🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
embalagens dos Correios para loja virtual

Quais as embalagens são aceitas pelos Correios?

Entenda mais sobre as embalagens dos Correios: os modelos aceitos, dimensões, além de algumas dicas de segurança na hora de enviar suas mercadorias.

Antes de enviar seus produtos via Correios, saiba que existem algumas regras a serem seguidas com relação ao tipo de pacote no qual sua mercadoria será despachada. Nesse sentido, é extremamente importante estar atento às embalagens dos Correios para que assim a postagem da sua mercadoria não sofra nenhum tipo de atraso.

Dessa forma, hoje falaremos sobre as embalagens dos Correios, abordando a sua importância, quais são suas dimensões e algumas boas práticas exigidas pela empresa. Acompanhe!

Embalagens dos Correios: qual a sua importância?

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

De antemão, embalar o item adequadamente gera diversas vantagens aos lojistas. A primeira delas, obviamente, diz respeito à segurança do produto.

Como se sabe, diariamente, os Correios realizam milhares de entregas em todo território nacional. Entretanto, a forma como essas encomendas são organizadas durante os envios exigem um embalamento reforçado, evitando que o volume sofra avarias.

Além disso, as embalagens dos Correios também influenciam na experiência do cliente. Logo, ao receber sua mercadoria corretamente embalada e protegida, seu cliente sentirá mais confiança ao comprar de você novamente, aumentando as chances de fidelizá-lo.

Em suma, se preocupar com a forma como a sua mercadoria chegará até o seu destino final é parte fundamental no processo de pós-venda. Desse modo, no próximo tópico falaremos sobre as condições e os requisitos exigidos pelos Correios durante o processo de empacotamento e despacho.

Quais os limites de dimensões e peso das embalagens dos Correios

Dimensões mínimas e máximas

A princípio, muitos lojistas utilizam os serviços dos Correios ao realizarem seus envios. Entretanto, conforme mencionado no começo do texto, é preciso estar atento às regras estabelecidas pela companhia, sobretudo, com relação ao peso e as dimensões permitidas. Dito isso, entenda quais são as medidas mínimas e máximas aceitas pelo serviço para o transporte de pacotes e caixas:

  • Comprimento (C): 15 cm – 100 cm
  • Largura (L): 10 cm – 100 cm
  • Altura (A): 1 cm – 100 cm
  • Soma das dimensões (C+L+A): 25 cm – 200 cm

Caso você queira checar às dimensões de outras embalagens dos Correios – como envelopes, rolos e cilindros – acesse a página da empresa. Entretanto, recomendamos que você opte por embalagens quadradas ou retangulares.

Isso porque os Correios cobram uma taxa de R$ 79,00 nas encomendas que necessitam de manuseio especial por conta do formato ou dimensão. Esse é o caso das embalagens cilíndricas ou daquelas cuja maior medida ultrapasse 70 centímetros.

Limites de peso: peso real e peso cúbico

Agora, quando falamos dos limites de peso referente as embalagens dos Correios, essas são as regras vigentes:

  • SEDEX: 30 kg
  • SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje: 10kg
  • PAC: 30 kg (remessa individual em âmbito nacional) ou 50 kg (remessa individual em âmbito estadual, entre localidades previstas em contrato)
  • PAC mini: 300 g

Vale lembrar que, tanto os Correios, quanto as transportadoras privadas adotam dois modelos de pesagem diferentes. Assim, temos o peso real do produto junto a embalagem, o qual é medido na balança, e também temos o peso cúbico da embalagem, referente ao volume do pacote.

Nesse último caso, o peso é calculado por meio das dimensões do pacote, levando em consideração a seguinte fórmula:

  • (C x L x A)/6.000 = peso cúbico (em quilos)
  • C = Comprimento da embalagem (em centímetros)
  • L= Largura da embalagem (em centímetros)
  • A = Altura da embalagem (em centímetros)

Por fim, no caso dos Correios, o peso real é usado quando o peso cúbico for menor ou igual a 5 kg. Contudo, se o peso cúbico passar de 5 kg, vale o maior valor na comparação entre peso cúbico e real.

Embalagens dos Correios para ecommerce e materiais de proteção

Caixa de papelão

A caixa de papelão é o material mais usado (e o mais indicado) para envio de mercadorias. Fora o seu excelente custo benefício, a segurança oferecida por esse tipo de material costuma ser excelente, garantindo que o produto chegue completamente intacto ao seu destino.

Além disso, caixas de papelão podem ser personalizadas com o logo da empresa remetente, contribuindo para o fortalecimento da marca.

Embalagens plásticas

Antes de mais nada, é importante lembrar que dependendo do item a ser despachado, o Correios não irá dar andamento no processo de entrega, caso ele esteja protegido apenas por um envelope plástico. Isso porque o risco de extravio e avarias costuma ser muito maior nesses casos.

Todavia, os Correios aceitam que mercadorias de pequeno volume e peso sejam enviadas em envelopes com plástico-bolha, com dimensão mínima de 16 cm x 11 cm. Logo, se você precisar utilizar esse tipo de embalagem, adeque-se ao padrão estabelecido – caso contrário, a sua loja pode ser notificada pelos Correios.

Deixe as suas mercadorias ainda mais protegidas

Não é aconselhável colocar os seus produtos dentro da caixa de papelão sem que eles estejam envoltos por uma segunda camada de proteção. Desse modo, ao utilizar as embalagens dos Correios, certifique-se de cobrir o conteúdo dentro da caixa com algum dos itens abaixo:

  • Plástico-bolha: é indicado para o envio de produtos frágeis e com superfícies delicadas, como televisores, por exemplo;
  • Isopor ou papel picado: é uma boa opção para ocupar espaços vazios da embalagem e reduzir o risco de danos;
  • Almofadas de ar: use-as caso a embalagem contenha mais de um item. Isso evita o choque entre os itens, por exemplo;
  • Papel pardo: além de ser uma proteção extra para a embalagem, esse item a torna ainda mais atrativa visualmente;
  • Fita adesiva de antiviolação: ela garante uma boa vedação da caixa de envio e ainda sinaliza ao cliente possíveis violações na embalagem;
  • Etiqueta de produto frágil: embalagens com produtos frágeis, como itens de vidro, devem ser identificadas por meio de uma etiqueta de alerta.

Confira 2 dicas para entregar seus produtos com perfeição

Dê preferência a embalagens de qualidade: não basta comprar qualquer embalagem. É preciso pesquisar por pacotes de qualidade e que possuam um acabamento bonito. Esta lista de fornecedores de embalagens, divulgada pelo E-commerce Brasil, pode ajudar você nesse processo de busca.

Busque por outras alternativas de envio: embora a maior parte dos lojistas preferem utilizar os serviços dos Correios, veja que existem outras alternativas de envio tão boas quanto, capazes de otimizar o tempo de entrega e, consequentemente, aumentar o nível de satisfação do seu cliente.

Dito isso, procure por transportadoras privadas e veja se as condições fazem sentido para o seu negócio.

O que não se pode enviar pelos Correios?

Por último, falaremos sobre as restrições impostas pelos Correios no que diz respeito ao envio de determinados produtos. Assim, temos a seguinte lista:

  • substâncias inflamáveis e radioativas;
  • cigarros e entorpecentes;
  • plantas vivas;
  • armas e munições etc.

Conclusão

Na hora de enviar seus produtos para o seu cliente, pense na experiência que você estará oferecendo para ele. Em outras palavras, ninguém gosta de receber as suas compras em embalagens amassadas ou danificadas. Dessa forma, lembre-se de respeitar o peso e as dimensões estabelecidas pelo Correios na hora do envio, garantindo assim a segurança e preservação do conteúdo.

Gostou do artigo? Então aproveite para conferir outros conteúdos como este no nosso blog.