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E-mail marketing realmente funciona?

Uma pergunta clássica é: O e-mail marketing ainda funciona? Podemos responder com certeza que sim, funciona e a probabilidade de crescer é ainda maior agora em 2019.

Estima-se que até o final de 2019 serão mais de 5 bilhões de contas de e-mail, com 246 bilhões de mensagens sendo enviadas todos os dias.

O e-mail marketing nos últimos tempos tem passado por uma “renovação” na questão estratégica para obter o maior resultados com as campanhas, não basta mais criar uma newsletter de qualquer maneira sem se preocupar com o layout, texto e produtos adicionados ali.

Temos notado que parte de quem utiliza e-mail marketing garante que não obteve resultados, ou seja, não tinha a consciência ou noção de como estruturar uma campanha ou até mesmo não conseguiu leads qualificados.

Leads em modo geral no marketing digital, é um possível comprador tanto de marca quanto de produto.

O Recuperador de Carrinhos do Enviou por exemplo, além de informar os carrinhos abandonados dos clientes que entram na loja, ele gera uma lista de leads, ou seja, todos os e-mails dos clientes que abandonaram o carrinho. Você poderá trabalhar eles individualmente para que se sintam especiais e os fidelizem.

Uma campanha bem estruturada consiste em estar atento ao que o cliente busca ou necessita e trabalhar pontos importantes como:

Assunto da campanhas

O assunto será o texto de primeiro impacto que o cliente terá, você terá poucas palavras para tentar convencê-lo de que vale a pena abrir o e-mail.

Destaque

Utilizar criativos (Banners) podem ajudar e muito uma campanha a obter cliques e consequentemente gerar vendas. Mas lembre-se, tenha um propósito com isso não utilize banners aleatórios, tente utilizar conteúdo que tenha a ver com a campanha.

Produtos qualificados

Como nos banners, os produtos precisam ser de acordo com a campanha para o objetivo que definiu com ela.

Você não irá colocar produtos domésticos como: Panelas e Vassouras em uma campanha de “Volta às Aulas”, caso fizer isso a taxa de cliques e vendas não será nada agradável.

Se a campanha estiver relacionada a isso, opte por colocar produtos que compõem uma lista de compras de materiais escolares.

No entanto sempre procure se colocar no lugar do cliente e ver se aquilo ali é o tipo de oferta, informativo ou atrativo que gostaria de receber, e se você mesmo iria clicar naquele tipo de anúncio.

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