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planejamento para carnaval 2019

4 dicas para preparar sua loja virtual para o Carnaval

O Carnaval está chegando! Sim, em março, a alegria, as cores e a dança vão explodir e se espalhar pelo Brasil inteiro. Em 2019, o Carnaval acontece no dia 5 de março, mas a festa já começa na sexta-feira, dia 1º de março, e vai até dia 6, quarta-feira de cinzas! Além da folia, essa é uma boa chance de ficar antenado às oportunidades comerciais que essa data oferece. Por isso, confira nossas dicas de como preparar sua loja virtual para o Carnaval neste post!

Minha loja pode participar do Carnaval?

Dentre os principais nichos de mercado que se beneficiam no Carnaval, sem dúvida, um dos principais é o turismo. Todo ano, o Brasil recebe milhões de turistas nestas datas. Transporte, hospedagem, alimentação e lazer destacam-se como os serviços e produtos mais procurados.

Além disso, é claro que enfeites e fantasias também são grandes geradores de lucro. Armarinhos, moda, acessórios, maquiagem, artigos para festas entre outros comércios do ramo ganham destaque nessa época.

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Porém, vamos ser realistas: para quem não trabalha com esses nichos, o Carnaval não é tão bom para o comércio quanto outros meses do ano ou outras datas comemorativas. Mas isso não quer dizer que as vendas devam ficar completamente paradas! Precisamos apenas de um pouquinho mais de planejamento e atenção para descobrir como podemos aproveitar melhor essa celebração.

A seguir, enumeramos algumas dicas e ideias criativas e práticas para aproveitar tudo o que o Carnaval tem para oferecer, independentemente do ramo do seu e-commerce!

4 dicas para preparar a sua loja virtual para o Carnaval

1. Adapte o visual da sua loja virtual

Vista-se você também com as cores do Carnaval! Assim como uma loja tradicional fica decorada em datas comemorativas, o mesmo também vale para sua loja virtual.

Chame a atenção com um visual interessante, atraia os olhares de quem está nas redes sociais com um post chamativo, coloque um banner decorativo na sua loja e faça uma campanha de e-mail marketing especial para Carnaval. Basicamente, trata-se de aproveitar todos os recursos visuais para não ficar de fora do clima.

2. Ofereça promoções e aproveite oportunidades

Estimule as compras com promoções, cupons, fretes grátis, descontos válidos até/durante o Carnaval ou condições especiais — por exemplo, quem comprar durante o Carnaval ganha um desconto na próxima compra ou ganha um brinde surpresa.

É uma boa chance para combater a sazonalidade mais baixa do início de ano (para grande parte dos nichos de e-commerce) e também para vender aqueles produtos com pouca demanda, que estão parados há um tempo ou que ainda devem sofrer uma redução de vendas em breve, como produtos específicos de verão, que começam a sair da temporada depois de março.

3. Dedique um tempo para pesquisar o que mais vende

Hoje contamos com ferramentas muito úteis para obter ideias e insights dos produtos e serviços mais procurados em determinadas regiões e durante um período de tempo, por exemplo, norte do Brasil nos meses de janeiro e fevereiro.

Aproveite, então, esses recursos para usar as informações ao seu favor. Veja se alguns dos itens ou atividades que você oferece se encaixam nessa pesquisa. Se sim, ótimo! Pense em uma estratégia (nunca é tarde), invista em uma campanha e coloque as mãos na massa para tirar o máximo de vantagem.

Se você acha que não tem produtos/serviços que terão destaque nessa época, pode aproveitar para investir no seu marketing de conteúdo e escrever publicações que melhorem seu SEO durante essas datas.

4. Personalize sua oferta para o Carnaval

Uma boa ideia, se o seu nicho permitir, é criar um kit especial de Carnaval — um conjunto de itens de maquiagens com brilho, por exemplo.

E ainda é possível ir além — ou adotar uma alternativa se a sua loja não oferecer produtos relevantes para a data!

Que tal adicionar detalhes carnavalescos às embalagens e aprimorar a experiência do seu cliente? Uma embalagem personalizada, um presente de Carnaval na compra (imagine comprar um produto e receber uma máscara da sua loja! Além de uma agradável surpresa, é uma boa estratégia de branding), sua logomarca temporariamente redesenhada etc. São pequenas ações que agregam valor a sua marca, fidelizando quem comprou pela primeira vez e surpreendendo quem já é cliente regular. 

“A única certeza do brasileiro é o carnaval no próximo ano” disse o escritor e jornalista Graciliano Ramos. Milhares de pessoas esperam o ano inteiro por esses dias de magia. 

Por isso, é importante que você, como empreendedor e comerciante, entre no clima e prepare sua loja virtual para aproveitar a folia junto com seus clientes.

Essas dicas são apenas o pontapé inicial para se inspirar e desenvolver uma estratégia de Carnaval incrível!