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Aumentar o ticket médio

Descubra o segredo para aumentar o ticket médio da sua loja

O ticket médio é um indicador importante para qualquer loja virtual, já que indica qual é o valor médio pago por cliente em cada compra realizada. Assim, o objetivo dos e-commerces é sempre aumentar o ticket médio, porque, no fim das contas, isso significa elevar o total de vendas!

O cálculo desse indicador deve ser feito por meio da divisão do total de vendas pelo número de pedidos feitos. Por exemplo, se foram realizadas três compras com valores de R$150,00, R$500,00 e R$450,00, o ticket médio é de aproximadamente R$ 366,66.

Mas como interpretar esse resultado? Qual a média desse indicador no Brasil e no mundo?

aumentar o ticket médio

Ticket médio no Brasil e no mundo

O primeiro parâmetro que você deve considerar em relação ao ticket médio é o resultado médio nos principais países do mundo. Segundo estudo da CupoNation realizado em 2014 em 15 países do mundo, o ticket médio considerando todas essas nações ficou em R$177,30. O Brasil ficou em quarto lugar, com uma média de R$377,97. Apenas a título de comparação, a Índia ficou em último lugar,com R$61,14.

O estudo também constatou que a maioria das compras em e-commerces no Brasil serve para usar cupons de desconto em celulares e eletrônicos.

Outra pesquisa, resumida no infográfico Mapa Conversion do E-commerce no Brasil, indica que, em 2014, foram feitos 133,3 milhões de pedidos em lojas virtuais. A taxa de conversão média (relação entre o total de visitantes do comércio virtual e o número de compras efetivamente realizadas) ficou em 1,04%. O faturamento naquele período foi de R$39 bilhões e o ticket médio chegou a R$292,47.

Ou seja, mesmo havendo diferenças nos resultados do ticket médio de acordo com os estudos, o fato é que esse é um bom resultado comparando com outros países do mundo e coloca o Brasil na lista dos países que mais vendem por meio do e-commerce.

Como aumentar o ticket médio

Você leu até aqui e deve estar pensando: “meu ticket médio não é tão alto. O que devo fazer?”. Bom, existe uma série de ações que podem ser executadas. Veja algumas a seguir.

Ofereça kits de produtos

Os kits são uma excelente alternativa para aumentar o ticket médio da sua loja de maneira simples. O que você deve fazer, basicamente, é juntar mercadorias relacionadas e vendê-las como se fosse um único produto, oferecendo um desconto ao consumidor.

Um exemplo é uma loja de cosméticos que oferece kit com batom, blush e delineador por um valor 10% menor se comparado à compra dos itens separadamente. Ou a venda de um notebook e uma mochila que, transformados em um único produto, custam 20% menos do que a soma de seus valores separados. É importante que você saiba que essa ação possui um custo para o negócio, mas isso permite aumentar o valor do ticket médio e não trazer prejuízos para o seu faturamento.

Indique produtos complementares

Apesar de essa ação ser parecida com a anterior, a ideia aqui é não oferecer um pacote pronto, mas sim uma indicação para o consumidor antes de ele fechar a compra. Por exemplo: se a cliente compra um batom, você pode indicar uma máscara para cílios sem oferecer desconto nos produtos. Ou na compra de um tênis, pode ofertar cadarços de cores diferentes por um valor adicional.

Ofereça frete grátis

Essa é uma das formas mais comuns de aumentar o ticket médio e você deve se atentar a ela. Existem três maneiras de oferecer o frete grátis:

  • Para qualquer compra: nesse caso, você precisa arcar com as despesas de envio, o que pode representar prejuízo. Por outro lado, essa modalidade é a que mais chama a atenção.
  • Para compras com valores altos: essa ideia incentiva o consumidor a comprar mais, já que ele terá frete grátis em compras acima de R$ 100,00, por exemplo. Essa é uma alternativa mais financeiramente viável.
  • Ao comprar determinado produto ou kit de produto: nesse caso, também se incentiva o consumidor a comprar mais, já que determinado produto ou kit oferece o benefício do frete grátis.

Ofereça descontos em compras com grande quantidade de produtos

Essa alternativa é bastante utilizada, mas o e-commerce sempre deve deixar claro qual desconto o consumidor está recebendo. Por exemplo: ele deve indicar que, se comprar uma unidade, o valor sai por R$35,00. Agora, se comprar duas, ele vai pagar R$32,00 cada uma. Ao comprar cinco unidades, o valor cai para R$28,00 por unidade.

Ofereça gift cards

Os cartões de presente podem ser oferecidos quando o cliente compra determinado produto ou quando faz uma compra acima de determinado valor. Essa alternativa estimula a compra de maior valor e também a compra recorrente.

Ofereça uma cortesia

Dar um presente ao consumidor pode ser uma alternativa ao frete grátis. Você pode oferecer essa cortesia nas seguintes situações:

  • Em compras acima de determinado valor: isso mostra que a empresa reconhece a compra de alto valor;
  • Em pacotes de produtos: é a ideia de “compre três unidades, ganhe a quarta”;
  • Na primeira compra: um bilhete de agradecimento pela compra e uma cortesia vão encantar o novo cliente e fazer ele comprar de novo;
  • Para clientes recorrentes: quando o cliente compra bastante, você pode oferecer uma cortesia para mostrar agradecimento. Assim, mostra que se preocupa com a fidelidade e que quer mantê-lo como cliente.

Viu só? Aumentar o ticket médio na sua loja não é tão difícil assim, basta seguir algumas estratégias simples e efetivas. E você, conhece alguma técnica diferente? Compartilhe nos comentários!

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