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Lojista virtual usando máscara durante a pandemia, procurando por dicas de bem-estar

4 dicas de bem-estar para lojistas virtuais na pandemia

Os últimos 14 meses, desde o início da pandemia no Brasil em março de 2020, foram difíceis para os lojistas virtuais. Eles tiveram que lidar com os desafios normais de gerenciar um pequeno negócio, ao mesmo tempo em que enfrentavam as novas particularidades impostas pelo coronavírus, afetando todos em âmbito pessoal e profissional.

Somado a tudo a isso, o envio dos funcionários para o home office (incluindo o próprio empreendedor) e as medidas de distanciamento social acertaram em cheio o psicológico de todos.

De fato, algumas pesquisas mostram que as maiores preocupações do pequeno empreendedor durante os tempos de pandemia estão ligadas a como adaptar seu negócio, sustentar seus empregados e gerenciar a empresa de casa. 

Mas então, o que pode ser feito para aliviar essas preocupações? Abaixo, separamos algumas dicas de bem-estar para lojistas virtuais em tempos de pandemia!

1. Comece reconhecendo que as coisas não estão “normais”

Esses tempos incertos, claro, estão trazendo muitas dúvidas sobre como será o dia de amanhã. No entanto, mesmo diante dessas incertezas, não é incomum encontrar empreendedores e lojistas virtuais que continuam com o mesmo nível de cobrança interna de antes da pandemia. 

Sua produtividade, resiliência e mentalidade fizeram parte da criação do seu negócio, mas é provável que, agora, elas tenham sofrido com todas essas mudanças impostas pela pandemia. Portanto, mude suas expectativas também — tanto para você quanto para seus funcionários — afinal, somos humanos.

Entenda que as “regras” típicas de um dia de trabalho devem ser adaptadas de acordo. O trabalho em home office oferece suas vantagens, mas é preciso disciplina até para entender quando o corpo precisa de um descanso. E, olha, ele precisa, viu?

2. Programe um horário para se desligar após o horário comercial

Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, especialmente em um momento em que sua rotina foi interrompida. Para os lojistas virtuais que estão passando pela pandemia é importantíssimo lembrar de se afastar de suas obrigações comerciais diariamente, mesmo que seja difícil tirar o trabalho da cabeça.

Isso não significa que você tenha que tentar relaxar de uma forma forçada. Desligar seu notebook (não apenas abaixar a tampa) e se afastar de seu telefone comercial já representam bons passos para acalmar sua mente.

Ao mudar para um ambiente diferente, também fica mais fácil liberar sua cabeça e pensar sobre outras coisas — por isso é importante, para aqueles em home office, ter um local específico para o trabalho dentro de casa, de preferência, que não seja o mesmo lugar do quarto. 

3. Não se culpe pelos impactos negativos

Muitos proprietários de pequenas lojas virtuais tiveram que tomar algumas decisões difíceis nos últimos meses. Você pode ter tido que dispensar funcionários ou reduzir o salário de alguém.

Por sua vez, os funcionários podem ter demonstrado preocupação ou ansiedade nas últimas semanas. Como dono(a) de um negócio, há uma chance de você sentir culpa, remorso ou impotência por não conseguir ajudar ou pelas decisões que teve de tomar.

Entenda que isso não é um reflexo de sua própria ética de trabalho. Tempos sem precedentes exigem mudanças sem precedentes.

Tenha empatia e faça o que puder para minimizar as consequências, mas não se cobre ou se culpe pelo que está fora do seu controle.

4. Mantenha a conexão com as pessoas 

Embora trabalhar em casa tenha seus benefícios, você também pode sentir o isolamento. Mas há muitas maneiras de manter o contato com quem é importante — melhorando seu bem-estar mental e também o de todos.

Dentro e fora do trabalho, a interação humana é importante, então agende chamadas de vídeo e pegue o telefone em vez de enviar um e-mail.

Se você está tendo dificuldades para trabalhar em casa, converse com seus funcionários sobre isso e busque formas de lidar com esses problemas juntos. Lembre-se, eles provavelmente sentem o mesmo que você. Pergunte como eles estão e se têm sugestões do que pode ser feito.

Para finalizar, separe um tempo para socializar virtualmente — agende uma pausa para o café digital ou um encontro online na sexta-feira com amigos e familiares.

Lutar para que seu negócio dê certo é importante! Mas parte disso envolve o cuidado com o seu bem-estar físico, mental e emocional também —  afinal são as pessoas que movem as empresas.

Se você tem uma loja física e ainda está se organizando para migrar para o mundo virtual, confira nosso post Digitalize seu negócio: como ir do físico para o online!


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