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Moça navegando em loja virtual, tendo uma ótima experiência de compras

4 dicas para oferecer uma excelente experiência de compra e arrasar!

Você sabia que grande parte dos consumidores trocam de loja se tiverem uma experiência de compra ruim? Basta uma vez para que eles corram para os braços de um lojista que se preocupe mais com suas necessidades. Por isso, pensar na experiência de compra da sua loja virtual é tão importante!

Hoje, é mais fácil do que nunca abrir seu própria negócio online — não é à toa que vários lojistas antes restritos ao mundo físico migraram para o mundo digital, aumentando a competitividade no mercado. O que pode diferenciar sua loja nesse oceano de opções e evitar que você perca clientes é justamente a experiência de compra. 

Abaixo, separamos algumas dicas sobre estratégias e ferramentas que você pode utilizar para criar uma excelente experiência na sua loja virtual! Aproveita pra dar aquela olhada:

1. Personalize a experiência de compra na sua loja virtual

A personalização é um dos fatores mais fortes que impulsionam a fidelidade, pois faz o cliente se sentir valorizado e único. A boa notícia é que você já tem em mãos a ferramenta de que precisa para customizar ainda mais a experiência na sua loja: os dados. Use-os para entender melhor seus clientes: seus hábitos de compras, preferências e necessidades.

Aqui estão alguns pontos de contato de personalização que você pode experimentar:

  • Ofereça descontos pessoais em produtos ou serviços relevantes para o cliente;
  • Reconheça a localização deles e forneça informações sobre entrega para esta região;
  • Lembre-se do histórico do cliente e mostre uma lista de recomendações com base nos itens que um cliente pesquisou e uma lista de produtos visualizados recentemente;
  • Dê a oportunidade do cliente escolher um brinde;
  • Faça perguntas ou questionários para ajudar o cliente a escolher o melhor produto para ele;
  • Personalize e-mails: um elogio de aniversário ou um convite para um evento online VIP será a cereja do bolo;
  • Ah! E não se esqueça de, sempre que possível, chamá-los pelo nome.

2. Ofereça uma experiência omnichannel ao cliente

Seus clientes estão presentes em todos os canais da internet. Você também deve estar! O marketing omnichannel pode melhorar muito as conversões.

Certifique-se de que os detalhes de contato necessários, como endereços de e-mail e WhatsApp, estejam claramente visíveis em seu site. Incorpore o chat ao vivo em seu site, que permite que você se comunique com seus clientes em tempo real.

A evolução dos chatbots tornou mais fácil para o departamento de atendimento ao cliente disponibilizar acesso ininterrupto a algumas respostas às perguntas mais frequentes com a inteligência artificial. Porém, lembre-se sempre de oferecer também a opção de um atendimento humanizado, com um profissional disponível para ajudar o cliente quando necessário.

A linguagem que você utiliza também é uma ótima forma de quebrar barreiras e criar uma aproximação da sua loja com os seus clientes, fazendo com que a experiência de compra deles seja memorável. Portanto, uma dica valiosa é, além de estar onde o seu cliente está, conversar com ele de igual pra igual, como se fosse seu amigo de infância. Sacou?

3. Tenha uma política de envio eficiente

O frete é uma parte essencial para a experiência de compra. Isso faz com que a maioria dos clientes prefira escolher um produto de alto preço com frete grátis do que um produto de baixo preço com alto custo de frete.

Além disso, o frete rápido e eficiente é uma etapa essencial para a sobrevivência da sua loja virtual. Você também pode fornecer mais opções de envio e algumas ferramentas para ajudar o cliente a acompanhar a sua entrega, por exemplo, pois isto tornará a experiência de compra do seu cliente mais valorizada.

Aqui estão algumas ideias de envio que você pode considerar:

  • Ofereça frete grátis quando possível, seja a partir de um valor ou em datas específicas;
  • Permita que os pedidos sejam divididos e enviados para vários endereços;
  • Que tal oferecer a opção de embrulho para presente?
  • Exiba a data de entrega estimada e ofereça acompanhamento em tempo real do envio;
  • Considere aprimorar a experiência de unboxing da encomenda para encantar o cliente;
  • Tenha uma política de envio estruturada e garanta que os produtos cheguem em boas condições ao cliente.

4. Inclua avaliações e depoimentos dos seus clientes

Avaliações de clientes são ótimas maneiras de informar aos clientes em potencial quais itens vendem melhor, além de detalhes sobre seu desempenho e qualidade. Os visitantes costumam ler e pesquisar opiniões de outros consumidores, e isso pode ajudar no processo de compra, tornando mais fácil e conveniente de decidir o que e onde comprar, melhorando, consequentemente, a sua experiência de compra.

As pessoas apreciam o feedback de pessoas reais que compraram e usaram o mesmo produto. Certifique-se de que seus clientes possam ver esses comentários em destaque na página do produto que estão visualizando.

Além disso, considere ter uma seção na sua loja com depoimentos de clientes, pois isso ajuda a transmitir confiança e credibilidade.

Quando se trata de expandir seu e-commerce, uma estratégia de experiência de compra inteligente é tão importante quanto uma estratégia de marketing — e elas costumam andar juntas!

Além de todas essas dicas que apresentamos aqui, é extremamente importante dar uma atenção especial às redes sociais! Temos dois posts recentes e incríveis sobre o assunto, que tal dar uma olhadinha? Use as redes sociais como aliadas da sua loja online e Vendas em redes sociais: o que fazer e o que não fazer!

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