Blog da Loja Integrada

Dicas para você escolher o seu tema na Loja Integrada

O crescimento do Mercado de E-Commerce Brasileiro é exponencial e inovador. Mesmo com crises sérias recentes e uma terrível pandemia, o setor vem sendo, em muitos casos, a salvação para que lojistas e empreendedores possam continuar sobrevivendo e evoluindo.

As novidades e facilidades deste setor também não param de crescer. O Mercado de Temas, ou templates, por exemplo, que já tem uma grande força em nações desenvolvidas – como nos Estados Unidos – está agora a cada dia revolucionando e se estabelecendo no e-commerce nacional, sendo até mesmo a única possibilidade para quem está bem no início de seu negócio digital, que não tem muitos recursos e precisa iniciar com o pé direito e com qualidade.

De uma forma resumida, um tema é basicamente um layout pronto, que é oferecido de uma forma massiva, resultando em um custo consideravelmente muito mais baixo se compararmos com um layout personalizado, por exemplo. Um tema é um layout fornecido em forma de produto digital. Os valores dos temas são únicos, sem mensalidades, a partir de R$ 349,00.

Há diversos fatores primordiais que fazem com que lojistas escolham iniciar com uma plataforma que ofereça um leque muito grande de temas disponíveis. A Loja Integrada possui hoje a maior quantidade de temas disponíveis para venda do Mercado. Vamos citar alguns destes fatores?

  • Fator número 01: preço

Sem dúvidas esta é a uma das maiores vantagens ao escolher um tema: seu baixo custo.

Se compararmos com cerca de 6, 8 anos atrás, você não conseguiria montar o seu primeiro e-commerce no Brasil sem desembolsar um valor considerável, na casa dos 20, 30 mil reais ou até mais do que isso. Hoje, com a evolução das plataformas de e-commerce no modelo Saas (Software as a Service, sendo o caso da Loja Integrada), houve uma redução muito grande nos custos de entrada para os lojistas iniciantes, e com isso possibilitou a criação e popularização do mercado de Temas de e-commerce nestas plataformas.

Devido a este cenário, é fato afirmar que o custo de um tema é muito baixo, se compararmos com um passado não tão distante de custos com desenvolvimento.

  • Fator número 02: recursos diversos

Os temas costumam trazer uma quantidade cada vez maior de funcionalidades para os lojistas. Você consegue, por exemplo, adquirir temas com dezenas de banners inclusos, recursos como: Rastreie seu Pedido, Vídeo Institucional na Home, Depoimento de Clientes, versão Mobile avançada, Fullbanners Mobile, entre diversos outros. Se compararmos com uma média de 5 anos atrás, era necessário desembolsar um valor significativo para ter poucas destas funcionalidades que existem hoje presente nos temas.

Como há um mercado muito privatizado e até mesmo meritocrático entre os desenvolvedores de temas, quem se beneficia é você, lojista. A cada mês mais e melhores temas são lançados, com cada vez mais recursos, e a agência que não inova acaba ficando para trás.

Você consegue adquirir hoje temas dos mais variados nichos e segmentos. Em geral, qualquer tema se aplica a qualquer segmento. A escolha de um tema vai depender muito do gosto pessoal de cada lojista, e das características do seu projeto. Com a grande concorrência de agências, as opções de temas estão a cada dia mais completas, avançadas e com mais recursos.

Vantagens de um tema

Além dos pontos citados acima, um tema traz ainda mais vantagens:

1 – Melhor custo x benefício para o lojista iniciante: O tema é o melhor caminho para quem está iniciando no mercado de E-Commerce. Considerando que o lojista precisará ainda validar o seu nicho, explorar e desafiar seus concorrentes e validar o seu negócio, é importante que possa contar com serviços bons e econômicos, e com baixo risco;

2 – Ativação do tema com apenas 01 clique: Ao adquirir um tema na plataforma da Loja Integrada, você ativa-o na sua loja virtual com apenas 01 clique. Isso reduz drasticamente o prazo de implantação, se comparado com um projeto personalizado, por exemplo;

3 – Não exige conhecimento técnico avançado: Não há necessidade de contar com um programador para que seja possível fazer configurações no tema. Os temas vem com manual de fácil interação e interpretação, e de último caso o lojista pode solicitar suporte para tirar suas dúvidas.

4 – Possibilidade de estar sempre renovando o visual da loja: Como os temas tem um custo bem barato, é comum que lojistas adquiram sempre novos temas e troque em suas lojas virtuais para temas mais modernos e com mais funcionalidades.

Como então eu escolho um tema para a minha loja virtual?

Como há uma quantidade muito grande de temas publicados, a Globe Commerce, atual líder de venda de temas dentro da plataforma da Loja Integrada, recomenda as seguintes dicas abaixo para você que está em dúvidas de qual tema escolher:

1 – Analise sempre os últimos temas publicados: Os últimos temas publicados pelas agências tendem a obter mais recursos e podem apresentar novidades de funcionalidades que venham a lhe interessar. Você pode até mesmo acabar descobrindo uma nova funcionalidade presente em um tema que lhe auxilie a aumentar a conversão em vendas.

2 – Menos é mais: Nem sempre o seu nicho de atuação vai precisar de um tema com um número alto de recursos, ou o tema mais moderno de todos. O velho “menos é mais” também deve ser considerado neste caso. Recomendamos selecionar um tema que atenda as principais necessidades visuais que o seu nicho de atuação pede, mesmo que este tema seja mais simples ou tenha um número menor de recursos;

3 – Se inspire nos grandes varejistas: As grandes lojas virtuais do Mercado nacional podem ser uma ótima referência para lhe ajudar a compreender melhor as necessidades do consumidor. Observe que estas lojas focam muito em simplicidade visual e em oferecer diversos canais de atendimento. Há linha de temas que oferecem uma possibilidade maior de divulgar mais canais de contato para atendimento, e um foco institucional maior, que é o caso dos temas da linha Girl Boss V4.

4 – Selecione um tema com características visuais do seu nicho: Como há uma variedade muito alta de temas publicados, certamente você conseguirá selecionar um tema que esteja mais qualificado para você já começar a vender o quanto antes, sem que seja necessário modificá-lo. Se atente principalmente para as cores do tema, pois pode ser que haja a necessidade de você contratar posteriormente um desenvolvedor ou agência para realizar ajustes e modificações estruturais. Recomendamos, portanto, selecionar um tema que esteja o mais próximo possível das características da sua loja virtual.

A Globe Commerce oferece um cupom de 20% de desconto para que você selecione o seu tema: GLOBE20OFF (válido por tempo indeterminado).

Você pode encontrar todos os temas disponíveis da Globe Commerce, clicando aqui.

Boas vendas!

Leia mais

Artigo anterior

O e-mail marketing morreu? Descubra por que ele ainda é útil para seu negócio

Leia mais

Próximo artigo

Como vender mais com e-mail marketing

Deixe seu comentário