Blog da Loja Integrada

Design de e-mail marketing: conquiste o destinatário!

O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada no marketing digital. Um dos motivos de sua popularidade é a capacidade que tem de atingir o público de forma direta e personalizada. Porém, para criar uma campanha eficiente e atraente, é preciso ter atenção ao design de e-mail marketing. E no post de hoje daremos dicas para você ter maior chance de conversão com sua campanha.

Qual é a importância do design de e-mail marketing para engajar os destinatários das campanhas?

Se você ainda não está convencido da importância de um bom design de e-mail marketing, confira abaixo alguns dos motivos para aplicá-lo à sua campanha:

1. Prender a atenção do destinatário
O design, como um todo, é a primeira coisa que o usuário vê quando abre um e-mail marketing. Logo, uma de suas principais vantagens é o seu poder de prender a atenção do destinatário. Então, é importante que converse com seu público e ele se identifique com as ofertas e informações que você colocará no conteúdo da campanha.

2. Reforçar a identidade visual da empresa
Além de pensar muito bem no conteúdo da campanha de e-mail marketing, é preciso pensar no layout como uma extensão da sua marca. É importante que assim que o destinatário bata o olho no e-mail, já saiba que ele é de uma marca específica. Por isso, é importante seguir a identidade visual da empresa.

3. Incentivar a resposta ao call to action.
Call To Action (CTA ou chamada para ação) é a ação que você deseja que o usuário execute após ser impactado pela mensagem da sua empresa. Pode ser um clique num botão, uma visita a outra página específica ou a um produto que você está divulgando na campanha. O design de e-mail marketing pode, portanto, alavancar as conversões, contribuir para que o seu cliente (ou futuro cliente) conheça outros canais da marca.

Para entender tudo isso que citamos acima, de uma forma mais prática abaixo listaremos alguns exemplos que te ajudarão a colocar em prática.

Quais elementos de design podem fazer a diferença na minha campanha de e-mail marketing?

O visual de uma campanha de e-mail marketing é essencial para encorajar o destinatário a ler sua mensagem antes de descartá-la. Afinal, os usuários recebem inúmeros e-mails diariamente em suas caixas e podem ser bastante seletivos na hora de decidir o que merece sua atenção.

Por isso, confira alguns dos principais itens que podem ser trabalhados na sua próxima campanha:

1. Imagens
Brincar com o tamanho das imagens pode fazer com que algumas ganhem mais destaque que as outras e, dessa forma, você dita a ordem na qual os elementos devem ser vistos. 

2. Animações
Você pode inserir também animações no design de e-mail marketing. Isso torna os layouts mais dinâmicos e divertidos.

3. Vídeos
Os vídeos podem lhe ajudar a passar mais informações e mais emoções num curto espaço de tempo, que as pessoas geralmente usam para ler e-mails.

Atenção: ao usar imagens, animações e vídeos cuidado com o tamanho dos arquivos. Eles precisam ter uma boa resolução, mas não podem ser muito pesados para não comprometer o carregamento do arquivo – essa demora faz com que as pessoas abandonem o material mais rapidamente. Além disso, mensagens pesadas ocupam muito espaço no serviço de e-mail do destinatário. 

4. Espaço em branco
Esse é um dos elementos mais importantes e pouco comentados. Quando pensamos em montar um design de e-mail marketing é importante considerarmos espaços em brancos. Eles servirão como “áreas de respiro” para o leitor.

Layouts muito poluídos deixam o leitor confuso e sem vontade de ler o material até o final. O resultado é uma taxa de abandono do e-mail marketing mais alta.

5. Organização dos elementos
Sempre trabalhe uma boa organização de elementos. Eles precisam ser dispostos de forma a guiar o destinatário e deixar seu material harmônico.

6. Cores
Use a psicologia das cores a seu favor. Escolha aquelas que representam o que você quer transmitir na mensagem. Além disso, use contrastes para destacar os elementos que desejar.

7. Responsividade
Uma grande parte dos seus e-mails será lido em dispositivos móveis. Por isso, não deixe de criar um design responsivo para atender esta demanda.

8. Fontes
Lembre-se de usar fontes de fácil leitura. Se for um pouquinho mais ousado, aproveite para misturar fontes e tamanhos. Além disso, use os recursos de negrito, itálico e sublinhado para destacar títuloss e trechos importantes. 

9. CTA
Talvez o CTA seja o elemento mais importante do design de e-mail marketing, pois ele vai levar o destinatário para a próxima etapa e está diretamente relacionado ao objetivo da sua campanha.

Use-a para direcionar o usuário à sua loja, site, blog, redes sociais etc

10. Menos é mais
Selecione informações para serem inseridas no design de e-mail marketing com planejamento e consciência. Evite textos muito longos ou elementos em excesso.

11. Regras
Embora sejam elaboradas para ajudar, há algumas “regras” do design que podem e devem ser quebradas. Portanto, use sempre o seu bom senso, avalie o seu objetivo específico, o seu ramo de mercado etc. e não dique preso a uma caixinha. 

12. Métricas
Sim, as métricas são um elemento muito importante no design de e-mail marketing. Elas lhe darão base para decidir quais elementos precisam ser alterados, se o objetivo está sendo alcançado, em quais elementos o destinatário está prestando mais atenção e muito mais.

Como escolher o melhor template?

Templates são modelos prontos de layouts para design de e-mail marketing. É claro que dá para criar um do zero, mas isso demanda maior dedicação, tempo e conhecimento. Por isso, o template se mostra um recurso prático e rápido. Para escolher o melhor modelo para a sua campanha, observe:

1. A identidade visual e estilo da sua empresa
Certamente, num template, haverá elementos que poderão ser alterados e outros que não. Isso varia muito de acordo com a ferramenta que você está usando. Logo, priorize os templates que têm a ver com a identidade visual e o estico da sua marca. 

2. Objetivo do seu e-mail marketing
O objetivo da sua comunicação tem tudo a ver com o template que você vai escolher. Alguns exemplos:

• Se for um e-mail para comunicar mais de uma novidade, talvez seja interessante optar por templates com blocos de informação.
• Para divulgar ofertas, os templates com várias imagens são uma boa pedida.
• Se a informação é curta – por exemplo, uma promoção relâmpago -, investir em templates que permitam o uso de poucas imagens em tamanhos grandes, é uma boa ideia.
• Para newsletters, use os templates com espaços para blocos de texto. 
• Já os e-mails transacionais podem ter um modelo bem funcional – o mais clean pissível – para que o usuário foque na ação a realizar ou informação fornecida. 

Para continuar se aprofundando neste tema, nossa sugestão é que você continue a leitura absorvendo informações sobre os 10 tipos de campanhas de e-mail marketing para e-commerce e sobre os 5 erros de e-mail marketing para não pisar mais na bola.

Leia mais

Artigo anterior

Cliente oculto para negócios digitais: conheça!

Leia mais

Próximo artigo

Calendário 2019 para e-commerce: planeje-se!

Deixe seu comentário