🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡

Desafios: como gerar mais tráfego para loja virtual?

Você decidiu montar uma loja online, desenvolveu sua marca, registrou seu domínio e voilá, a loja está no ar! No entanto, para conseguir fechar vendas, você ainda precisa de algo essencial: gerar mais tráfego.

O tráfego na sua loja virtual é como o número de clientes que entra em uma loja física — eles precisam estar lá para efetivamente fazer uma compra. Mas como conseguir isso?

A importância da “localização” no mundo virtual

No caso da loja física, o grande segredo está na localização. Quanto melhor sua localização, mais pessoas passarão em frente à sua loja, conhecerão o estabelecimento e entrarão para ver o que você oferece.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Claro, você ainda pode investir em uma boa publicidade para trazer visitantes que não passam por ali normalmente, mas a localização faz toda a diferença.

No mundo virtual, é um pouco semelhante. Aqui, você também pode investir em publicidade, mas é a sua “localização” que trará os visitantes mais importantes. Mas localização onde?

De acordo com números publicados pelo imForza, 93% das experiências online começam em um mecanismo de busca. O consumidor tem uma “dor” — ou seja, um problema ou necessidade —, pesquisa no Google e encontra uma loja oferecendo a solução, seja em forma de produto, serviço ou, até mesmo, informação! Então, ele entra na loja e faz a compra. 

Simples, certo? No entanto, lembra quando falamos que a “localização” importa? No caso do mundo virtual, essa “localização” está ligada à sua posição nos resultados do mecanismo de busca (no exemplo acima, o Google, o maior mecanismo de pesquisa atual).

Tráfego orgânico vs Tráfego pago

Quando fazemos uma pesquisa no Google, dificilmente passamos dos primeiros resultados. De fato, conforme pesquisa do HubSpot, 75% dos usuários permanecem apenas na primeira página.

Isso significa que, quanto melhor a posição (“localização”) da sua loja virtual, mais tráfego ela receberá. No entanto, existem dois tipos diferentes de tráfego aqui: o tráfego orgânico e o pago. O tráfego orgânico é todo aquele gerado por cliques que não vieram de anúncios pagos, por exemplo, os cliques nos resultados de pesquisa.

O tráfego pago, como o nome já diz, vem dos anúncios que você cria.

Para conquistar o maior número de visitantes, portanto, você deve se preocupar em atrair a maior quantidade dos dois tipos de tráfego. Entendas as principais diferenças entre tráfego orgânico e pago.

Como atrair visitantes orgânicos?

Em primeiro lugar, vamos falar brevemente do tráfego orgânico. Existem muitos fatores que influenciam sua posição orgânica no Google em determinada pesquisa.

O Google usa mais de 200 fatores em seu algoritmo para classificar sites. Esses fatores de classificação incluem idade do domínio, palavras-chave, compatibilidade com dispositivos móveis, número de links internos e muito mais.

Todos esses fatores precisam ser otimizados para que seu e-commerce apareça em uma boa posição. É aqui que entram as técnicas de SEO, uma sigla em inglês para Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca.

Confira algumas estatísticas interessantes do fator de classificação do Google:

Conteúdo de alta qualidade, autoridade e relevância, bem como backlinks (links estratégicos que direcionam para outro site), são alguns dos principais sinais de classificação no algoritmo do Google – dados do BackLinko;

Quase 60% das páginas classificadas nos dez primeiros resultados do Google têm três ou mais anos – dados do Ahrefs;

O intervalo de tempo que o visitante passa no seu site também pode estar correlacionado ao posicionamento no Google: quanto mais tempo, melhor, visto que um conteúdo engajador de alta qualidade é um dos fatores avaliados pelo Google – dados do BackLinko.

Como atrair visitantes pagos?

Enquanto o tráfego orgânico é um pouco mais complexo, o tráfego pago tem suas facilidades. Mas não pense que basta pagar os anúncios para conseguir mais visitantes. Você precisa realmente investir em criar bons anúncios.

Aqui, também existem algumas táticas que você pode utilizar, como fotos de alta qualidade, palavras-chave estratégicas nas descrições dos seus produtos entre outras.

Tudo isso fará diferença no posicionamento da sua loja quando alguém pesquisar algo que pode estar relacionado ao seu negócio.

Essas práticas também ajudarão na hora de criar anúncios pagos para os recursos do Google, para o Facebook ou para o Instagram. 

Gerar tráfego para o seu ecommerce é muito importante para o sucesso e, por isso, é um assunto mais extenso. Pensando nisso, preparamos um conteúdo c o m p l e t o pra que você, lojista virtual, saiba como atrair mais visitantes. Faça o download gratuito do nosso e-book Aprenda a gerar tráfego para a sua loja virtual!