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É importante ter uma Landing Page para e-commerce?

Essa ferramenta tão importante para atrair novos clientes é o assunto do texto de hoje. Você usa landing page para o seu e-commerce? Sabe qual é a sua importância e como construir uma? Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre ela.

O que é uma landing page?

Em tradução livre, significa página de pouso. Ou seja, um local em que o cliente aterriza. Nesse sentido, poderia ser qualquer página do e-commerce, certo? Sim, mas a landing page contém algumas particularidades. A seguir, veremos quais são os elementos que compõe uma landing page e a ajudam a cumprir o seu objetivo: fazer o cliente converter dentro da página.
Lembrando que conversão não é apenas uma compra. Conversão é qualquer ação do cliente que seja importante para a loja, considerando a fase da jornada do consumidor.

Para facilitar a explicação, vamos retomar o exemplo dado no texto Conheça a jornada de compra do consumidor. Lembra que o Augusto estava na fase de aprendizado e descoberta pesquisando sobre cães agitados? Em vez de oferecer a ele brinquedos e mordedores que ajudam o cachorro a gastar energia, nesta etapa, o ideal é apresentar a ele conteúdo sobre os motivos que deixam o cachorro assim e como resolver. Neste caso, a conversão ideal para o Augusto não é a compra do brinquedo, mas sim o download de um e-book sobre cães agitados. A página que vai oferecer o e-book e tem a função de fazer o Augusto fazer o download é chamada de Landing Page.

Elementos de uma landing page para e-commerce

Uma boa landing page para e-commerce — que incentiva os clientes a efetuarem conversão — deve conter:

  • Um título chamativo – com palavras-chave para ajudar na estratégia de SEO e expressões que atraiam o cliente, ou seja, remetam a algo de que ele está precisando. No exemplo do Augusto e seu cachorro, seria algo como [E-book] Tudo sobre cães agitados;
  • Um layout chamativo e condizente com o da loja – dessa forma, você atrai o cliente sem fugir da sua identidade visual;
  • Descrição matadora – liste os principais pontos que o material oferece, instigando a curiosidade do cliente. Não se prenda ao texto. Você pode usar imagens e vídeos para lhe ajudar;
  • Formulário de contato – cuidado com a quantidade de campos para não fazer o cliente desistir;
  • Botão de Call to action – é o botão que chama o cliente para efetuar a ação final. No nosso exemplo, o clique no botão de download. Ele deve conter um verbo no imperativo, como “Baixe agora!”. Além disso, o ideal é que a sua cor contraste com o restante da página e chame atenção. Você pode conferir algumas dicas no nosso post Psicologia das cores no e-commerce: saiba como aplicá-la.
  • Evite distrações – coloque apenas os elementos essenciais para não distrair o cliente e desviá-lo do principal objetivo: clicar no botão de call to action.

Landing Page para e-commerce

Qual é a importância da landing page para o e-commerce?

A importância de uma landing page para e-commerce é:

  • Melhorar as taxas de conversão – uma vez que ela é toda desenhada para isso;
  • Incentivar o cliente a permanecer e seguir na jornada de compra – já que a página entrega informações para isso;
  • Coletar informações de prospects – ela pode conter campos de formulários que podem servir para a montagem de um mailing para a loja;
  • Melhorar as estratégias de SEO – as páginas podem ser trabalhadas com as técnicas de SEO e trazer mais tráfego para o site;
  • Ter mais páginas otimizadas para a conversão – após ser impactado por uma propaganda e clicar nela, muitos clientes aterrizam em páginas que não estão otimizadas para a conversão. Resultado: eles abandonam a página e a loja perde o cliente bem como a chance de gerar relacionamento com ele. Com a landing page otimizada para recebê-lo e entregar um conteúdo relevante, as chances de conversão aumentam e, mesmo que o cliente não efetue uma compra, pode fazer um download, inscrever-se na newsletter ou efetuar outra ação que inicie o relacionamento com a loja;
  • Aplicar ciência nas estratégias de marketing – como tudo dentro da landing page pode ser medido, fica mais fácil personalizá-la e alterá-la se os resultados não estiverem sendo satisfatórios. 

Como construir uma landing page para e-commerce?

Se você tem materiais para divulgar, objetivos de conversão bem claros e mapeados das fases da jornada de compra do cliente e quer construir uma landing page no e-commerce, o ideal é falar com quem é especializado no assunto. Procure por empresas que fazem esse serviço e que podem lhe guiar nesse processo. 

Como vimos, a landing page é uma ótima forma de trazer mais tráfego para o site. Confira outras 5 dicas para aumento de tráfego aqui.

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