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Dicas para aproveitar o Dia do Consumidor no e-commerce

Há quem o classifique como a Black Friday do primeiro trimestre, dada a sua importância. A verdade é que o Dia do Consumidor no e-commerce pode ser, realmente, uma grande oportunidade de alavancar as vendas. Para isso, é preciso muita atenção e planejamento. Confira tudo sobre esta data.

Como surgiu o Dia do Consumidor?

Dia do consumidor no e-commerce

Não faz muito tempo. Foi há quatro anos, quando a Buscapé Company teve a ideia de trazer a data comemorativa para o Brasil. Ela já era celebrada nos Estados Unidos desde 1983, para relembrar a importância de respeitar e valorizar os direitos do consumidor. Além disso, como o período entre pós-Natal e Carnaval é de baixa nas vendas e não há nenhuma data comemorativa no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor ajuda a incentivar as compras em março.

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, pois, nesta mesma data, em 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso ressaltando o direito do consumidor à informação, à segurança, à escolha e ao atendimento.

Dados do Dia do Consumidor no e-commerce

Dia do consumidor no e-commerce

Segundo dados do E-bit publicados pelo site Mercado & Consumo, o Dia do Consumidor tem feito a alegria de muitos lojistas, e a Internet tem ampliado o alcance da data cada vez mais. Em 2014, primeiro ano da comemoração no Brasil, foram faturados R$ 174 milhões. Em 2017, esse número saltou para R$ 265 milhões. Ou seja, uma taxa de 50% de crescimento. Em relação ao tíquete médio, o de 2014 foi de R$ 376. Uma pesquisa do Google aponta uma estimativa de R$ 690 em 2018, sendo que 13% pretendem gastar de R$ 1000 a R$ 2000. Além disso, entre aqueles que planejam aproveitar a data, 32% desejam fazer suas compras online e 31% preferem visitar lojas físicas. Outro dado também indica o impacto do comércio virtual na data: nos dois últimos anos, houve um pico de download de aplicativos de varejistas três dias antes do Dia do Consumidor.

Quando falamos sobre os produtos e categorias que serão mais vendidos, vemos a influência da Copa do Mundo no Dia do Consumidor. 27% pretendem comprar uma camisa nova da seleção brasileira e 16%, uma televisão. Além destes produtos, Smartphones (24%), Roupas e calçados (16%), Livros (14%), Eletrodomésticos (12%) e Cosméticos (11%) também aparecem nas intenções de compra dos consumidores.

Como explorar o Dia do Consumidor no e-commerce?

Dia do consumidor no e-commerce

Para não perder as oportunidades que o Dia do Consumidor no e-commerce pode trazer para o seu negócio, as dicas são:

1. Ofereça descontos, vantagens diferenciadas ou realize promoções

Isso é o que todo consumidor espera ver. Só não se esqueça de fazer isso com responsabilidade e planejamento para não ficar no prejuízo.

2. Não esqueça do propósito da data

Reiteramos: a data foi criada para relembrar a importância de respeitar e valorizar os direitos do consumidor. Dar descontos, oferecer vantagens e/ou promoções é interessante para alavancar as vendas. No entanto, o direito do consumidor à informação, à segurança, à escolha e ao atendimento deve ficar em primeiro plano. Por isso, verifique se:

  • a sua loja está fornecendo todas as informações necessárias sobre a promoção, a condição para ganhar o desconto ou a condição especial.
  • a sua loja está oferecendo opções de pagamento e um ambiente seguro para as transações financeiras.
  • a sua loja está atendendo o cliente com agilidade, respeito e eficiência.

3. Aproveite a data para se relacionar com os clientes

Além de se preocupar com as vendas, foque em ações que valorizam o contato do cliente. Dessa forma, você se relacionará com ele depois do Dia do Consumidor e poderá aproveitar esta oportunidade para aumentar sua mailing list.

4. Surpreenda

Verifique o que já foi feito nos anos anteriores pelos seus concorrentes ou por outras marcas que você admira. O que você pode fazer de diferente que – além de ser uma vantagem para o cliente – também é uma grande oportunidade de surpreendê-lo oferecendo algo novo?

Por fim, lembre-se que não é à toa que o Dia do Consumidor no e-commerce é comparado com a Black Friday. Ambas as datas são excelentes oportunidades de alavancar as vendas. Por isso, as dicas que listamos no [ebook] Como aumentar seus lucros na Black Friday também podem ser usadas no Dia do Consumidor no e-commerce. Boas vendas!

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