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formas de recuperar carrinhos na black friday

6 dicas pra recuperar carrinhos na Black Friday

Veja como recuperar carrinhos na Black Friday e não perder nenhuma venda!

É muito chato e preocupante ver os consumidores encherem seus carrinhos e abandonarem a compra sem finalizá-la. Além disso, pra quem é lojista quer dizer menos dinheiro no bolso.

E é ainda mais preocupante quando pensamos que 69,2% das pessoas fazem isso — a média global para a taxa de abandono de carrinho medida pelo Baymard Institute, um instituto independente norte-americano que pesquisa há 11 anos o comportamento do consumidor online.

Quando falamos em Black Friday, as coisas ficam ainda mais delicadas. Na Black Friday, os consumidores geralmente tem pouco tempo pra tomar suas decisões de compra e são bombardeados com diversas promoções. Se você perder a atenção deles por apenas alguns instantes, pode acabar perdendo também a venda para a concorrência.

Mas então, como recuperar carrinhos na Black Friday? Nós da Loja Integrada reunimos essas dicas abaixo que vão fazer a diferença nesta data tão importante. Veja só:

6 dicas para evitar o abandono de carrinhos (e recuperá-los) na Black Friday

1. Use pop-ups de intenção de saída

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Uma das melhores maneiras de recuperar carrinhos na Black Friday é criar um pop-up que use a tecnologia Exit-Intent (que em bom português significa: intenção de saída).

Essa tecnologia exibe um aviso na tela quando o visitante estiver deixando sua página de pagamento — ou outra página que desejar. Ou seja, isso permite chamar a atenção dos consumidores no momento exato em que demonstram uma possível intenção de abandonar o carrinho.

Ao interagir assim com seus potenciais compradores online, neste momento crítico da jornada de compra, você pode motivar aqueles que estão com dúvidas a prosseguir com suas compras. Essa é uma estratégia particularmente boa pra lidar com aqueles consumidores que gostam apenas de “dar uma olhadinha”.

Com a tecnologia Exit-Intent, você pode recuperar carrinhos na Black Friday e também converter visitantes casuais em clientes fiéis. E falando em pop-up…

2. Personalize suas mensagens

Algumas pessoas lojistas não gostam muito de pop-ups. Quando visitam outros sites como usuários, é comum que vejam toneladas de pop-ups irritantes que prejudicam a experiência do usuário (UX). Então, quando se trata de sua própria loja, eles evitam esse tipo de campanha a todo custo.

Mas, o problema não está nos pop-ups em si, mas sim em como eles são usados. Mensagens genéricas não vão conquistar a atenção do consumidor nenhum pouco, as vezes ele não vai nem ler o que você tem a dizer. O que levar ele clicar logo no “x” e fechar a janela.

Portanto, você deve personalizar suas campanhas pra que possa se comunicar com seus clientes de um jeito mais próximo e verdadeiro. Conteúdo personalizado e segmentado vale também para email marketing e outras formas de comunicação.

3. Ofereça frete grátis

Um dos maiores motivos para o abandono do carrinho são os custos ocultos no final da compra. E qual é a principal origem de custos inesperados? Sim, o frete.

Você provavelmente já viveu isso antes como um cliente online. Você coloca um produto em seu carrinho por R$ 49,99. Quando é hora de pagar, o preço salta para R$ 69,99, porque descobre que o frete vai custar R$ 20, quase a metade do valor do produto. Como vários consumidores, você decide procurar outra opção e acaba deixando aquele carrinho abandonado.

Uma forma de evitar isso é oferecer frete grátis. Mas lembre-se de comunicar isso desde o começo!😉

4. Ofereça várias soluções de pagamento

Além dos custos ocultos, outra surpresa desagradável que o comprador pode ter no processo de pagamento é não encontrar o seu meio de pagamento preferido.

Algumas pessoas preferem pagar por Pix, enquanto outras preferem o cartão de crédito. Muitas ainda são desbancarizadas e precisam do boleto. E não importa o motivo, cada consumidor tem suas preferências e dificilmente mudaria, por se tratar de algo complexo com diversas variáveis — limite insuficiente, necessidade de parcelamento, evitar dívidas futuras etc.

Por isso, é uma boa prática oferecer uma combinação de várias formas de pagamento pra que seus clientes não saiam de sua loja. Você pode até integrar processadores de pagamentos de terceiros, se necessário. Alguns parceiros da Loja Integrada podem te ajudar com isso!

5. Use um indicador de progresso

As pessoas odeiam filas de pagamento, tanto digitais quanto físicas. Mas pelo menos quando estão em uma fila física, podem ver quantas pessoas estão à frente antes que seu número seja chamado. Nas compras online, elas têm que passar pelo processo de avançar página após página e preencher informações, sem saber quando tudo estará concluído.

Um indicador de progresso é uma ótima solução pra tranquilizar os visitantes, ainda mais na Black Friday, que o tempo parece correr mais rápido. Isso permite melhorar a qualidade do processo de pagamento e evita carrinhos abandonados.

Formas de fazer isso é enumerando as etapas, ou até mesmo colocar uma barra de crescimento ilustrada.

6. Melhore o tempo de carregamento da página

Por último, mas não menos importante, é preciso otimizar o desempenho do seu site.

Se cada página, entre o início e a finalização da compra, demorar para carregar, há uma grande chance de o cliente desistir e abandonar o carrinho.

Hospede seu site em um provedor confiável pra reduzir o tempo de carregamento da página. Confira também se há imagens ou elementos em suas páginas de pagamento que possam deixá-la muito pesada.

Recuperar carrinhos na Black Friday não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com algumas práticas, você consegue evitar o abandono e preparar sua loja para o grande fluxo da data.

Gostou do nosso artigo? O blog da Loja Integrada está cheio de posts especiais para a Black Friday, além de diversos outros assuntos relacionados a ecommerce.