube.

3. Criar conteúdo da página “Meios de pagamento e de frete”

Embora essas informações possam estar contempladas na página “Como Comprar”, talvez valha a pena detalhar o funcionamento dos meios de pagamento e de frete da sua loja.

Especificamente sobre os meios de pagamento, explique de quais formas seu cliente poderá pagar pelo pedido: se somente por boleto bancário ou cartão, se de ambas as formas, quais bandeiras aceitas, se são cobrados juros de parcelamento, se à vista tem desconto, entre outros detalhes.

Já sobre os meios de frete, exemplifique como seus produtos são embalados, em quanto tempo após o pagamento liberado eles são enviados aos Correios ou transportadora, quando acontece o envio do código de rastreio, como acompanhar a entrega pelo site, e tudo mais que considerar importante seu cliente saber.

4. Criar conteúdo da página “Política de Trocas e Devoluções”

Ao contrário do que acontece com uma loja física, o processo de trocas de devoluções de um e-commerce tende a ser um pouco mais complexo.

O cliente precisa fazer o pedido, aguardar que ele chegue, para então ter certeza de que aquilo que ele comprou era exatamente o que precisava.

Em alguns casos, o produto pode não corresponder às expectativas, por mais detalhista que você tenha sido ao cadastrar as informações do produto, ou até mesmo chegar com algum defeito.

Nesses casos, é importante que sua loja se antecipe à essas situações, apresentando uma política de trocas e devoluções clara e objetiva.

Esta página deve apresentar aquilo que é assegurado ao consumidor por lei (a desistência em até 7 dias sem qualquer custo, por exemplo), além daquilo que sua loja oferecerá como diferencial nesses casos.

No artigo Como criar uma página de Política de Trocas e Devoluções que traz segurança ao comprador? mostramos como você pode criar uma página com esse conteúdo de forma bem completa!

5. Criar conteúdo da página “Política de Privacidade”

Essa é uma página que não costuma aparecer em e-commerces, embora seja obrigatória e de extrema importância.

Em tempos onde notícias sobre o uso indevido de informações pessoais aparecem a todo momento, mostrar ao seu cliente que você usará os dados de forma responsável será um diferencial.

Por exemplo, você pode informar em quais páginas as informações pessoais serão requeridas, como a página de Cadastro e no Checkout.

Pode também esclarecer que os dados do cartão de crédito são criptografados, e que nem mesmo você ou seus colaboradores têm acesso à essas informações, que só visualizam o status do pagamento.

A Resultados Digitais criou um artigo super completo, apresentando as informações principais que uma empresa deve ter na página de política de privacidade, clique aqui para ler.

6. Criar páginas no painel da loja

Após criar todos esses conteúdos, é necessário disponibilizá-los em sua loja. Para tanto, use a funcionalidade de “Páginas extras” para criá-las.

No vídeo a seguir, te ensinamos a criar suas páginas passo a passo:

Como mostramos no vídeo, as páginas são automaticamente adicionadas ao rodapé da sua loja, e esse costuma ser o melhor espaço do seu layout para apresentar essas informações. 


Completamos mais uma etapa do nosso checklist! Não deixe de acompanhar este série de artigos e colocar em prática em sua loja!

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