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8 dicas de marketing digital para e-commerce

Marketing digital para e-commerce é o conjunto de estratégias online que tem como objetivo o relacionamento, o engajamento, a efetivação de compra e/ou a (re)afirmação de posicionamento. Alguns exemplos de estratégias de marketing digital são: links patrocinados (Google Adwords ou Bing Ads), SEO (otimização de sites para buscadores como Google, Bing e Yahoo), mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Snapchat, Pinterest e outros), e-mail marketing e blog. O fato da Internet ter revolucionado a forma como compramos e ser uma das principais fontes de pesquisa que antecedem a compra fez com que a importância do marketing digital para e-commerce aumentasse.

As vantagens de campanhas de marketing digital para e-commerce

Quando falamos especificamente de e-commerce, observamos uma série de vantagens que o marketing digital pode trazer:

  • Fazer com que mais pessoas conheçam a loja virtual;
  • Gerar mais possibilidades de venda;
  • Aumentar o engajamento;
  • Relacionar-se com os seus clientes de diferentes formas;
  • Impactar o público certo, no momento certo e com a abordagem certa;
  • Medir todas as ações realizadas;
  • Colher informações sobre o marketing, o negócio e o cliente para apoiar a tomada de decisão.

8 dicas práticas de marketing digital para e-commerce

Para o lojista que está preparando o seu negócio para as ações de marketing digital ou pretende aprimorar o que já é realizado, listamos 8 dicas valiosas.

1. Zelo e cuidado com o site em si

Todas as campanhas realizadas terão como foco levar o internauta para o e-commerce. Sendo assim, tenha muito cuidado com sua loja virtual. Lembre-se das lições de navegabilidade e usabilidade e tenha um e-commerce preparado para a navegação em dispositivos mobile.

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2. Blog: ter ou não ter. Eis a questão!

Um blog é uma ferramenta importantíssima para colaborar com as estratégias de SEO. Além disso, pode ser uma forma muito interessante de gerar engajamento, criar conteúdo relevante e impulsionar as vendas. Lembre-se de incluir botões de compartilhamento para que os leitores possam replicar o conteúdo do blog em suas redes sociais. Usar imagens, vídeos, GIFs e colocar uma CTA (call to action ou chamada para ação) ao final do texto (por exemplo, cadastrar-se na newsletter, visitar a página de detalhe de um produto, comentar o post etc.) também são ótimas ideias. 

3. Contato

Você conseguiu trazer mais pessoas para o seu site, encantou-as com seus produtos, mas surgiu uma dúvida que o cliente precisa sanar. Não oferecer uma central de atendimento eficiente em sua loja virtual – com canais como chat online, e-mail, redes sociais e WhatsApp – pode ser fatal para a loja. Tão grave quanto isso é disponibilizar formas de contato e não responder o cliente.

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4. Para negócios locais

Se você tem um negócio físico local junto com o e-commerce, cadastre-o no Google Meu Negócio. Isso ajudará mais pessoas a encontrarem a sua loja.

5. SEO além do site

Muitos lojistas focam suas estratégias de SEO em melhorias do próprio site – por exemplo, organizar a estrutura do site e as informações de título e meta description das páginas. Isso também é importante, mas há boas estratégias que são esquecidas com frequência:

– linkar para as próprias páginas (inclusive em posts de redes sociais);
– nomear as fotos dos produtos com o nome do produto ou palavras-chave em vez de “foto1” ;
– realizar parcerias para que um link da sua loja seja citado em outro site ou blog.

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6. SEO levado a sério

Estude muito sobre o tema para não cair no erro de realizar as ações de blackhat (ações que visam a enganar os robôs dos buscadores). Isso pode levá-lo a punições severas por parte do buscador.

7. Seja relevante

O marketing digital permite que você tenha algumas informações sobre o seu cliente. Use isso a seu favor para entregar produtos, serviços e dados relevantes para ele. Personalize a experiência de compra do consumidor!

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8. Não canse de atualizar-se

Isso significa estar sempre atento às novidades que o mercado de marketing digital oferece, testar novas tecnologias, estudar sobre o tema e analisar o que concorrentes e empresas que são referência no mercado estão fazendo.
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