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Crie campanhas de marketing incríveis para Black Friday

Com apenas 2 semanas para a Black Friday, é hora de colocar suas campanhas de marketing para rodar. Elas serão as responsáveis por atrair ainda mais potenciais compradores para a sua loja e tornar essa data um verdadeiro sucesso de vendas.

Quando começar as campanhas de marketing?

O prazo para começar a divulgar a Black Friday do seu negócio varia de acordo com o tipo de mensagem e de canal que você pretende usar. Mas, de forma geral, uns 20 dias de antecedência é o ideal para ir preparando o seu público para a data.

Qual mensagem utilizar?

O que vai determinar o tipo de mensagem ideal é o seu público. Escolha uma abordagem que tenha a cara da marca (sobre este tema leia o texto Qual é o tom de voz da marca no e-commerce?), mas que também seja irresistível para o seu consumidor. Ou seja, que atenda diretamente às suas demandas e necessidades. Vale ressaltar a importância de um estudo de buyer personas e de pesquisas de satisfação.

Quais canais escolher?

Novamente, o que manda aqui é a preferência do seu público. Onde eles estão? Que redes sociais acessam? Gostam de receber novidades via e-mail? E assim por diante.

Quais cuidados devem ser tomados?

Há 3 cuidados que precisam ser tomados ao criar as campanhas de marketing para a sua Black Friday.

• Mobile first
Conforme dados do IBGE, 94,6% dos usuários de internet com 10 anos ou mais se conectaram via celular, no período da pesquisa com o público brasileiro. Se há mais pessoas acessando a rede com seus dispositivos móveis, é absolutamente necessário que não apenas a sua loja virtual como as suas campanhas de marketing estejam prontas para serem exibidas no ambiente mobile. Além disso, estratégias mobile-first index e de m-commerce podem ser adotadas.

• Cuidado com as promoções
Para receber a Black Friday, nada mais natural que realizar promoções e condições especiais. A intenção é excelente. Só é preciso tomar cuidado para realizar promoções que atinjam o objetivo de comunicação sem deixar a loja no prejuízo.

• Não deixe de medir
Todas as campanhas de marketing que forem realizadas precisam ser medidas. Todas. Posteriormente, essas informações serão uma fonte riquíssima de conhecimento para as suas campanhas futuras de Black Friday ou de outras datas.

4 dicas do que fazer nas campanhas de marketing

Após tomar os devidos cuidados, é hora de planejar as suas campanhas de marketing para a data. Confira as 4 dicas que separamos sobre o tema para dar um gás nas suas ações.

1. Use e abuse das redes sociais
As redes sociais são uma fonte poderosíssima para a comunicação entre o seu cliente e a sua marca. Não deixe de incluí-las nas suas campanhas de marketing. A dica é não replicar o mesmo conteúdo em cada rede social, mas sim escolher as preferidas do seu público e aproveitar o que cada uma delas têm de particular para divulgar a sua mensagem. Na Série Redes Sociais da Loja Integrada, abordamos as características de cada uma delas:

• [Série Redes Sociais] Twitter para loja virtual
• [Série Redes Sociais] YouTube para loja virtual
• [Série Redes Sociais] Facebook para loja virtual
• [Série Redes Sociais] Instagram para loja virtual
• [Série Redes Sociais] Pinterest para loja virtual

2. Segmente o público nas suas campanhas
Seja Google AdWords, Facebook ou Instagram Ads, as plataformas de anúncios para e-commerce oferecem a opção de segmentar o seu público. Não deixe de usar com sabedoria esta funcionalidade para ser mais assertivo na missão de impactar o seu público.

Para isso, antes de comprar o anúncio, faça um estudo aprofundado sobre o perfil do seu público para fugir de segmentações óbvias, como pessoas com interesse em moda para um e-commerce de moda. Vá além: jovens de 18 a 30 anos com interesse em camisetas estampadas, por exemplo.

3. Use vídeos
Esse formato tem se tornado o queridinho dos internautas. É ótimo para atrair o público e passar ainda mais informações.

4. Seja inusitado na sua comunicação
Lembre-se de que todas as lojas estarão competindo para falar com os consumidores na Black Friday. Para se destacar, seja original e criativo na abordagem, no formato e/ou no tipo de comunicação feita.

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