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Dicas para ter um melhor processo de Pós-Venda

Ao mesmo tempo em que se investir em anúncios para sua loja é algo inevitável, reduzir o custo de aquisição de clientes é algo que todo lojista deve buscar. E uma ótima forma de se reduzir o custo de aquisição de clientes é trabalhar bem na pós-venda.

Caso você não saiba, o custo de aquisição de clientes é calculado dividindo o valor investido em anúncios pelo número de clientes gerados. 

Por exemplo: você investiu R$ 500 em anúncios do Facebook, que geraram 16 vendas em sua loja. O custo de aquisição destes clientes é de R$ 31,25.

Fazendo um bom processo de pós-venda, você aumenta as chances de recompra, e traz clientes com menor custo de aquisição para seu negócio.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para você melhorar seus processos de pós-venda e maximizar as chances de recompra.

Tenha um boa política de trocas

Quando colocamos um produto à venda, queremos que tudo dê certo, desde a visita do cliente até a entrega do pedido.

Porém, percalços podem acontecer, como o produto chegar com algum defeito de fabricação, por exemplo.

Por isso, é importante ter uma boa política de trocas.

Em casos de defeitos de fabricação, a troca é obrigatória e prevista em lei, mas quando o problema é, por exemplo, algo com a numeração do produto, embora a troca não seja obrigatória, oferecer a troca sem custos tornará a experiência do cliente ainda melhor.

No artigo Como criar uma página de Política de Trocas e Devoluções que traz segurança ao comprador? apresentamos o conteúdo básico que sua loja deve apresentar e como criar uma boa política para seu negócio.

Pergunte sobre a experiência de compra

Por mais que você se dedique em ter os melhores processos possíveis, seu negócio sempre tem algo a melhorar.

Por isso, é importante elaborar um formulário perguntando sobre a satisfação de seu cliente sobre o pedido.

São diversas as perguntas que você pode fazer:

  • Encontrou o produto com facilidade na loja?
  • Como foi o processo de compra?
  • O que achou do produto?
  • Como chegou a embalagem?
  • O prazo para entrega foi satisfatório? 
  • O que te motivou a comprar em nossa loja?

Embora o engajamento costume não ser tão grande nesse tipo de pesquisa, isso demonstra toda sua atenção com os clientes.

Além disso, esse tipo de pesquisa ajuda a melhorar continuamente seus processos.

Faça Cross Sell

De acordo com a definição apresentada pela Rock Content, Cross Sell “é a técnica de fazer uma oferta de um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar para aumentar o faturamento da loja”.

Em uma loja física, essa prática acontece, por exemplo, quando vamos comprar um sapato e o vendedor pergunta se não queremos levar também um cinto ou meias.

Já em lojas virtuais, esse processo pode acontecer nos pós-venda.

Nossa recomendação é criar campanhas de e-mail marketing oferecendo produtos relacionados e/ou complementares ao produto que seu cliente comprou.

Esse tipo de campanha ajuda a despertar o desejo do comprador, e como ele já conhece a qualidade dos seus produtos e serviços, dará preferência em compra com você.

Invista em Remarketing

Por mais que o objetivo seja diminuir os custos de aquisição de clientes, para ganhar dinheiro é preciso continuar gastando dinheiro.

Uma boa alternativa para criar campanhas de remarketing é o Facebook Ads, que permite a criação de públicos personalizados.

Com o pixel do Facebook instalado, o Facebook passa a absorver informações dos visitantes de sua loja que também tem uma conta na rede social.

Desta forma, você pode, por exemplo, criar uma campanha direcionada à usuários que passaram por uma determinada página da loja e chegaram ao checkout, e impactá-los com produtos diferentes.

No artigo Facebook Ads: conheça os públicos personalizados e sugestões para utilizá-los em seus anúncios, do blog da Xtech Commerce, você encontra mais detalhes sobre os públicos personalizados.


E em sua loja, como acontece o pós-venda? Tem mais alguma dica para compartilhar conosco? Deixe nos comentários!

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