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Devo criar TikTok e Reels pro meu ecommerce?

Na última década, o Instagram se tornou a opção mais popular para empresas e ecommerce divulgarem suas marcas. Com mais de 10 anos de história, a rede acumula 1 bilhão de usuários ativos por mês navegando e se relacionando com as marcas que mais amam.

O TikTok, por outro lado, ganhou a mesma marca de 1 bilhão de usuários em apenas 3 anos de existência — e continua crescendo a uma taxa exponencial. Não foi à toa que o Instagram lançou o Reels, um recurso similar ao oferecido no TikTok, para competir com o grande sucesso da nova plataforma.

Enquanto as duas gigantes brigam pela atenção do usuário, o lojista virtual se pergunta: será que devo criar TikTok e Reels para o meu ecommerce? Independentemente de qual rede oferece os melhores recursos, é preciso primeiro pensar nas oportunidades que o tipo de conteúdo criado pode trazer para a sua loja virtual.

É sobre isso que falaremos hoje! Continue lendo e saiba mais!

Por que estar no TikTok e no Reels é importante?

A resposta curta para a pergunta do título deste artigo é: “Sim, você deve criar TikTok e Reels para o seu ecommerce”. Mas por quê?

O grande motivo está ligado à mudança no perfil de consumidor. Nunca antes na história, vimos o comportamento do consumidor mudar tão rapidamente. Desde a popularização da internet, várias mudanças foram registradas. 

Para começar, os millennials (aquelas nascidos nas décadas de 1980 e 1990) se tornaram a força majoritária do mercado de consumo. E eles não querem comprar de qualquer marca que faça um comercial legal na televisão — para falar a verdade, eles nem assistem a tanta televisão quanto seus predecessores.

Pelo contrário, eles querem pesquisar, encontrar conteúdo útil e poder comprar com conveniência. São eles que impulsionaram (e impulsionam) grande parte do crescimento do ecommerce.

Mas eles também estão envelhecendo e dando lugar a um público mais jovem e com ainda mais exigências. A geração Z, que nasceu a partir de 2000, é muito mais dinâmica e cresceu em um mundo completamente conectado.

Assim, eles também esperam que as marcas das quais compram sejam digitais, modernas e conectadas — de acordo com dados publicados no eMarketer, 75% da geração Z e dos millennials fazem pesquisas e compram online por meio dos seus smartphones.

Isso torna muito importante se conectar com eles no celular, e o conteúdo no Reels e no TikTok é uma ótima maneira de fazer isso.

Vender no TikTok e no Reels oferece aos vendedores online a oportunidade de interagir com as gerações mais jovens. Se você for rápido em tornar essas redes parte de sua estratégia de marketing de comércio eletrônico, poderá alcançar esse público, que é, cada dia mais, responsável pela maior parte das vendas pela internet.

O que o TikTok e o Reels oferecem ao lojista?

O TikTok e o Reels permitem criar pequenos vídeos com recursos de edição facilitados.

Apesar de tudo, vender no TikTok e no Reels pode ser complicado. Isso porque a evolução do público também os tornou mais exigentes.

As plataformas exigem altos níveis de criatividade para ter sucesso. O público jovem quer ver um conteúdo autêntico e instantâneo, em vez de imagens refinadas e vídeos altamente produzidos.

Por um lado, isso significa que há oportunidades promocionais para vendedores online de todos os tamanhos e orçamentos. Por outro, você precisará dedicar tempo para criar um conteúdo que realmente chame a atenção.

A boa notícia é que, diferentemente dos outros conteúdos do Instagram, o Reels e o TikTok exibem o seu conteúdo mesmo para quem não é seu seguidor. Ou seja, não há muita necessidade de se concentrar em construir um grande leque de seguidores. 

Com base no que um usuário assiste, as novas redes sociais sugerem automaticamente outros vídeos para ele, enquanto seu algoritmo inteligente incentiva os usuários a descobrirem novos conteúdos relevantes.

Para empresas de comércio eletrônico, seu conteúdo pode se tornar viral no primeiro dia — basta ser bom o suficiente. Além disso, pessoas em seu nicho também podem descobri-lo navegando por hashtags.

Você pode criar conteúdos sobre as pessoas por trás da sua marca, sobre os bastidores da loja, o processo de embalagem, curiosidades sobre os materiais usados na fabricação e até mesmo dos produtos/serviços em si.

Isso traz milhares de novas oportunidades para quem quer divulgar sua marca com um pequeno orçamento, ao mesmo tempo que cria um relacionamento mais próximo com seu público.

Criar Reels e TikTok para o seu ecommerce pode exigir uma dedicação maior do que em outras redes, portanto, é importante se organizar para que isso não atrapalhe a sua estratégia de marketing.

Falando nisso, agora que você conhece mais do TikTok e do Reels, veja 3 dicas para criar um plano de marketing para o seu ecommerce e fazer das suas campanhas um grande sucesso!


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