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CTA: como usar chamadas para ação na loja virtual

Se o foco de toda empresa é gerar receita, o objetivo diário do lojista é fazer cada vez mais visitantes converterem na loja virtual. Uma das formas de atingir este objetivo é usando o CTA. As chamadas para ação na loja virtual são uma ferramenta excelente. No entanto, é preciso usá-las com sabedoria e ter muito cuidado ao configurá-las.

O que é CTA?

A sigla significa Call-To-Action. Em tradução literal: chamada para a ação. Na prática, elas são botões, textos e links que servem para indicar ao visitante qual é o próximo passo que a empresa que quer ele realize.

Exemplos de chamadas para ação na loja virtual

Alguns exemplos de CTA usados em lojas virtuais são:

  • Solicite um orçamento;
  • Baixe aqui o e-book;
  • Comprar;
  • Clique aqui e leia mais sobre o assunto;
  • Assine nossa newsletter.

Por que chamadas para ação na loja virtual são tão importantes?

As chamadas para ação na loja virtual guiam o visitante até o momento da conversão. Elas se apresentam em todas as etapas da jornada de conversão e funcionam como um passo a passo, que pode ser seguido para que os visitantes compreendam os benefícios da loja, conheçam melhor o produto, procurem mais informações e, enfim, efetuem a conversão.

Onde usar CTAs na sua loja virtual?

As chamadas para ação na loja virtual podem ser inseridas em diversos locais:

1. Páginas

O mais comum é que as CTAs sejam inseridas nas páginas da loja virtual. Cada página possui um papel na jornada de conversão do cliente, e a CTA pode ajudar o usuário a prosseguir para as próximas etapas até chegar na finalização da compra.

2. Redes sociais

As CTAs também podem ser apresentadas nas postagens de redes sociais. Seja para incentivar uma compra, convidar o cliente a conhecer melhor um produto, ir para um blog post que fale sobre determinado assunto e muito mais.

3. E-mail marketing

Um terceiro local bastante comum para a CTA é o e-mail marketing. Ele pode ser o convite perfeito para o cliente cumprir uma ação importante na sua jornada de compra, como conferir uma oferta, adquirir um cupom de desconto etc.

Como fazer uma boa chamada para ação?

Trata-se de algo pequeno — um banner, botão ou link —, mas que esconde uma complexidade imensa. Para lhe ajudar, listamos abaixo 11 dicas para fazer as chamadas para ação na loja virtual. Preparado(a)?

Em relação ao texto das chamadas para ação na loja virtual:

1. Foco no benefício

Enfatize na CTA o que o visitante ganha ao executar a ação que você está propondo. Por exemplo, se a CTA é baixar um e-book, explique resumidamente o que ele verá ali que é tão relevante para ele.

2. Seja sucinto

Você não tem muito espaço numa CTA. Use isso a seu favor: escreva um texto curto, criativo e capaz de chamar a atenção do usuário.

3. Resolva um problema

Uma forma de chamar a atenção do usuário é falando de um problema que você sabe que ele tem e que você sabe como solucioná-lo. Por exemplo, no caso de um e-commerce de vestido de noiva, “Está com dificuldades de encontrar o vestido ideal para o seu casamento? Confira o guia do vestido de noiva”.

4. Use verbos

Se você quer que o usuário realize uma ação, coloque o verbo que a representa em primeiro lugar. Além disso, como trata-se de um pedido, coloque o verbo no imperativo. Por exemplo, compre, baixe, acesse, inscreva-se, confira e muito mais.

5. Números chamam a atenção

“5% de desconto para quem assinar a newsletter”, “Frete grátis para compras acima de R$ 100” e “Mais de 145.242 pessoas já comprovaram os benefícios deste produto” são apenas alguns exemplos de chamadas para ação na loja virtual que utilizam números para capturar a atenção do cliente. Repare que, ao mesmo tempo que apresenta números, estes exemplos de CTA enfatizam um benefício.

Em relação ao layout das chamadas para ação na loja virtual:

6. Inove no formato

Não se prenda a um link ou a um botão. Uma CTA pode ter também um formato de GIF ou de banner, por exemplo.

7. Escolha as cores com atenção

Há muito para se comentar sobre as cores das chamadas para ação na loja virtual. Em primeiro lugar, escolha cores contrastantes com o restante da página. Dessa forma, você garantirá que a atenção visual do seu material se voltará naturalmente para a CTA.

Em segundo lugar, use a psicologia das cores a seu favor, escolhendo cores que combinam com o sentimento que você quer transmitir: urgência, confiança etc.

8. Tamanho

Ajuste o tamanho da CTA de acordo com o espaço disponível, com a importância que ele tem para a sua página e de forma que ele seja exibido corretamente em qualquer tamanho de tela.

9. Não polua o layout

Lembre-se: a CTA é um dos elementos mais importantes de um material. Por isso, destaque-a e evite concorrência com outros elementos do layout (logo, fotos, textos, ilustrações e etc).

10. Demonstre visualmente que a CTA é algo clicável

Para não restar dúvidas de que aquele é um link que levará o usuário para outra página, indique com setas, mãozinhas, sublinhados, cores diferentes do restante da página ou efeito de sombreamento no botão.

11. Use imagens

Uma sugestão interessante é colocar uma imagem no banner da CTA. Isso atrai naturalmente a atenção do usuário. Além disso, já que o texto precisa ser curto, a imagem pode entregar um pouco mais de informação para lhe ajudar a convencer o usuário a clicar na CTA.

Agora que você descobriu tudo sobre a CTA, leia mais sobre as landing pages, páginas para as quais geralmente os usuários são direcionados após o clique na CTA.

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