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Design de email marketing: conquiste o destinatário

O email marketing é uma ferramenta muito utilizada no marketing digital. Um dos motivos de sua popularidade é a capacidade que tem de atingir o público de forma direta e personalizada. Porém, para criar uma campanha eficiente e atraente, é preciso ter atenção ao design de email marketing. E no post de hoje daremos dicas para você ter maior chance de conversão com sua campanha.

Qual é a importância do design de -mail marketing para engajar os destinatários das campanhas?

Se você ainda não está convencido da importância de um bom design de email marketing, confira abaixo alguns dos motivos para aplicá-lo à sua campanha:

1. Prender a atenção do destinatário
O design, como um todo, é a primeira coisa que o usuário vê quando abre um email marketing. Logo, uma de suas principais vantagens é o seu poder de prender a atenção do destinatário. Então, é importante que converse com seu público e ele se identifique com as ofertas e informações que você colocará no conteúdo da campanha.

2. Reforçar a identidade visual da empresa
Além de pensar muito bem no conteúdo da campanha de email marketing, é preciso pensar no layout como uma extensão da sua marca. É importante que assim que o destinatário bata o olho no email, já saiba que ele é de uma marca específica. Por isso, é importante seguir a identidade visual da empresa.

3. Incentivar a resposta ao call to action.
Call To Action (CTA ou chamada para ação) é a ação que você deseja que o usuário execute após ser impactado pela mensagem da sua empresa. Pode ser um clique num botão, uma visita a outra página específica ou a um produto que você está divulgando na campanha. O design de email marketing pode, portanto, alavancar as conversões, contribuir para que o seu cliente (ou futuro cliente) conheça outros canais da marca.

Para entender tudo isso que citamos acima, de uma forma mais prática abaixo listaremos alguns exemplos que te ajudarão a colocar em prática.

Quais elementos de design podem fazer a diferença na minha campanha de email marketing?

O visual de uma campanha de email marketing é essencial para encorajar o destinatário a ler sua mensagem antes de descartá-la. Afinal, os usuários recebem inúmeros emails diariamente em suas caixas e podem ser bastante seletivos na hora de decidir o que merece sua atenção.

Por isso, confira alguns dos principais itens que podem ser trabalhados na sua próxima campanha:

1. Imagens
Brincar com o tamanho das imagens pode fazer com que algumas ganhem mais destaque que as outras e, dessa forma, você dita a ordem na qual os elementos devem ser vistos. 

2. Animações
Você pode inserir também animações no design de email marketing. Isso torna os layouts mais dinâmicos e divertidos.

3. Vídeos
Os vídeos podem lhe ajudar a passar mais informações e mais emoções num curto espaço de tempo, que as pessoas geralmente usam para ler emails.

Atenção: ao usar imagens, animações e vídeos cuidado com o tamanho dos arquivos. Eles precisam ter uma boa resolução, mas não podem ser muito pesados para não comprometer o carregamento do arquivo – essa demora faz com que as pessoas abandonem o material mais rapidamente. Além disso, mensagens pesadas ocupam muito espaço no serviço de email do destinatário. 

4. Espaço em branco
Esse é um dos elementos mais importantes e pouco comentados. Quando pensamos em montar um design de email marketing é importante considerarmos espaços em brancos. Eles servirão como “áreas de respiro” para o leitor.

Layouts muito poluídos deixam o leitor confuso e sem vontade de ler o material até o final. O resultado é uma taxa de abandono do email marketing mais alta.

5. Organização dos elementos
Sempre trabalhe uma boa organização de elementos. Eles precisam ser dispostos de forma a guiar o destinatário e deixar seu material harmônico.

6. Cores
Use a psicologia das cores a seu favor. Escolha aquelas que representam o que você quer transmitir na mensagem. Além disso, use contrastes para destacar os elementos que desejar.

7. Responsividade
Uma grande parte dos seus emails será lido em dispositivos móveis. Por isso, não deixe de criar um design responsivo para atender esta demanda.

8. Fontes
Lembre-se de usar fontes de fácil leitura. Se for um pouquinho mais ousado, aproveite para misturar fontes e tamanhos. Além disso, use os recursos de negrito, itálico e sublinhado para destacar títuloss e trechos importantes. 

9. CTA
Talvez o CTA seja o elemento mais importante do design de email marketing, pois ele vai levar o destinatário para a próxima etapa e está diretamente relacionado ao objetivo da sua campanha.

Use-a para direcionar o usuário à sua loja, site, blog, redes sociais etc

10. Menos é mais
Selecione informações para serem inseridas no design de email marketing com planejamento e consciência. Evite textos muito longos ou elementos em excesso.

11. Regras
Embora sejam elaboradas para ajudar, há algumas “regras” do design que podem e devem ser quebradas. Portanto, use sempre o seu bom senso, avalie o seu objetivo específico, o seu ramo de mercado etc. e não dique preso a uma caixinha. 

12. Métricas
Sim, as métricas são um elemento muito importante no design de email marketing. Elas lhe darão base para decidir quais elementos precisam ser alterados, se o objetivo está sendo alcançado, em quais elementos o destinatário está prestando mais atenção e muito mais.

Como escolher o melhor template?

Templates são modelos prontos de layouts para design de email marketing. É claro que dá para criar um do zero, mas isso demanda maior dedicação, tempo e conhecimento. Por isso, o template se mostra um recurso prático e rápido. Para escolher o melhor modelo para a sua campanha, observe:

1. A identidade visual e estilo da sua empresa
Certamente, num template, haverá elementos que poderão ser alterados e outros que não. Isso varia muito de acordo com a ferramenta que você está usando. Logo, priorize os templates que têm a ver com a identidade visual e o estico da sua marca. 

2. Objetivo do seu email marketing
O objetivo da sua comunicação tem tudo a ver com o template que você vai escolher. Alguns exemplos:

• Se for um email para comunicar mais de uma novidade, talvez seja interessante optar por templates com blocos de informação.
• Para divulgar ofertas, os templates com várias imagens são uma boa pedida.
• Se a informação é curta – por exemplo, uma promoção relâmpago -, investir em templates que permitam o uso de poucas imagens em tamanhos grandes, é uma boa ideia.
• Para newsletters, use os templates com espaços para blocos de texto. 
• Já os emails transacionais podem ter um modelo bem funcional – o mais clean pissível – para que o usuário foque na ação a realizar ou informação fornecida. 

Para continuar se aprofundando neste tema, nossa sugestão é que você continue a leitura absorvendo informações sobre os 10 tipos de campanhas de email marketing para ecommerce e sobre os 5 erros de email marketing para não pisar mais na bola.

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